A transformação digital em empresas de TI tende a crescer nos próximos anos. O significativo aumento no número de dispositivos conectados, a crescente adoção de plataformas em nuvem, a queda do custo dos sensores inteligentes e a ampliação dos investimentos dos principais gigantes da indústria em Internet das Coisas impulsionarão esse crescimento.

De acordo com o fornecedor da rede Cisco, o número de objetos inteligentes conectados à Internet excedeu o número de pessoas no planeta há cinco anos. Em 2020, há a previsão de que haverá 50 bilhões de dispositivos conectados à Internet, à medida que os sensores inteligentes se tornarem mais presentes.

Isso mudará a forma como as organizações se comportam. Em vez de monitorar passivamente seus clientes para obter informações sobre seu comportamento, a preocupação será muito mais sobre as organizações que colaboram com esses clientes.

Esse foco renovado no atendimento ao consumidor será a característica definitiva da próxima onda de inovação empresarial no setor de TI.

Isso terá implicações para os líderes, que precisarão trabalhar em estreita colaboração com o negócio para ajudá-lo a desenvolver as ferramentas analíticas e colaborativas de que precisam para entender melhor seus clientes.

Os benefícios da transformação digital em empresas de TI

Os avanços em tecnologia têm o potencial de diminuir o tempo necessário para completar uma tarefa ou, em alguns casos, eliminar a necessidade de um processo ou de uma consultoria no trabalho.

Normalmente, o desejo de aumentar a produtividade gera atualizações para a tecnologia dentro de uma organização, o que pode influenciar significativamente as operações da empresa.

As progressões em computadores e tecnologia melhoram a eficiência de uma companhia. A estrutura organizacional adapta-se a essas mudanças por departamentos de reestruturação, modificando requisitos de posição ou adicionando e removendo empregos.

As empresas baseadas em TI podem adicionar novos departamentos ou empregos para se especializarem em novas áreas de tecnologia. Em algumas ocasiões, implementar novas formas de tecnologia pode tornar obsoletas determinadas funções de trabalho em algumas indústrias.

Leia também: Top 10 previsões do Gartner Symposium 2017 para estruturas de TI

Para os funcionários, as melhorias tecnológicas muitas vezes reduzem o número de tediosas tarefas de escritório ou melhoram a eficiência. As mudanças na operação podem vir na forma de uma atualização para computadores de mesa, equipamentos de escritório mais rápidos ou a introdução de um novo sistema de informações.

O futuro das empresas de TI

E, embora seja certo que alguns empregos serão afetados ou até eliminados, o que mudará é a combinação das habilidades necessárias para os novos cargos que aumentarão em seu lugar.

A demanda por empregos que exigem habilidades suaves, como colaboração, comunicação e resolução criativa de problemas, crescerá. Os chatbots do serviço ao cliente, por exemplo, precisarão ser treinados e desenvolvidos para se aproximarem da comunicação humana.

Yahoo está tentando ensinar seu sistema de processamento de linguagem, que dispõe que as pessoas nem sempre querem dizer literalmente o que dizem. Até agora, os engenheiros da companhia desenvolveram um algoritmo que pode detectar ódio em mídias sociais e sites com uma precisão de, pelo menos, 90%.

As empresas que implementam sistemas avançados de tecnologias precisarão de um quadro de funcionários que possa explicar o funcionamento interno de algoritmos complexos para profissionais não técnicos.

Por exemplo, analistas de algoritmo seriam responsáveis ​​por verificar quando um sistema cometeu um erro ou quando suas decisões levam a consequências negativas não desejadas. Assim, o profissional deveria realizar uma análise no evento para entender as causas desse comportamento, permitindo que ele seja corrigido.

Como as empresas de TI evoluíram ao longo dos anos e seus projetos

A decisão de comprar ou atualizar a tecnologia tem o potencial de colocar um grande dano nas finanças da empresa para operações grandes e pequenas. Para determinar o prazo e a escala da adição de novos computadores ou softwares, os empresários devem pesar o custo das melhorias em relação ao valor acrescentado percebido para a organização.

Confira, a seguir, como algumas companhias estão oferecendo serviços para impulsionar o negócio de seus clientes.

Microsoft

Microsoft está se reinventando em torno de vendas para os setores da indústria em um movimento que vê que isso muda para provocar alterações revolucionárias na sociedade. A empresa duplicou as indústrias de transformação digital, que vão desde cuidados de saúde até financiamento.

A Microsoft sempre tentou se apresentar como uma empresa de “produtividade”, que capacita as pessoas a atingirem seus objetivos. Essa declaração de missão agora está sendo repensada, já que a corrida para novas tecnologias, como a nuvem e a AI, intensifica-se.

Xerox

Mais conhecida por sua herança de impressão, a Xerox está se concentrando em tornar-se um provedor digital e ajudar as organizações a tornarem-se sem papel. Uma estratégia irônica para uma empresa focada em todo o papel das coisas, mas com o fim de se mover com os tempos e sobreviver no mercado em mudança digital.

Uma área que aproveita enormemente o mundo da digitalização é a saúde, um setor que a Xerox acredita ter atingido a maturidade digital muito mais rápido e mais profundamente que qualquer outro setor.

Flex

A maior fabricante de eletrônicos nos Estados Unidos, a Flex, não está apenas construindo, mas também projetando, inovando e ampliando o mundo conectado em que vivemos e o processo adequadamente denominado de IoT, a “Inteligência das Coisas”.

Hoje, com a melhor tecnologia de nuvem, eles estão construindo a cadeia de fornecimento da próxima geração para conectar mais facilmente milhares de fornecedores a nível mundial — um movimento que outros devem imitar para melhorar a experiência dos fornecedores e, finalmente, aumentar a produtividade.

Pitney Bowes

Desde a construção do Pitney Bowes Commerce Cloud, a companhia tornou-se uma das maiores empresas de software do mundo, com clientes contando com isso, desde inteligência de localização até soluções globais de comércio eletrônico e gerenciamento de informações de clientes.

Para aprender com a Pitney Bowes, basta dar atenção aos dados.

News Corp

Alguns anos atrás, a News Corp se separou em duas organizações distintas: o 21st Century Fox tornou-se uma empresa de entretenimento de classe mundial separada, enquanto a nova News Corp se concentrou na expansão de seus ativos de publicação global e mudou-se para o setor imobiliário, para a tecnologia de anúncios digitais e para as soluções de marketing.

Agora, está aproveitando as melhores soluções para permitir uma melhor colaboração e um crescimento rápido de seus funcionários, ao mesmo tempo, permitindo que assinantes de todo o mundo consumam meios de comunicação de maneiras totalmente novas.

Toda organização pode aprender com o sucesso da News Corp, adotando a melhor tecnologia para melhor conectar seus funcionários e clientes.

Experian

Transformar uma empresa estabelecida em uma organização rápida e ágil nem sempre é fácil. Mas a Experian, a maior agência de relatórios de crédito ao consumidor no mundo, está fazendo exatamente isso.

Hoje, ela ajuda os clientes empresariais a evitar fraudes, a oferecer crédito no mercado aos consumidores e a tomar decisões de marketing orientadas a dados.

A Experian conseguiu navegar com sucesso sua transformação tornando-se um parceiro estratégico para o negócio. Para acompanhar o mercado, você deve ajudar os líderes da organização a entender como os clientes desejam acessar informações e decidir quais tipos de produtos devem ser construídos com base nesse entendimento.

Para saber mais sobre transformação digital em TI, assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Esdras Moreira

CEO na Introduce Formado em Redes de Computadores, com especializações em Gestão de Pessoas, Coaching e MBA em Marketing. É co-founder da introduceti.com.br, que conduz o crescimento dos negócios através de estratégias e tecnologias. Além disso é investidor no projeto Globin.it, Middas e Grupo 3Minds.

Relacionamento Mitos e verdades sobre o WhatsApp Business e WhatsApp Enterprise
Tecnologia Introdução ao PWA (Progressive Web Apps)