A novela do WhatsApp para empresas ainda não acabou. A prometida versão do App para empresas enfim chegou no Brasil após duas semanas do seu lançamento nos Estados Unidos, Itália, Indonésia, Reino Unido e México.
Porém, para aqueles que imaginavam uma revolução na utilização da ferramenta, vão ter aguardar o WhatsApp Enterprise, pois os 4 recursos que o diferenciam o WhatsApp Business da versão que já conhecemos não o deixaram tão incrível assim. Veja abaixo:
Perfil Comercial – Possibilidade de criar um perfil com uma descrição da empresa, e-mail, site e endereço.
Respostas Rápidas – É possível salvar mensagens pré-definidas, geralmente as mais frequentes, e acessá-las via um atalho simples no teclado.
Mensagens Automatizadas – Possibilita a criação tanto de mensagens de boas vindas quanto mensagens automatizadas para quando seu negócio estiver fora do horário de atendimento.
Estatísticas – Traz apenas o número de mensagens enviadas, entregues e lidas.
Perguntas e Respostas
É possível enviar mensagens em massa?
A última coisa que o Facebook quer é que o WA se se torne um meio de SPAM. Isso poderia fazer com que a audiência, seu principal ativo, se evadisse da ferramenta.
Assim como na versão standard, as contas podem ser denunciadas como spam e bloqueadas permanentemente. Sendo assim, não é indicado o envio em massa.
Posso ter mais de um atendente respondendo as mensagens?
Não é possível. No máximo um no celular e outro na Web, assim como já acontece atualmente.
Este ponto reforça o foco em micro e pequenas empresas com um volume baixo de atendimentos.
Consigo integrar com meu sistema?
Não. Esta versão não possui API que possibilite esta integração.
Veja o vídeo que a equipe da Huggy preparou mostrando o WhatsApp Business
Sobre o WhatsApp Enterprise
Ele já está sendo utilizado por algumas empresas no Brasil. Abaixo o exemplo da Sympla que após a compra de um ingresso no site envia automaticamente a confirmação no seu WhatsApp.
Com base nas imagens acima, destaco dois pontos importantes:
- Mesmo na versão Enterprise, é possível denunciar SPAM ou bloquear a empresa. Será cada vez mais pesada a atuação do App contra má utilização do aplicativo.
- As empresas que estão utilizando ainda não estão preparadas para atender as respostas dos clientes. No caso da Sympla, sugere a sessão de ajuda do site. Outros, como a Decolar, direcionam para o 0800.
Como o WhatsApp não terá uma plataforma para atendimento, ou as empresas farão isso dentro de casa utilizando a API de integração ou utilizarão plataforma de atendimento digital como a Huggy, Drift e Zendesk para gerenciar os atendimentos.
O que não é admissível é o cliente ser forçado a mudar de canal de atendimento. Em tempos que a experiência do cliente é lei e que omnichannel é premissa de comunicação, isso seria um retrocesso.
O WhatsApp Enterprise Será Cobrado
Só não sabemos o modelo de negócio – se será por chamada de API, por mensagem, por conversa, por plano. Mas, ao que tudo indica, será cobrado.
Inclusive em entrevista a Exame, Anne Yeh, Relações Públicas do WhatsApp, falou que as funcionalidades atuais serão gratuitas, mas que está nos planos que funcionalidades adicionais sejam cobradas.
Integração e Automação
Para possibilitar este tipo de interação feita pela Sympla no exemplo acima, o WhatsApp Enterprise disponibiliza uma API que possibilita a integração com os sistemas internos da empresa, automatizando o envio de informações e abrindo caminho para que os chatbots se popularizem também neste aplicativo.
Atualmente, poucas empresas conseguem disponibilizar os bots no WhatsApp através de uma API própria.
Como conseguir o WhatsApp Enterprise
O Acesso será para as grandes empresas, como falou a Anne Yeh na entrevista que falamos acima.
Vocês podem dizer o quanto o WhatsApp Business será diferente do WhatsApp Enterprise?
“O WhatsApp Business será para pequenas empresas, como padarias, lojas de roupa e consultórios de dentistas. Já a solução WhatsApp Enterprise é para grandes marcas ,como companhias aéreas, bancos e sites de e-commerce.”
Por enquanto, apenas empresas selecionadas tem acesso a ferramenta, mas acreditamos que deve ser lançado globalmente na F8, conferência anual realizada pelo Facebook, que ocorre em San Francisco, Califórnia, nos dias 1 e 2 de maio.