Considerando que o Google surgiu com o termo, podemos começar com sua própria definição:
“Um Aplicativo Web Progressivo é um site que usa recursos web modernos para oferecer uma experiência ao usuário semelhante a uma aplicação.”
O que torna o PWA realmente interessante? Ele pode tornar o desenvolvimento de aplicativos menos necessário. Resumindo: seu site se torna seu aplicativo.
Com a informação acima, a questão que tem mais surgido é:
Uma marca/empresa precisa de um aplicativo e um website, ou apenas do PWA?
Quando falamos de um desenvolvimento usando PWA, isso significa que esperamos coisas como notificações push, sincronização, o site/aplicativo trabalhando off-line, tendo um certo aspecto/design para se sentir como uma aplicação nativa, e ser capaz de ser configurado na home (na tela do dispositivo).
Estas são coisas que tradicionalmente não tínhamos disponível na web. Mas, graças aos novos navegadores que suportam cada vez mais especificações HTML5 e avanços em JavaScript, podemos começar a criar algumas dessas funcionalidades.
No geral, os Aplicativos da Web Progressive são:
Progressivo
Funciona para todos os usuários, independentemente da escolha do navegador porque eles são construídos com aprimoramento progressivo como um princípio básico.
Responsivo
Ajuste a qualquer formato de tela: desktop, celular, tablet ou o que for próximo.
Conectividade independente
Funciona off-line ou em redes de baixa qualidade.
App-like
O usuário tem as mesmas interações e navegação que em um aplicativo.
Atualizado
Sempre atualizado graças ao processo de atualização.
Seguro
Usa HTTPS para garantir que o conteúdo não seja adulterado.
Descoberta
São identificáveis como “aplicativos” graças aos manifestos do W3C e ao escopo de registro do trabalhador de serviço, permitindo que os mecanismos de pesquisa os encontrem.
Re-engajável
Faça o reengajamento fácil através de recursos como notificações push.
Instalável
Permitir que os usuários “mantenham” os aplicativos que acham mais úteis em sua tela inicial sem o incômodo de uma loja de aplicativos.
Linkable
Compartilhe facilmente via URL e não exija instalação complexa.
Fonte: Seu primeiro aplicativo da Web Progressivo (Google)
Outro fator importante e atrativo, não somente para os desenvolvedores, mas especialmente para os clientes, é que o tempo gasto para o desenvolvimento de aplicações é muito menor com PWA. E isso proporciona também redução de custos.
E, pelo fato de não ter de ser baixado nos smartphones, pode ser usado com mais facilidade e fidelidade pelos usuários. Isso não quer dizer que o PWA tomará o lugar dos apps tradicionais, mas representa boa alternativa para projetos específicos.
Tudo isso nos leva, agora, a outro questionamento: a empresa precisa mesmo de um PWA?
Abaixo, vou fazer uma breve lista que talvez indique que você precisa de um site em PWA:
Sinais de que o PWA talvez seja apropriado para seu negócio
- O conteúdo precisa ser atualizado constantemente, como por exemplo quantidade de estoque, preço do produto, ou qualquer outro dado em tempo real;
- Necessidade de chat ou plataforma de comunicação, que requisita update em tempo-real e notificações (push), exemplo para anúncio de novo produto no mercado;
- Preferência dos usuários para baixar dados para navegar off-line, como leitura de artigos os jornais;
- Quando um usuário precisar checar dados diversas vezes, sabendo que o conteúdo pode mudar constantemente
Para materializar as informações acima, podemos consultar alguns Cases de mercado:
Empresas como The Washington Post, Forbes, Financial Times e Twitter já usam o recurso desde o ano passado para facilitar a visualização dos leitores. Mas um dos cases mais interessantes, ou melhor, impressionante, que li, foi o do Alibaba, maior empresa online do mundo em plataforma B2B, que vale a pena conferir.
Alibaba.com aumentou a conversão em 76% no mobile web com o uso do Progressive Web App
Resultado
- 76% de crescimento na conversão entre os navegadores
- 14% mais usuários ativos mensais no iOS;
- 30% no Android
- 4X mais interações de adicionar a home
Fonte: Alibaba Showcase
Muitas aplicações estão se abrindo para o uso do PWA. As empresas precisam contar com especialistas que estão de olho nas inovações que já são realidade no mercado mundial e investir no desenvolvimento de aplicações que já estão mostrando resultado em outros Países.
Não tenham medo da novidade, a evolução é uma constante cada vez mais visivelmente rápida. Sei que não é fácil acompanhar o movimento, então minha dica é que você invista em seus colaboradores e nos seus parceiros de tecnologia.
Hoje, inovação já não é um diferencial, diferencial é aplicar a inovação mais rápido.
“Done is better than perfect.”
– Sheryl Sandberg