O aumento da capacidade de processamento, acompanhado da redução do tamanho de periféricos, está permitindo que nanocomputadores sejam acoplados aos mais diferentes dispositivos. Isso torna essas tecnologias cada vez mais inteligentes.

Não é diferente com as câmeras de vigilância, que vão desempenhar papel fundamental na sociedade moderna. São chamadas de smart video. Entenda do que estamos falando:

O que é smart video?

O conceito do smart video vai além da simples captura de imagens, seja por câmeras de vigilância, drones, filmadoras ou celulares. A ideia é associar as imagens capturadas com modelos de negócios estabelecidos pelas companhias detentoras das imagens. Por exemplo: uma câmera de um supermercado pode monitorar o trajeto que um consumidor faz antes de escolher determinado produto.

Os smart videos utilizam conceitos de computação para gerar conhecimento por meio da captura de imagens. Para isso são utilizadas técnicas de processamento digital de imagens, aprendizado de máquina e inteligência artificial para processar o conteúdo e gerar os dados. Esses, por sua vez, são processados por algoritmos de big data e interpretados por cientistas de dados, que extraem o conhecimento.

Como funciona um smart video?

Imagine um estabelecimento que foi vítima de assalto diversas vezes. Durante um desses assaltos, o infrator teve sua face detectada por uma das câmeras internas. A câmera não era inteligente e o reconhecimento só foi feito após o comerciante entregar as imagens para a polícia. Uma vez identificados, os dados foram armazenados na base de dados da polícia.

Durante um assalto, uma câmera inteligente pode realizar a identificação em tempo real das pessoas que estão dentro do estabelecimento. Se a pessoa identificada nesses vídeos for uma que esteja sendo procurada pela polícia, o próprio sistema pode gerar um alerta e comunicar as autoridades imediatamente. Dessa maneira, a polícia é chamada sem que ninguém perceba e o combate ao crime pode ser feito de forma mais eficiente.

Os smart videos funcionam como soluções integradas para resolver problemas específicos de monitoramento. No entanto, a transmissão de vídeos por rede ainda é muito cara. A estratégia utilizada nesses dispositivos é combinar dados gerados localmente na câmera com outros tipos de dados criados na redondeza.

Eles são agregados em vários níveis e são mandados em blocos para o serviço de nuvem, onde as informações são armazenadas. Dessa maneira, o sistema consegue operar em tempo real com uma taxa de confiabilidade boa e sem que seja preciso adicionar outros dispositivos ao processo de monitoramento inteligente.

Como os smart videos podem ser utilizados?

Os cenários para uso de smart videos são praticamente ilimitados. Qualquer atividade monitorável pode ser implementada por meio de um dispositivo inteligente de captura de imagens. A seguir, estão listados alguns exemplos que utilizam essa tecnologia.

Gerenciamento de estacionamento

Uma câmera pode monitorar o fluxo de um estacionamento, particular ou privado. É possível, por exemplo, obter dados da hora de pico do estacionamento, média de ocupação, períodos em que a rotação de vagas é maior e se as vagas destinadas aos veículos especiais estão sendo respeitadas.

Um smart video atua em uma cidade inteligente, fazendo monitoramento de vagas públicas e orientado motoristas sobre possíveis lugares para estacionar por meio de aplicativos.

Análise de produção

Um smart video trabalha em uma linha de produção fazendo monitoramentos específicos. Questões como quantidade de produtos produzidos, defeito e comportamento anômalo de máquinas durante a produção são algumas das aplicações usando captura de imagens.

As informações coletadas na produção se traduzem em relatórios de rendimento do maquinário e alertas de futuras manutenções, identificando falhas que podem ocorrer no futuro. A grande vantagem de um smart video em análise de produção é poder monitorar setores da indústria que são hostis aos seres humanos e incapazes de ser observados por pessoas.

Identificar tendências no comércio

As imagens capturadas por um smart video podem ser utilizadas para determinar preferências de compra de um cliente no comércio. A análise de vídeo é utilizada para identificar padrões do consumidor e traçar um perfil realista.

Por exemplo, é identificado o número de pessoas que entram em uma loja, sua idade aproximada, gênero e o tempo gasto. Os clientes são monitorados durante toda a sua estadia naquele estabelecimento e uma rota de visitas é traçada.

Um supermercado consegue identificar por onde o cliente passa para escolher os produtos que põe no carrinho e, assim, determinar uma estratégia para colocar os produtos de maneira mais intuitiva para o consumidor.

Agricultura

Os drones na agricultura já são realidade. Além de ser usados para irrigação, despejo de pesticidas, entre outros, esses aparelhos são equipados com câmeras que podem fazer diversos monitoramentos da plantação.

O smart video pode ser utilizado na agricultura para verificar o estado das plantações e identificar onde é necessário maior cuidado. Outros exemplos do uso de smart video na agricultura é determinar os rendimentos da fazenda, monitorar alimentação do gado e da granja e identificar pragas nocivas às plantações.

Smart Cities

As cidades inteligentes, sem sombra de dúvida, são as maiores beneficiárias dos smart videos. As câmeras instaladas em vias públicas podem ser usadas em inúmeros propósitos. O principal deles é o monitoramento da segurança e identificação de pedestres. É possível localizar pessoas desaparecidas ou que estejam sendo procuradas pela justiça.

Além disso, é possível fazer monitoramento meteorológico por região com mais precisão, monitorar o tráfego nas ruas, preservar o patrimônio público e até verificar se algumas leis estão sendo cumpridas.

Quais os principais benefícios dos smart videos?

As pessoas comuns, as empresas e as cidades serão beneficiadas das funcionalidades oferecidas pela captura inteligente de imagem. As empresas conseguirão definir melhor o modelo de negócios que utilizam. Desperdícios serão evitados através do monitoramento constante.

Problemas como falha de equipamento por falta de manutenção e pragas na plantação serão evitados e os prejuízos serão reduzidos. As empresas traçarão melhor o perfil de seus consumidores e, com isso, estratégias mais eficazes serão elaboradas, gerando mais lucro.

A cidade inteligente monitorada por um smart video terá um ecossistema digital mais eficiente. Acompanhado de outras tecnologias relacionadas às smart cities, os vídeos desempenharão papel crucial no monitoramento de espaços públicos, condições climáticas e aumento da segurança.

As cidades inteligentes oferecerão aos seus habitantes uma qualidade de vida melhor. Uma empresa que otimiza seus lucros e reduz os prejuízos através do uso de tecnologias, como um smart video, conseguirá colocar no mercado um produto mais barato e de melhor qualidade. A mutualidade dos benefícios gera um ciclo positivo que só agrega valor à sociedade.

tecnologiaTecnologia
Tecnologia da Informação Cloud Brokers: a corretagem atingiu as nuvens
Gestão Um guia sobre a atual Responsabilidade Social Corporativa