Entenda o que é Inteligência Artificial e como ela pode mudar tudo o que conhecemos

O que é inteligência artificial

Enquanto corporações como a Apple, o Facebook e a Tesla lançam inovações e mudanças revolucionárias sobre a forma como interagimos com a tecnologia de aprendizagem em máquina, muitos ainda não sabem o que é inteligência artificial e como está sendo usada hoje pelas empresas, grandes ou pequenas.

Para resolver isso, desvende agora o que é inteligência artificial e suas diversas aplicações!

Saiba o que é inteligência artificial

A inteligência artificial é um ramo da informática que visa criar máquinas inteligentes. Tornou-se uma parte essencial do setor de tecnologia. A pesquisa associada à inteligência artificial é altamente técnica e especializada.

Inclui a programação de computadores para determinados traços, tais como conhecimento, raciocínio, solução de problemas, percepção, aprendizagem, planejamento, capacidade de manipular e mover objetos.

Resumindo, uma máquina programada para utilizar a inteligência artificial tem a capacidade de decidir entre opções pré-estabelecidas, qual é a melhor. Isso é feito com base em bancos de dados que são constantemente abastecidos por novas informações pelo próprio sistema.

Assim, é possível dizer que a máquina “aprende” na medida em que o banco de dados cresce, o que torna as decisões cada vez mais complexas.

Agora, vamos descobrir as atuais aplicações da inteligência artificial?

Aplicações da inteligência artificial no mercado

As máquinas não assumiram o controle. Ainda não, pelo menos. No entanto, estão se infiltrando em nossas vidas, afetando a forma como vivemos, trabalhamos e nos divertimos.

Desde assistentes pessoais movidos a voz como Siri e Alexa, até tecnologias mais subjacentes e fundamentais, como algoritmos comportamentais, buscas sugestivas e veículos autônomos utilizam poderosos recursos de inteligência artificial.

Hoje, gigantes como o Google, a Microsoft e a IBM são altamente envolvidas no estudo do desenvolvimento da tecnologia que já começou a trazer uma mudança revolucionária.

Embora dê forma ao nosso futuro, ainda precisamos saber como está afetando nossa vida atual. Então, para dar um vislumbre do mesmo, desvende agora uma lista de principais aplicações industriais da inteligência artificial!

Linhas de produção

As indústrias foram as primeiras empresas a utilizar a inteligência artificial. As peças robóticas são usadas nas fábricas para montar peças diferentes e, em seguida, embalá-las sem precisar de ajuda manual. Desde as matérias-primas aos produtos finais expedidos, os robôs desempenham um papel iminente na maioria das fábricas.

No entanto, a inteligência artificial fará ainda mais modificações, de forma que produtos mais complicados, como automóveis e eletrônicos, não sejam apenas fabricados e montados com a ajuda de robôs, mas também criados e conferidos.

Lojas de varejo online

Com a introdução de lojas de varejo na internet, as pessoas começaram a fazer da compra online um hábito, que está no seu auge agora.

Esses sites também usam inteligência artificial de determinadas maneiras, como recomendar aos clientes o que comprar dependendo de suas compras passadas ou itens colocados na caixa de pesquisa.

Outra maneira é fornecer robôs de bate-papo para procurar orientação ou para resolver consultas.

Jornalismo

No mundo digital de hoje, a leitura de blogs e artigos se tornou uma prática comum para a maioria de nós, mas dificilmente percebemos que alguns deles são realmente escritos por máquinas.

Embora não possa ser usado para escrever artigos detalhados, os relatórios simples, que não exigem muita análise, podem ser facilmente preparados pela inteligência artificial.

Empresas como Yahoo! estão usando inteligência artificial para preparar relatórios simples relacionados a esportes e eleições que levariam muito tempo se fosse feito manualmente.

Bancos

Devido ao aumento da quantidade de dados e informações sobre economia e finanças, muitos serviços financeiros recorreram à inteligência artificial. Os robôs são muito mais rápidos ao analisar os dados do mercado para prever mudanças nas tendências das ações e gerenciar as finanças em comparação com os humanos.

Os bancos estão usando a inteligência artificial também para manter um registro da base de clientes, abordando suas necessidades e sugerindo-lhes transações adequadas. Além disso, quando há uma transação suspeita na conta dos usuários, eles imediatamente são avisados para confirmar a autenticidade da mesma.

Automóveis

É um fato bem estabelecido que os carros do Google e os recursos do piloto automático da Tesla já abriram caminho para a introdução da inteligência artificial em automóveis.

Pode ser estacionado sozinho, detectar colisão, monitorar pontos cegos, reconhecer voz ou navegação, é como se o carro atuasse como assistente do proprietário, auxiliando e ensinando diferentes formas de condução segura.

Entretenimento

O uso da Inteligência Artificial é bastante popular na indústria do entretenimento. Trata-se de jogos de vídeo ou aplicativos de música, onde todos estão bem conscientes do conceito.

Falando sobre jogos, a ideia não é nova e está sendo utilizada desde o início, mas hoje ela cresceu exponencialmente.

Jogos como Middle Earth, Far Cry são conhecidos por transmitir personalidades aos personagens e permitir que encontrem objetos, atirem, se cobrem e façam o possível para a vitória.

Cuidados com a saúde

A Inteligência Artificial também está realizando um trabalho importante no setor de saúde, sendo utilizada por médicos para auxiliar no diagnóstico e nos procedimentos de tratamento.

Isso reduz a necessidade de várias máquinas e equipamentos que, por sua vez, diminui o custo.

Como exemplo, a IBM introduziu o Watson, que é uma aplicação projetada para sugerir diferentes tratamentos com base na história médica dos pacientes, que provou ser muito eficaz.

Serviço de Atendimento ao Cliente

Vários sites oferecem aos clientes para conversar com seu representante no caso de uma consulta ou queixa. No entanto, na maioria das vezes estes não são seres humanos.

Em vez disso, são robôs de bate-papo treinados para responder e extrair o conhecimento exigido do site e apresentá-lo ao cliente. Esses robôs utilizam processamento de linguagem natural para interpretar a consulta do cliente se concentrando nas palavras-chave e depois nas respostas.

Aplicações da inteligência artificial em nosso cotidiano

Todos os dispositivos inteligentes e gadgets usados ​​em nosso dia a dia que possuem tecnologia da Internet das coisas também usam a inteligência artificial.

A técnica utilizada está baseada em aprender o comportamento e o padrão de uso mostrado pelo usuário e, consequentemente, o aparelho começar a se comportar de forma semelhante por conta própria, sem precisar de instruções.

Se falarmos de aparelhos eletrônicos específicos, o termostato e os recursos de luz inteligente utilizam inteligência artificial de forma interessante. Pode-se definir a temperatura da sua casa do jeito que quiser, em diferentes horas do dia.

Da mesma forma, os efeitos de luz podem ser modificados com a quantidade de sombreamento e brilho, como preferidos pelo usuário em diferentes períodos de tempo.

Outra aplicação muito comum de inteligência artificial pode ser vista em nossos celulares, na forma de Assistentes Pessoais Virtuais. Esses aplicativos coletam informações para interpretar o que está sendo solicitado pelo usuário e, em seguida, os dados necessários são obtidos para atender às suas preferências.

Há um enorme aprendizado envolvido por parte desses assistentes e uma grande quantidade de informações é rastreada para garantir a eficiência.

Com base nas aplicações mostradas aqui, é possível perceber que a inteligência artificial está mudando tudo o que conhecemos atualmente, em uma velocidade cada vez maior. Para acompanhar esse fenômeno, fique atento às novidades e busque se informar sempre.

Quer saber mais sobre o que é Inteligência Artificial e Transformação Digital? Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as novidades!

Fundador do Portal Transformação Digital


Tiago Magnus é fundador do portal TransformacaoDigital.com, projeto com objetivo de fomentar, ajudar e educar o mercado em torno do tema Transformação Digital, em parceria com influenciadores e empresas nacionais e internacionais. Além disso, é sócio e CMO da Clint, líder no Brasil em seu nicho de atuação, e investidor das startups Advbox, Start Doing e Kuak.