Se existisse uma ferramenta capaz de adivinhar o que faria um cliente comprar da marca, você investiria nisso? Adivinhar ações futuras ainda não é possível, mas a análise de dados em eventos pode fazer uma boa previsão.

Esse estudo possibilita um maior conhecimento sobre a audiência. Isso ajuda a entender seus comportamentos e despertar gatilhos de compras personalizados e bem mais potentes. A ferramenta Analytics é um exemplo de como essa análise é possível.

Como os eventos on-line se tornaram ainda mais lucrativos, não oferecem limitações geográficas. Durante a pandemia do coronavírus, realizar a análise de dados em eventos é a melhor maneira de tornar esse momento mais lucrativo. 

Neste artigo, falamos sobre a importância dos dados em eventos e como realizar essa coleta. Boa leitura!

Qual a importância de coletar dados em eventos?

Os dados são um dos elementos mais valiosos atualmente: foram eles que ajudaram na campanha que elegeu o Donald Trump para presidente em 2016, por exemplo, ao disparar o envio de propagandas eleitorais personalizadas para cada eleitor, com base nas informações coletadas sobre eles no Facebook.

Tendo, ainda, como exemplo o caso político mencionado, imagine que um candidato, ao utilizar dados sobre o perfil e hábitos comportamentais dos eleitores pode tomar decisões bem mais assertivas do que aqueles que não contam com as informações disponibilizadas por meio de dados.

Assim, a geração e análise de dados em eventos permite que você se destaque dos concorrentes e conquiste um diferencial competitivo ao conhecer sua audiência e entregar o que elas desejam e precisam.

Como realizar a coleta de dados em eventos para identificar o comportamento de compra?

O início da coleta de dados deve ocorrer a partir da definição de uma pergunta ou objetivo que será respondido por meio dos dados.

Desse modo, é possível filtrar os dados adequados para responder a esses pontos com maior assertividade. Feito isso, você pode partir para os passos seguintes.

Extração de dados

É a etapa em que os dados do público participante dos eventos serão exportados. Depois disso eles serão usados como base para as analises de perfil.

Isso pode ocorrer com facilidade pela utilização de aplicativos, redes sociais, cartões fidelidade de lojas etc. 

Organização de dados

Você já percebeu o valor que os dados possuem para aumentar as vendas de um negócio. Porém, como se trata de elementos com fácil acesso, infinitas possibilidades e rápida multiplicação. De acordo com o Instituto Gartner, a estimativa era de que só em 2020 houvesse um total de 40 trilhões de gigabytes de dados em circulação no mundo.

Para de fato ordenar aquilo que foi obtido, os responsáveis pela função vão organizar os dados em colunas e deixar de fora aquelas que não se enquadram dentro do objetivo/pergunta definida no início do processo.

Compreensão dos dados

Esse é o momento em que os dados serão cruzados e relacionados com a pergunta ou objetivos estabelecidos inicialmente.

Esse processo serve para facilitar a visualização do relatório pelos gestores e equipe de análise de dados.

Análise de dados

Chegou o momento em que todos os dados gerados serão compreendidos e analisados por meio de métricas e KPIs. Essas KPIs também variam de acordo com a pergunta ou objetivo que norteia a análise. 

Por exemplo, a partir dos dados coletados é possível avaliar qual a taxa de rejeição e de visitação de um e-commerce, se o seu objetivo for aumentar as vendas do e-commerce a partir de uma maior taxa de visitação.

Tomada de decisão

A partir do que foi coletado e interpretado dos dados, a equipe é capaz de responder a pergunta feita no começo.

Assim, é certo que será tomada uma decisão no setor de vendas com maior segurança e assertividade. Por exemplo, os dados mostraram que o seu e-commerce tem uma taxa de rejeição de 70%? Você teria que pensar em uma maneira de reverter essa situação. 

É indispensável pensar em estratégias que otimizem a experiência dos usuários na plataforma, como intervenções de webdesigner, mecanismos que o tornem mais rápido e intuitivo etc.

Todas as ações futuras serão definidas em conjunto a partir de uma reunião de alinhamento com a equipe.

Descubra como sua audiência quer receber informação

Para melhorar o diferencial competitivo, toda ação de uma marca deve ser guiada por dados. Dessa maneira, os canais de comunicação escolhidos para o diálogo com a audiência não poderia ser diferente.

Esse dialogo tem que levar em conta os hábitos de consumo do seu publico. Hoje é completamente compreensível a preferência de marcas com propostas mais jovens e descoladas usarem vídeos curtos, como os doTik Tok. Por outro lado, também existe um público fiel ao Facebook e Twitter.

Por esse motivo, descubra quais as plataformas o seu público mais utiliza e de que modo eles mais consomem conteúdo, para depois, oferecer exatamente o que eles buscam. Assim o processo de adesão será muito mais fácil.

Faça captura de dados em tempo real

Conforme mencionado, existem inúmeros dados disponíveis e que surgem com uma enorme velocidade. Além disso, também é preciso considerar a rapidez das redes sociais e das tendências de consumo.

Essas tendências exigem uma análise dos dados em tempo real para prospectar leads na indústria dos eventos on-line e para obter resultados mais assertivos. 

Mensure seus resultados

Lembra quando falamos da importância de métricas e KPIs? Elas são indispensáveis para que você construa estratégias com embasamento e saiba quando os esforços dedicados em prol de uma ação estão valendo a pena ou se é necessário pensar em novas.

Além disso, não deixe de mensurar os resultados do que foi alinhado com a equipe de análise de dados até então para se certificar de que os planos estão caminhando bem.

Ou seja, recursos tecnológicos, como os capazes de analisar dados de eventos, são indispensáveis. Avançando constantemente para tornar as marcas mais assertivas, ágeis e com um diferencial competitivo.

Gostou do nosso post? Então, continue se atualizando no assunto e confira mais sobre patrocínio para eventos on-line!

recursos-humanosRecursos Humanos
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Recursos Humanos Converter leads em eventos online: conheça essas 5 dicas
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Recursos Humanos 10 maneiras com que eventos online aproximam a sua audiência da sua marca!
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]