A transformação digital vem provocando cada vez mais mudanças no mercado de trabalho e redefinindo os padrões de gestão de pessoas. Por meio do uso de ferramentas e metodologias avançadas de análise de dados, a área de recursos humanos das companhias tem encontrado novos caminhos para maximizar a eficiência e a produtividade dos indivíduos e das equipes.

Hoje, é imenso o volume de dados sobre os colaboradores no trabalho. Essas informações se apresentam de diversas maneiras, tanto digitais quanto físicas, e vão desde registros de e-mails, históricos de navegação na internet e mensagens instantâneas até dados básicos sobre faltas, folgas, remuneração e assim por diante.

O grande desafio do RH diante deste cenário é entender como organizar as informações e quais caminhos seguir diante delas. É aí que entra o People Analytics.

O que significa People Analytics?

É muito importante reforçar que o People Analytics não é uma ferramenta, mas sim a aplicação de uma metodologia que implica na coleta, organização e análise de dados sobre pessoas. O conceito, que tem ganhado cada vez mais a atenção dos profissionais da área de recursos humanos, nasceu com o objetivo de melhorar a qualidade da tomada de decisão sobre a gestão de RH – antecipando tendências e aprimorando estratégias.

Como o People Analytics funciona na prática?

As possibilidades de uso do People Analytics são diversas. A maioria das empresas no Brasil e no mundo tem utilizado este conceito para identificar talentos, porém, essa metodologia vai muito além do uso de algoritmos para uma seleção de candidatos. Aqui aproveito para listar alguns exemplos práticos de aplicação para que você entenda o potencial da metodologia.

CLIMA ORGANIZACIONAL – Baseado no monitoramento de palavras-chave, comentários dos funcionários em redes sociais e envio de pulsos para os colaboradores, é possível avaliar o clima organizacional, entender o comportamento dos colaboradores e sua visão sobre a empresa baseada em base em dados.

REMUNERAÇÃO- Como decidir quem merece uma promoção? Como retirar a subjetividade deste processo? O uso de People analytics nos processos de remuneração cruzando os indicadores de gestão de pessoas e apontando quem merece os reajustes, ajuda a retirar esta subjetividade e a dar mais produtividade no processo.

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO – Por meio do cruzamento de dados relacionados a desempenho, perfil, promoções e feedbacks, as empresas conseguem identificar os colaboradores com maior potencial para liderança.

Quais as vantagens trazidas do People Analytics?

Apesar de ser possível a aplicação de People analytics sem o uso intenso da tecnologia, é com a aplicação de tecnologia que obtemos significativo aumento de produtividade para impulsionar os negócios.

As tecnologias hoje disponíveis permitem analisar e cruzar as grandes quantidades de dados armazenadas e coletar insights, o que anteriormente era algo inimaginável.

Ao implantar a metodologia de análise de dados do comportamento humano, as empresas garantem legitimidade ao trabalho de gestão, que deixa de se basear em preconceitos, crenças e opiniões pessoais.

Mudar a mentalidade da equipe e apresentar a importância e os benefícios das tomadas de decisões baseadas em dados concretos é exercício diário e, em pouco tempo, os retornos e as mudanças serão sentidas por todos da companhia. Experimente! Aprofunde-se e transforme sua gestão por meio dos dados.

recursos-humanosRecursos Humanos
Recursos Humanos Como a Onze está reinventando a saúde financeira do colaborador
Recursos Humanos Como o entendimento sobre saúde permite escolhas conscientes do beneficiário e influencia o contexto de sinistralidade
ABOUT THE SPONSORS
Great Place to Work

O GPTW fornece consultoria para empresas que querem as pessoas no centro de sua estratégia de negócios. Além disso, certificam e reconhecem os melhores ambientes de trabalho em 61 países ao redor do mundo.