Capacitações, conferências, convenções: todos os eventos presenciais sofreram, assim como a vida de cada um de nós, transformações abruptas ao longo de 2020. 

A pandemia de Covid-19 acelerou bastante alguns processos inovadores que evoluíam em ritmos mais lentos e, portanto, é preciso buscar conhecimento para continuar atualizado.

No entanto, existe um requisito básico para isso: a capacidade de recriar a experiência física dentro do ambiente digital, aumentando o montante pago pelas marcas a partir de uma alta percepção de valor do evento.

Eventos realizados na internet têm, sim, um ótimo potencial de engajamento e resultados práticos. A proposta de patrocínio, nesse caso, demanda certas otimizações. 

Continue conosco no post e confira dicas importantes sobre o assunto. Boa leitura!

Como gerar valor com patrocínio online:

Colete mais dados de potenciais clientes

Partindo do princípio de que o anunciante se interessa pelos mesmos leads da empresa organizadora do evento, a obtenção de informações dos participantes é fundamental para gerar valor ao patrocínio online.

Se presencialmente a digitalização de crachás ou pulseiras possibilita a identificação de onde as pessoas estiveram (estande, palco e outros locais), no ambiente online a própria plataforma responsável pela conexão transmite dados importantes. As marcas conseguem, de maneira automática, coletar comportamentos sem interromper experiências.

Uma plataforma digital entrega métricas incríveis, sobre aspectos nunca antes avaliados. Assim, quem investe no patrocínio online ganha bastante profundidade para entender como agir diante dos leads gerados. 

Alguns dos principais indicadores que se pode coletar são, por exemplo:

  • dados básicos — nome, e-mail, cidade, cargo profissional;
  • quantidade total de conexões realizadas durante o evento;
  • número de conexões de cada participante;
  • lista de contatos feitos por cada pessoa;
  • registros realizados nas páginas etc.

Dê maior controle aos patrocinadores

Para mais de 60% dos gestores de marketing que investem em eventos, a principal atração é a exposição da marca. Quando presenciais, eles permitem a fixação de banners e demais conteúdos em corredores, palcos e espaços de convivência. Uma vantagem que, a princípio, pode parecer perdida no patrocínio online.

Contudo, a inovação não tarda em achar alternativas. Por isso, a proposta de patrocínio para um evento digital deve englobar um maior controle da marca investidora na gestão da própria exposição. Essa liberdade também garante flexibilidade, fazendo com que as aparições sejam mais eficientes e acertadas.

Se bem administrado, o gerenciamento da exposição conecta muito mais pessoas. 

Aliando esse benefício ao mencionado no tópico anterior surge o casamento perfeito: anúncios de maior eficácia com informações detalhadas sendo coletadas a respeito de cada um deles, entendendo onde e quando os participantes interagiram com a marca.

Construa exposições que gerem engajamento

Eventos tradicionais costumavam ter o chamado salão de exposições, um espaço em que as marcas mostram seus materiais e oferecem oportunidades de contato individual com os interessados. No entanto, as limitações dessa estratégia, como a pouca flexibilidade de horários e a necessidade de escolher entre o evento e a exposição, são claras.

A experiência digital aumenta os pontos de contato, tanto via networking no evento principal como pela manutenção de uma espécie de estande digital no local da exposição. 

Assim, amplia-se o leque de oportunidades: o participante consegue conferir um material gravado, por exemplo, e também ver a sessão de vídeo.

Além disso, pode usar um modo privado de reunião, sempre com a equipe do patrocinador gerenciando tudo de maneira simultânea. Esse espaço virtual de exposição fica aberto durante a íntegra do evento, permitindo o tráfego interno dos usuários mesmo enquanto outros acontecimentos transcorrem.

A chamada navegação picture-in-picture também se coloca ao alcance: as pessoas têm a chance de analisar cada marca e até de iniciar conversas sem perder os conteúdos principais da conferência, feira, convenção ou outro modelo de evento.

Crie mensagens personalizadas

A proposta de patrocínio precisa, ainda, envolver características específicas dos eventos online. Eles reúnem, em geral, um grupo de pessoas interessadas em aprender coisas novas sobre determinado tema, e costumam apresentar ideias semelhantes em vários aspectos.

As marcas, então, devem alcançar o público a partir das estratégias adequadas, usando o direcionamento de mensagens com conteúdo educativo, a moderação de alta visibilidade, dados de pesquisas etc. É necessário, porém, ser sutil nessas abordagens para gerar o efeito desejado na audiência.

Quem investe no patrocínio online, portanto, pode criar as mensagens personalizadas e divulgá-las tanto em sessões completas quanto via materiais gravados ou ao vivo, envolvendo ações customizadas, por exemplo.

Faça um acompanhamento pós-evento

A coleta de lista de clientes em potencial, conforme já observamos, consiste em um dos principais motivos pelos quais as empresas resolvem investir no patrocínio online de eventos. Portanto, é fundamental alcançar essas pessoas depois da finalização da conferência, buscando o desenvolvimento de relações frutíferas.

Os também citados dados pessoais, em detalhes, possibilitam a lapidação de métodos de contato após o evento. Assim, a natureza digital não impede que, uma vez concluída a sessão que envolve a proposta de patrocínio, sejam feitas abordagens pelo anunciante aos participantes.

Existe a possibilidade de, aplicando todas as métricas que as plataformas online são capazes de entregar, atribuir um ROI a cada investimento de patrocínio veiculado em um evento 100% digital.

Escolha anunciantes que queiram os mesmos leads

Por fim, parcerias de sucesso se caracterizam quando todos os envolvidos nela compartilham ideais ou objetivos. Por isso, selecionar patrocinadores que estão à procura dos mesmos leads é muito importante para o sucesso das campanhas.

Entretanto, é necessário tomar cuidado para não estressar a base de forma invasiva. Um evento de yoga, por exemplo, pode contar com um anunciante que vende roupas para a prática de yoga, ou até uma agência de viagens que trabalhe com destinos zen.

Caso o evento seja voltado a profissionais de RH, então, o patrocínio pode ser uma plataforma de gerenciamento de projetos para departamentos de recursos humanos. Esse é o caminho a seguir.

Eventos digitais permitem a criação de um ambiente engajador e interessante tanto para o público quanto para os anunciantes. O patrocínio online gera conexões, é customizável e gera leads com bastante eficiência, permitindo que os organizadores, no final, consigam atingir uma alta receita oriunda dessa fonte.

A geração de valor para eventos online faz parte da transformação digital. Não sabe do que se trata o conceito? Acesse nosso site e entenda!

marketingMarketing
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Marketing 5 motivos indiscutíveis do porque seus colaboradores irão amar eventos internos online
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Marketing 5 tendências de eventos para o começo de 2021 confirmadas
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]