Recentemente, um estudo da Strategy&, que faz parte do PwC, informou que das 2.500 maiores empresas do mundo, 19% possui um executivo exercendo a função de um CDO ou Chief Digital Officer.

Chief Digital Officer é uma categoria nova entre os C-levels que já está ganhando força no mercado. Ainda de acordo com a pesquisa da Strategy&, publicada em junho de 2017, 60% desses líderes digitais ocuparam esse cargo nos últimos 2 anos. Isso reflete a necessidade das empresas em alcançar uma relação maior e mais atualizada com o ambiente digital.

Mas o que faz um CDO? Continue lendo e descubra por que esse profissional está conquistando espaço e fazendo toda a diferença no processo de transformação digital das empresas.

A importância do Chief Digital Officer (CDO)

O ritmo do aparecimento das inovações tecnológicas exige das empresas um profissional que responda e se adapte rapidamente as mudanças, mas sempre alinhado aos objetivos do negócio.

Com a revolução digital, os consumidores tem um maior acesso as tecnologias – o smartphone, por exemplo − isso provoca uma mudança de comportamento desses potenciais clientes, provocando também alterações nas organizações.

Por exemplo, em agosto de 2013, a CDO do Guardian News & Media, Tanya Cordrey, liderou a mudança de domínio da bem sucedida The Guardian, para unificar todos os seus recursos digitais em um único site. Ela conseguiu realizar uma das maiores mudanças de domínio do mundo. Além disso, desenvolveu uma série de produtos digitais que gerou a visita de 84 milhões de navegadores em um único mês.

Com isso, não tem como uma empresa se manter no mercado ou em crescimento sem usar a interação online possibilitada pelos dispositivos móveis com o objetivo de aproximar a marca do cliente e proporcionar a ele a melhor experiência possível. Essa é uma das razões pelo qual os CDOs estão sendo contratados.

A conectividade está mudando a relação das corporações com os consumidores, mas também com parceiros, fornecedores e clientes comerciais. As tecnologias estão transformando todo o cenário do mercado, assim como o de dentro da própria empresa.

Por essa mudança englobar tanto relações externas como internas de um negócio, o Chief Digital Officer é um profissional que faz múltiplas tarefas dentro da empresa. Ele vai supervisionar as vendas, o marketing, os sistemas de produção, a cultura corporativa e ainda outros aspectos. Afinal, eles serão responsáveis por guiar as organizações onde atuam, no caminho da transformação digital completa.

O CDO será a autoridade que terá como tarefa melhorar a eficiência da corporação por meio da inserção das tecnologias certas para os objetivos da empresa. Como é o caso de Perry Hewitt, CDO da Harvard University que é encarregada de desenvolver uma estratégia abrangente de comunicação e engajamento digital, mas também de estabelecer melhores práticas de conteúdo, multimídia e tecnologia.

Os desafios do Chief Digital Officer

Para implantar uma estratégia digital, os CDOs enfrentam alguns desafios, pois o trabalho desse profissional não é apenas de levar novas tecnologias para dentro da empresa. Envolve também questões como a cultura organizacional, transformação de processos e de conhecimentos e outras ainda.

As tecnologias são inovações que podem modificar toda a forma de trabalho e o conhecimento do funcionário sobre o setor que atua. Por isso, a resistência ao novo pode ser enorme – assim como a tarefa desenvolver uma cultura organizacional com bases na inovação.

Outra questão é que nem toda inovação vai servir para determinado tipo de negócio. Perceber qual é a real necessidade da empresa, dos setores, dos clientes e dos fornecedores é essencial para integrar as tecnologias aos processos de negócios de forma eficiente e eficaz.

Yves Tyrode, que foi CDO da SNCF, a companhia ferroviária nacional francesa, afirma que um dos maiores desafio é como implementar inovações digitais mais leves e adequadas à necessidade da empresa de forma ágil e ter que lidar com sistemas antigos de TI, que ainda são necessários para a execução da empresa.

Por isso, é tarefa do CDO um planejamento da integração dessas tecnologias ao processo produtivo.

Além de planejar, é necessário estabelecer qual é o impacto que a implantação da tecnologia deve ter e monitorar os seus resultados, assim como proporcionar uma capacitação adequada para os funcionários para utilizar a inovação e observar se os recursos estão sendo empregados da forma correta.

As atividades do CDO e os objetivos da empresa

Thomas Gewecke, CDO da Warner Bros, explica que mesmo que essa empresa, gigante da área do entretenimento, já tenha uma relação com a área digital, é preciso mudar a abordagem, pois as mudanças estão acontecendo de forma muito rápida.

A Warner Bros utilizava a tecnologia para realizar os seus projetos separadamente. Porém, a nomeação de um CDO foi o reconhecimento de que seria muito mais vantajoso unificar e alinhar as divisões e as iniciativas digitais.

Com isso, parte da missão de Gewecke é coordenar as divisões e oferecer tecnologias que possam abranger as necessidades dos projetos, melhorando a eficiência e conseguindo resultados superiores.

O objetivo da empresa é o de serem os mais rápidos tanto na produção quanto no processo de distribuição no mercado, e para isso o CDO precisa se certificar que todos vão ter a ajuda necessária para conseguir realizar as suas funções.

No caso da Warner Bros, a empresa investiu em uma plataforma de compartilhamento de recursos que são utilizados em várias divisões e, dessa forma, reduziu o custo de material excedente, o gasto com a segurança da informação − que agora só é realizada em uma plataforma − e ainda outros benefícios.

Mas Thomas Gewecke afirma que é crucial a harmonia entre a supervisão, as equipes e capacitação e as que previnem a duplicação de gastos. Isso significa este cargo tem um papel importante de estabelecer a estratégia, mas também de manter a unidade das pessoas e da empresa.

O exemplo do CDO da Warner Bros só enfatiza que a tarefa e as tecnologias que esse executivo precisa conhecer podem ser diferentes de empresa para empresa, porque toda a transformação digital tem que estar alinhada aos objetivos do negócio.

Chief Digital Officer é um cargo recente, mas está ganhando espaço dentro das grandes empresas. As atividades desempenhadas por esse executivo são essenciais para a transformação digital de qualquer empresa.

Continue lendo

transformacao-digitalTransformação Digital
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Um roteiro para modelos de negócio disruptivos
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Imobiliárias Transformação Digital 6 cases de Transformação Digital para inspirar a mudança de mindset
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]