O que faz um CIO (Chief Information Officer) de uma empresa?

O que faz o CIO de uma empresa

Se você quer mais informações sobre como inserir a tecnologia na sua empresa de forma eficiente, saiba que existem pessoas especializadas para isso, que podem trazer a tecnologia mais adequada à sua companhia e ainda mantê-lo atualizado na área e nas necessidades do seu negócio.

Chief Information Officer ou CIO, em conjunto com outros profissionais da área, ajuda na transformação de uma empresa em um modelo de negócio mais novo, moderno e principalmente, mais competitivo .

Para ajudá-lo a entender um pouco mais sobre esse ambiente da tecnologia da informação (TI) e como ele pode auxiliá-lo na sua empresa, no post de hoje, vamos explicar para você o que faz um CIO e como é o seu dia a diaContinue lendo e confira!

O que faz um CIO?

Em uma empresa, a direção executiva estabelece a sua relação com a área de informática, por meio do CIO. Esse profissional também é reconhecido como o diretor ou o gerente de informática ou ainda como o vice-presidente de informática.

Cabe, principalmente, ao Chief Information Officer, conseguir o máximo de valor comercial por meio da tecnologia e, para isso, ele deve planejar estrategicamente o desempenho da tecnologia de informação adaptada ao modelo de negócios e assegurar que os procedimentos e sistemas de tecnologia conduzam a resultados de acordo com objetivos comerciais.

Com essas funções, o CIO fica responsável pela administração da estrutura e de todos os recursos mobilizados — incluindo as pessoas — da área de tecnologia de informação. Esse profissional acaba concentrando as suas atividades na área de planejamento, de formulação de estratégias e, principalmente, de liderança.

Como é o dia a dia do CIO?

Com tantas tarefas, o dia a dia de um CIO é em contato com os clientes, os usuários e também com os colaboradores, resolvendo, principalmente, as solicitações urgentes na área da tecnologia, que devem ser reparadas imediatamente.

Por isso, o planejamento da rotina diária do CIO deve ser sempre revisto e adaptado à demanda e à importância das solicitações, como observou Gustavo Dias Adorno, CIO da SEGPLAN.

Denis Rosa, CIO da Eletrozema, afirma que, hoje em dia, a área de tecnologia da informação faz parte dos principais projetos realizados dentro de uma empresa e isso só aumenta a responsabilidade e as tarefas do setor.

Não foi uma tarefa fácil delimitar as funções de um CIO dentro de uma empresa. Principalmente por causa das mudanças rápidas impostas pelo desenvolvimento tecnológico. Por esse motivo, hoje fala-se em CDO ou Chief Digital Officer.

O CDO é o profissional que trabalha com tecnologia da informação, mas está em uma posição mais acessível aos colaboradores e compreende, com mais facilidades, as novidades e possibilidades digitais, ajudando a empresa a se posicionar estrategicamente por meio do desenvolvimento tecnológico.

A diferença entre o CIO e o CDO está muito mais relacionada com a ideia de atualização da função do que com a diferença da atuação desses profissionais. O CDO aparece, nesse novo cenário tecnológico, colocando foco, velocidade e eficiência nas atividades que já estavam sendo estruturadas pelo CIO.

De acordo com a Forbes, o objetivo do CDO é orientar a transformação digital do negócio, por meio de funções como o marketing digital, a relação com clientes e parceiros, a formação de modelos prevendo a demanda e ainda outras atividades. O CDO aparece porque a área de tecnologia da informação não está conseguindo acompanhar o rápido desenvolvimento e a relação cada vez maior entre o Marketing e a área de TI.

Mesmo com o CIO focado na plataforma de transformação da sua empresa, outro ponto importante é que o Chief Digital Officer nasce com o intuito de ter voz nas decisões sobre o negócio e posicionar-se corretamente no organograma da empresa, porém, amplia o seu poder de atuação para além da área da indústria.

Viu a importância de um Chief Information Office, ou CIO, dentro da empresa? Agora que você está mais informado sobre o que faz um CIO, conte-nos como a tecnologia está sendo inserida na sua companhia. Deixe um comentário com a sua experiência na área de tecnologia.

Continue aprendendo

Fundador do Portal Transformação Digital


Tiago Magnus é fundador do portal TransformacaoDigital.com, projeto com objetivo de fomentar, ajudar e educar o mercado em torno do tema Transformação Digital, em parceria com influenciadores e empresas nacionais e internacionais. Além disso, é sócio e CMO da Clint, líder no Brasil em seu nicho de atuação, e investidor das startups Advbox, Start Doing e Kuak.