Metodologias de Transformação Digital para acelerar as mudanças em sua empresa

Metodologias de Transformação Digital

Aqueles que acompanham o nosso blog sabem o quanto as tecnologias são importantes para o crescimento de uma empresa e para o seu posicionamento no mercado.

Cada vez mais diretores têm se preocupado com esse assunto e, por isso, buscam novas ferramentas e estratégias para automatizar tarefas, mitigar erros e otimizar os resultados com as metodologias de transformação digital.

Os avanços tecnológicos já são utilizados pela maioria das pessoas e fazem a diferença em suas rotinas. Essas questões se tornaram necessidade e não são mais, apenas, diferenciais competitivos.

Este texto, por exemplo, pode ser lido em um desktop, laptop, smartphone ou tablet, bastando a conexão com a internet. Quem não está presente na web perde espaço para os concorrentes e não aproveita todo o potencial que o recurso oferece.

O mundo digital quebrou as barreiras para o crescimento empresarial. Alguns empreendedores, por receio, ainda não conhecem os benefícios dessa modernização. Então, mostraremos, a seguir, os critérios fundamentais e as metodologias para iniciar a transformação digital de uma empresa.

O fator “liderança”

Você pode ter chegado à nossa página por diversas maneiras: indicações de amigos, pesquisas na internet ou por ter visto alguém compartilhando um de nossos textos em suas redes sociais.

Em todas as situações, um fator foi decisivo para que continuasse a sua leitura: o desejo de inovar e melhorar a prestação de serviço da empresa.

Isso demonstra que você é um líder preocupado com as mudanças do mercado e que quer preparar a sua gestão para os desafios atuais relacionados às metodologias de transformação digital.

Um bom gestor é aquele que motiva a sua equipe, compartilha o seu conhecimento e se mantém antenado a todas as novidades do mercado.

Traços de líder digital bem sucedido                                                                    Source: Apigee Institute

Muitos confundem o comando com a inspiração.

Antigamente, mandava quem podia e obedecia quem tinha juízo.

Essa ideia já está ultrapassada e apenas impede a evolução e o progresso das atividades. Um líder visionário age com integridade, diz a verdade, compartilha problemas e reconhece competências e bons resultados.

Outro erro muito comum está relacionado à concentração de poder na alta gerência. Um dirigente tem papel essencial no desempenho da empresa, mas ele não está presente, a todo momento, nos setores sob sua supervisão.

Pequenos problemas que atrapalham a performance da equipe podem ser resolvidos ao escutar a opinião dos colaboradores. Como eles estão em contato com os materiais, as técnicas e os softwares, eles precisam ser ouvidos.

Portanto, deixe bem claro que todos são importantes para a obtenção de resultados positivos e divida uma parcela de poder com cada um deles.

A cultura e o mindset digital

Um cenário digital requer estratégias digitais. Isso pode parecer óbvio, mas alguns diretores ainda não se sentem confortáveis em mudar seus métodos de atuação.

Uma empresa que está no mercado há alguns anos, por exemplo, nasceu antes da implantação da internet e dos avanços tecnológicos e precisa se atualizar. Todo o raciocínio por trás dos processos não previa a integração e a mobilidade existentes hoje em dia.

Gráfico de desafios da Transformação Digital                                                                   Source: Altimeter Group

Assim, é preciso mudar toda a cultura da gestão para atrair e fidelizar cada vez mais consumidores. O mindset digital está relacionado à capacidade de perceber as oportunidades proporcionadas pelas tecnologias e criar técnicas para aproveitá-las.

Alguns exemplos de ações eficientes podem ajudá-lo a entender melhor esse assunto:

  • ter forte posicionamento nas redes sociais e estar aberto ao diálogo com os clientes;
  • automatizar tarefas e utilizar softwares que melhoram o desempenho da equipe;
  • não ter medo de fracassar na adoção de novas metodologias de transformação digital;
  • saber se adaptar aos novos cenários e não ficar preso aos velhos conceitos.

O treinamento de funcionários

A todo momento, surgem novas tecnologias que surpreendem profissionais experientes, os quais acumulam uma longa carreira no mercado. Então, é necessário utilizar os recursos inovadores que mais se adéquam às atividades exercidas em sua gestão.

Seus funcionários devem estar preparados para empregá-los em suas rotinas com muita eficiência. A realização de treinamentos, palestras e processos de atualização garantem o bom uso dessas ferramentas, aumentam a produtividade da equipe e reduzem os gastos dos métodos produtivos.

Em algumas ocasiões, busque novos talentos no mercado e crie um time preparado para superar os obstáculos do mundo digital.

A colaboração entre setores

O que um casamento e a gestão de um negócio têm em comum? Por mais que pareça uma comparação estranha, ambas as situações necessitam de muita comunicação e de diálogo.

Quando esses fatores não existem, o ambiente torna-se um caos, as relações ficam mais fracas e a tranquilidade na rotina é perdida.

É fundamental criar um sistema integrado em que todos compartilhem informações e dados sobre os processos produtivos da empresa. Uma simples conversa no café pode ser a peça faltante em um quebra-cabeça que, há muito tempo, tira as suas noites de sono.

Algumas ferramentas facilitam o acesso ao banco de dados e possibilitam a troca de informações, instantaneamente. Saiba usá-las com eficiência e veja os resultados positivos surgirem com naturalidade.

O foco na experiência do cliente

Quando entramos em uma loja, prezamos pelo bom atendimento e prestamos atenção aos mínimos detalhes, não é mesmo? Em alguns casos, muitos preferem pagar um preço mais alto para ter conforto e comodidade.

Essas peculiaridades devem ser levadas em consideração e são importantes para as metodologias de transformação digital. A partir de agora, o foco deve ser direcionado para a experiência do cliente.

“Até 2020, a experiência do cliente superará o preço e o produto como o diferenciador-chave da marca. 86% dos compradores pagarão mais para terem uma melhor experiência.”
– CEI Survey

Ter um bom relacionamento com o consumidor é o primeiro passo a ser dado por um negócio que quer trilhar o caminho do sucesso.

As redes sociais são ótimas ferramentas para divulgar produtos, promoções e serviços. Elas abrem as portas da sua empresa para o mercado. A comunicação estabelecida nesse ambiente proporciona benefícios para todos os envolvidos, pois fomenta melhorias nos produtos e os mantêm em constante atualização.

Além delas, todas as outras formas de comunicação presentes na jornada de compra precisam ser usadas para a obtenção de melhores indicadores de desempenho.

O e-mail marketing, por exemplo, pode ajudá-lo a nutrir leads e transformá-los em futuros clientes. Até mesmo um simples telefonema para a avaliação do serviço prestado melhora a comunicação entre as partes e, consequentemente, a sua relação com o mercado.

Por isso, escute o que os consumidores têm a dizer sobre a sua marca. Utilize esse feedback para encontrar os pontos positivos e negativos em seus produtos. Faça de tudo para melhorar o que está errado e veja como é possível aprimorar, ainda mais, aquilo que já é bem-visto.

E então, o que você achou das metodologias de transformação digital citadas no nosso post? Quer aprender ainda mais sobre as tendências do mercado e as melhores estratégias empresariais? Basta assinar a nossa newsletter!

Continue aprendendo