Os estágios da Transformação Digital em uma empresa

Os estágios da Transformação Digital em uma empresa

Nos últimos tempos, o tema Transformação Digital começou a se disseminar rapidamente pela mídia. Isso se dá por conta da urgência que esta Transformação vem criando para o mercado.

O chamado Darwinismo Digital é categórico ao dizer que a tecnologia está avançando mais rápido do que as empresas conseguem acompanhar, e nós, da Clint, entendemos que é necessário levar ao mercado toda informação relevante sobre esta nova era – da forma mais rápida possível.

Por isso, trouxemos hoje uma das rotas a serem tomadas para trilhar o caminho da Transformação Digital. Este modelo, criado pela Prophet, divide a trajetória de uma empresa em 6 estágios:

  • Business as usual
  • Present and Active
  • Formalized
  • Strategic
  • Converged
  • Innovate and Adaptive

Cada um dos 6 estágios é dividido em outros 6 tópicos: fatores que devem sustentar as mudanças para que a Transformação ocorra ou não.

  • Liderança
  • Equipe e operações
  • Experiência do consumidor
  • Data e Analytics
  • Integração tecnológica
  • Conhecimento digital

Se você é um profissional experiente em sua área, meu conselho é que você coloque sua experiência de lado e abra sua mente para o que está por vir.

Se você é um novo investidor, empresário ou aspirante a CEO, essa é a hora de colocar seus neurônios para fazerem novas conexões.

____________________________________________________________________

1. Business as usual

O primeiro estágio é, na verdade, aquele em que se encontram todas as empresas tradicionais do mercado. Podemos defini-lo com a frase (ou o termo mais correto seria “epitáfio”?): em time que está ganhando não se mexe.

Neste estágio, a empresa costuma não correr riscos. Ainda que pequenas mudanças digitais estejam em uma “To Do List”, a maioria delas é destinada a empurrar eficiência goela abaixo e não há nenhum tipo de senso de urgência quanto a essas mudanças. Seus processos e líderes – e, possivelmente, seus acionistas – barram a inovação.

Ou seja, o digital não é visto como uma jornada a ser trilhada, e sim como um feature a ser adquirido.

1º Estágio da Transformação Digital em uma empresa

2. Present and Active

Este estágio é responsável por abrir as portas da empresa para a Transformação Digital. As empresas que se encontram nele têm agentes de mudança preocupados em implementar tendências digitais em seus processos, seja através de canais digitais, mobilidade, da IOT (Internet of Things) etc. Como o próprio nome diz, a empresa começa a se mostrar ativa e presente no meio.

Novas possibilidades começam a fazer parte do escopo de trabalho, porém, como ainda não são parte da cultura empresarial, são aplicadas de forma individual, impedindo os ganhos que a empresa teria se fossem feitas de forma colaborativa, compartilhando insights e práticas organizacionais.

A partir deste estágio, as mudanças vêm de uma ordem diferente:

2º Estágio da Transformação Digital em uma empresa

3. Formalized

Este é o estágio em que o senso de urgência atinge a empresa. Early adopters e atuais agentes de mudança se juntam para buscar formas de modernizar a experiência do consumidor.

Investimentos estratégicos em pessoas, processos e tecnologias se tornam reais. Cada departamento encabeçado por agentes de mudança começa a colaborar com outros e, desta forma, surgem insights para guiar a empresa pelo caminho da Transformação Digital.

3º Estágio da Transformação Digital em uma empresa

4. Strategic

Agora é oficial: bem-vindo à Transformação Digital!

Agentes de mudança finalmente conseguiram criar o senso de urgência necessário para estimular as transformações e, mais do que isso, ganharam a confiança dos líderes – CEO, CMO, COO ou qualquer outro C-cargo. Logo, as empresas deste estágio já entendem o digital como prioridade.

Metas a curto e a longo prazo entram no radar da empresa e são apoiados por infraestrutura, operações e investimentos digitais. Agora, a tecnologia é proposital e implementada para impulsionar objetivos, ao invés de apenas otimizar processos.

4º Estágio da Transformação Digital em uma empresa

5. Converged

Neste estágio, a Transformação Digital já está no DNA da empresa. Novos modelos e equipes operacionais são criados para unificar processos ao mesmo tempo em que simplificam as operações para oferecer experiências integradas e consistentes.

A tecnologia tem um propósito tanto na integração voltada para o cliente quanto no back-office. A experiência do consumidor guia o design e é enriquecida com informações sobre como os clientes gostariam que fosse sua jornada de compra.

Agora, a Transformação Digital se expande além de DCX e é visível em todos os setores da empresa.

5º Estágio da Transformação Digital em uma empresa

6. Innovative and Adaptive

A Transformação Digital já não é um caminho a ser trilhado, e sim a forma como a empresa caminha. Este é o sexto e último estágio. O foco agora é sempre inovar e estar pronto para se adaptar às mudanças que ainda estão por vir.

Programas de teste e aprendizado são desenvolvidos constantemente buscando melhorias na empresa. Parcerias e aquisições de startups relevantes fazem parte do modelo de negócio, assim como o constante investimento em talentos, processos e tecnologia.

6º Estágio da Transformação Digital em uma empresa

Resumindo em memes

Estágios da Transformação Digital em uma empresa

E então? Em qual estágio sua empresa se encontra?

Se restou alguma dúvida, entenda com a gente o que é Transformação Digital.

Head of Content @ Transformação Digital

Equipe TD