Todo mundo vive conectado com as inúmeras possibilidades do 4G. É só olhar para o lado e ver alguém concentrado na tela do smartphone. Mas saiba que a conexão poderá ser ainda melhor e se estender para mais elementos da sua vida com a internet 5G.

Esse novo padrão de banda larga wireless vai transformar a Internet das Coisas (IoT) em uma realidade global e mudar ainda mais a sociedade, rendendo boas oportunidades para um relacionamento mais personalizado entre marcas e consumidores — o marketing 5G.

Entenda o que muda com essa tecnologia e quais recursos poderão ser explorados e melhor utilizados nessa nova era digital!

Por que a internet 5G é uma revolução?

O 5G, ou quinta geração de internet móvel, não será apenas rápido — será ultrarrápido, com velocidade 10 vezes maior que o 4G. E não é só: terá baixíssima latência, que é o tempo de transmissão de dados, podendo chegar a 1 milissegundo (no 4G essa taxa é de 50 mls).

Consegue entender o impacto que isso trará para as conexões? Não é à toa que a Quarta Revolução Industrial aguarda a disseminação do 5G para, de fato, acontecer. Isso porque a internet ultrarrápida está conectada a várias coisas, muito além de dispositivos como tablets e smartphones — estamos falando de carros, roupas, acessórios e eletrodomésticos: toda a IoT!

É um novo mundo, com avanços nos serviços médicos, educação, trabalho remoto, entretenimento, veículos e casas inteligentes. A tecnologia também vai aprimorar e muito a experiência de compra desse consumidor digital. E aí está a brecha para o marketing explorar!

Como será o marketing 5G?

O marketing precisa estar preparado para essa nova era digital e para as novas possibilidades, afinal, conexões de alta velocidade significam relacionamento em tempo real. A internet mais veloz e estável pode oferecer uma melhor navegação com a abertura de páginas de forma instantânea e uso de recursos visuais diferenciados, como vídeos de alta qualidade e transmissão de eventos em tempo real sem interrupções.

Com a conectividade em todo o lugar, é possível imaginar um mundo em que as ações dos usuários poderão ser previstas — o celular pode automaticamente agendar uma corrida de táxi pelo aplicativo até o aeroporto, de acordo com a data e horários do voo marcado, por exemplo.

O mais interessante são as novas experiências de compra para o consumidor, que poderão estreitar seu relacionamento com marcas ou empresas por meio de recursos como:

Realidade virtual

O marketing 5G poderá explorar a realidade virtual (RV). Imagine conhecer todos os detalhes de um hotel utilizando um óculos e fones de RV, capazes de transmitir sensações de limpeza, amplitude e aconchego do local com vídeos 4k em 360 graus? E o melhor: pela sua televisão ou, até mesmo, o smartphone.

O público também poderá acompanhar um jogo de futebol em tempo real como se estivesse no estádio ou a turnê toda de sua banda preferida!

As lojas virtuais vão se beneficiar, oferecendo experiências de compra mais interativas, em que seja possível conhecer e testar um produto remotamente, recebendo todas as dicas de um atendente, que pode esclarecer dúvidas se aquele item realmente é o que você procura.

Já as lojas físicas poderão utilizar esse recurso para que o consumidor consiga provar roupas virtualmente com o uso de monitores em alta resolução no lugar dos espelhos do vestiário.

Utilizar a realidade virtual de maneira inteligente possibilita uma nova forma de interação com o público — uma experiência imersiva e mais personalizada, o que, certamente, pode influenciar sua decisão de compra.

Expansão da IoT

O 5G permitirá a expansão da internet das coisas (IoT), que conecta o mundo físico e digital, ou seja, os objetos que usamos costumeiramente no dia a dia como geladeira, televisão, relógio e até roupas também ficam conectados à internet.

Na verdade, casas, prédios e tudo o que utilizamos e consumimos poderão estar conectados e conversar entre si, desde o liquidificador até a embalagem de suco! Imagine: você programa o despertador no seu smartphone e, no horário para acordar, a luz do seu quarto vai acendendo gradualmente e a cafeteira começa a funcionar?

A IoT traz um mundo de possibilidades para as marcas e empresas estarem mais próximas do consumidor, já que vivenciarão seus hábitos de consumo. Isso vai possibilitar prever seus desejos e necessidades – oferecendo produtos e serviços para supri-los em tempo real.

Conexões que chegam a lugares mais distantes

Muitos locais distantes, que ainda não estão conectados, poderão conhecer o mundo digital com essa revolução. Isso acontece porque hoje é muito caro levar infraestrutura de conexão para áreas mais afastadas, porém, com o 5G, a internet é oficialmente sem fio.

Dessa maneira, o marketing 5G pode se aproximar desse novo público, ávido por produtos e serviços diferenciados.

Carros autônomos

A grande expectativa com esse novo padrão de conexão é com a chegada de carros autônomos às ruas, que dependem de uma conexão veloz e estável para funcionar com segurança, já que qualquer erro ou demora de sinal pode ser fatal.

E o que isso tem a ver com o marketing? Como as pessoas não precisarão dirigir, poderão usar a internet no trajeto para o trabalho e interagir com as marcas por meio de recursos visuais inovadores.

Além disso, a inteligência artificial (IA) estará presente nestes veículos e será preciso pensar em novas formas de atingir os consumidores através dela. Se você tem uma cafeteria, por exemplo, é preciso pensar em como otimizar sua comunicação para que ela seja encontrada pela IA do carro quando o passageiro solicitar “me leve até a melhor cafeteria da cidade.”

Quando será possível vivenciar essa nova experiência?

A previsão é que a internet 5G já seja uma realidade em 2019 nos Estados Unidos e países asiáticos, como Japão e Coreia do Sul. Por aqui, a implantação começa em 2020, mas a tecnologia só estará disseminada mesmo em 2025 segundo a GSMA, organização que padroniza as teles no mundo.

No entanto, o marketing já consegue visualizar o que esse novo padrão de internet promete e sairão na frente as empresas que conseguirem explorar melhor os recursos da conectividade de alta qualidade para oferecer uma experiência de compra diferenciada para os consumidores.

Quer entender melhor como está acontecendo essa rápida evolução no marketing com a transformação digital? Confira o artigo que preparamos para você e saiba tudo sobre Marketing 4.0!

marketingMarketing
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
BI para agências de marketing: por que usar e como usar
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Marketing Como utilizar dados locais em estratégias regionais de marketing digital
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]