Há algum tempo, os robôs apenas existiam em filmes de Hollywood e pareciam uma realidade distante. Hoje, os profissionais já podem contar com a inteligência artificial no marketing.

Aquelas supermáquinas demonstradas nas telas do cinema ainda estão em desenvolvimento. Mas ainda que de maneira tímida, com a transformação digital cada vez mais forte na área, se espera que em pouco tempo essa tecnologia tenha condições de auxiliar o profissional em todas a suas demandas.

Neste post nós reunimos algumas informações muito interessantes para auxiliar você a entender como a inteligência artificial pode impactar diretamente o dia a dia dos profissionais de marketing e suas atividades. Boa leitura!

O que é inteligência artificial

Sempre que falamos sobre inteligência artificial é quase impossível não pensar em máquinas inteligentes capazes de realizar qualquer atividade do dia a dia como um humano comum.

É possível que a ciência desenvolva esse tipo de máquina em um futuro, no entanto, a IA hoje busca a resolução de problemas menos complexos por meio dos sistemas computacionais.

A inteligência artificial é um ramo da ciência que se dedica a criar programas de computador que possam simular algumas capacidades humanas, como raciocínio, percepção, tomada de decisões e resolução de problemas, ou seja, inteligência.

Mesmo que nos últimos anos tenha se tornado moda falar sobre IA, devido aos rápidos avanços de seus campos de estudo, essa ciência já se desenvolve há décadas e seus últimos avanços são possíveis graças ao poder computacional existente hoje.

Inteligência Artificial e a transformação do marketing

Nós vemos a aplicação da IA todos os dias e sua penetração no mundo moderno se deu de tal forma natural, que a maioria das pessoas nem percebe que utiliza dessa tecnologia todos os dias.

Quem mantém um dispositivo da Apple já deve ter conversado com a Siri, que tem a capacidade de dar algumas respostas sarcásticas de acordo com a pergunta do usuário. Um exemplo ainda em desenvolvimento são os carros autônomos da Tesla, que se moverão com o auxílio de um sistema inteligente.

O marketing é um dos próximos alvos da inteligência artificial e, com isso, é preciso estar por dentro das mudanças para aproveitar todas as oportunidades que a transformação digital pode trazer.

Na era da informação em que vivemos hoje existe um fluxo enorme de informações em mídias sociais e deixados para trás durante uma navegação. Esses dados podem ser utilizados por sistemas de IA para criar uma melhor experiência para o cliente, construir modelos de análise preditiva e ainda criar campanhas direcionadas e personalizadas com melhor ROI.

Os impactos da IA hoje

A inteligência artificial ainda está engatinhando no campo do marketing, mas já é possível verificar um grande impacto no modo de se criar e manter campanhas com o uso de IA.

O mercado de marketing tem sofrido diversas mudanças devido a transformação digital e a inserção de novas tecnologias no mercado. Hoje, as velhas mídias já não são mais o caminho para os profissionais.

Elas ainda podem fazer parte de uma campanha, no entanto, o carro chefe é o meio digital e é nele que se pode aplicar a inteligência artificial na busca por melhores resultados.

Boa parte dos gestores da área já sabem que o aprendizado de máquina e a IA são tópicos de importância para o marketing hoje, no entanto, ainda não tem conhecimento sobre como aplicar essas ferramentas em seu dia a dia.

Existem diversas empresas que estão na vanguarda das soluções e já possuem um escopo de utilização de sistemas de IA desenvolvidos para atender às necessidades do mercado.

Aplicações

Design de site

A criação de um website é um dos primeiros passos para as empresas que querem manter uma presença digital e criar um relacionamento mais próximo com seus clientes.

A empresa The Grid conta com um sistema de inteligência artificial chamado Molly, que é capaz de desenvolver de forma simples e rápida sites para companhias com um custo muito menor que o de uma equipe de desenvolvimento.

O profissional apenas insere imagens, textos e keywords e a Molly realiza todo o desenvolvimento rapidamente, entregando um site otimizado e preparado para as novas tecnologias.

Criação de conteúdo

Uma das mais recentes técnicas de marketing digital é a geração de conteúdo relevante para os clientes. Hoje, essa demanda se utiliza de redatores profissionais que redigem textos específicos para as empresas.

No entanto, já existem sistemas de inteligência artificial, como o Wordsmith, que têm a capacidade de criar conteúdos que se passam facilmente como escritos por seres humanos. Em pouco tempo pode-se esperar que essas IAs sejam capazes até mesmo de escrever livros.

Curadoria de conteúdo

A curadoria do conteúdo gerado pelos profissionais de marketing é uma atividade complexa, contudo, a inteligência artificial está mudando esse paradigma. IAs como o IBM Watson são capazes de analisar as preferências dos clientes para a criação de mais conteúdos.

O que elas fazem é verificar o nível de engajamento de determinado conteúdo e qual o perfil de cliente que mais se identifica com ele, melhorando assim a sua produção e a distribuição.

Benefícios

Redução de custos

Um dos principais pontos observados com a inserção de IA no marketing das empresas é a redução de custos, advindos principalmente da diminuição de investimentos em estratégias não recomendadas. É possível visualizar as melhores formas de se posicionar, evitando gastos desnecessários.

Leia também: Como a Transformação Digital ajuda na redução de custos

Melhora na experiência do cliente

Com a evolução da tecnologia e a popularização da internet, o mercado passou por uma revolução e hoje contamos com clientes cada vez mais exigentes. A IA tem o potencial para melhorar a experiência dos consumidores por meio de uma visão personalizada de cada um deles.

Leia também: Afinal, o que é experiência do consumidor?

Maior engajamento

Uma dificuldade constante para os profissionais de marketing é criar campanhas que realmente alcancem o seu público-alvo e gerem engajamento. Com o auxílio da IA é possível conhecer as preferências dos consumidores e com isso engajá-los de forma simples.

Como se preparar para essa realidade

A IA já é uma realidade hoje de maneira pontual dentro das estratégias de marketing, contudo, se espera que suas aplicações fiquem cada vez mais comuns nos próximos anos.

A maioria dos profissionais já tem isso em mente, mas ainda não sabe como se preparar para essa nova realidade do mercado de marketing. Com o passar do tempo, essas tecnologias começarão a fazer parte de cursos e capacitações que poderão ajudar o profissional a se adaptar.

Leia também: Os profissionais de marketing e vendas estão prontos para a IA?

Enquanto isso ainda não acontece, pode-se buscar por conhecimento na internet ─ aqui mesmo no blog tratamos sobre inteligência artificial no marketing constantemente ─ e encontrar e conhecer as principais ferramentas que já estão sendo utilizadas.

Quer saber mais sobre o assunto? Então entenda a transformação digital que está ocorrendo no marketing neste exato momento!

Eduardo Carboni Tardelli

CEO na upLexis Engenheiro de software formado pela POLI-USP com pós em Administração pela FGV-SP. É Sócio e CEO da upLexis Tecnologia com perfil empreendedor, visionário, responsável pela definição e execução estratégica da empresa, investimentos e inovações em produtos e serviços, e estudioso do tema Big Data, Inteligência Artificial e Data Driven Companies.

marketingMarketing
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Dados Desbravando o Big Data: o que é Data Mining?
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Tecnologia Assistentes virtuais e o futuro da IoT
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]