Desmitificando: as principais aplicações da IoT

Conheça as principais aplicações da IoT

A internet das coisas (IoT) é a conexão de dispositivos com a internet. Hoje em dia, os dispositivos vão além dos computadores e dos smartphones. Já são considerados objetos possíveis de conexão os carros, os utensílios de casa, os eletrodomésticos e até as máquinas industriais.

Com a evolução tecnológica, as aplicações da IoT vão conquistar espaços, e cada vez mais objetos do nosso dia a dia estarão conectados à internet, tornando a nossa vida mais simples.

Para que você perceba o tamanho dos atuais impactos produzidos pelas aplicações da IoT, o post de hoje vai apresentar quatro espaços que já estão sentindo as modificações oferecidas pela inserção da internet das coisas. Confira!

1. Smart home

A smart home, ou casa inteligente, é composta por produtos de casa que estão revolucionando os espaços residenciais.

Imagine que você esteja perto da sua casa e, quando abre a porta, o ar-condicionado já está ligado na temperatura de que você gosta e a TV passando o seu programa favorito. Ou, então, enquanto você viaja, possa abrir a porta da sua casa para os seus pais que chegaram à cidade de surpresa. Seriam muito práticas essas possibilidades para o seu dia a dia, não é verdade?

Essa conectividade dos objetos é a forma como as empresas estão trabalhando para construir os seus produtos. Em um futuro não muito distante, as casas inteligentes serão tão comuns como os smartphones.

2. Carros conectados

área automotiva também está desenvolvendo a sua tecnologia digital. Essas empresas têm concentrado as suas pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos nas funções internas dos veículos.

Isso significa que o carro pode otimizar a sua forma de funcionamento, o seu processo de manutenção e ainda proporcionar conforto para os passageiros, por meio de sensores e da IoT.

Saiba que grandes marcas de automóveis, como Tesla e BMW, estão trabalhando em conjunto com a Apple e a Google para revolucionar a experiência do cliente com os automóveis.

3. Smart retail

A influência da IoT no setor do varejo também é enorme. A internet das coisas possibilita aos varejistas se conectarem e melhorarem a experiência dos clientes nas lojas.

Por meio do smartphone é possível ficar sempre conectado com o consumidor e ainda acompanhar o interesse dele nos produtos e serviços oferecidos pela empresa. Então, pode-se personalizar o atendimento, as ofertas e até o layout da loja, colocando os produtos de interesse do cliente na página principal.

4. Internet industrial

A internet industrial das coisas (IIoT) já está inovando o setor industrial. Por meio de sensores, softwares e a análise de grande quantidade de dados têm sido criadas máquinas industriais inteligentes.

A General Electric (GE) é um das empresas que investem no desenvolvimento tecnológico de sua produção e tem colhido resultados muito positivos em relação a essa inserção de máquinas inteligentes. Os resultados têm sido mais precisos e consistentes.

Com a IoT, é possível rastrear a mercadoria, ter informações em tempo real do estoque, possibilitar a troca de informações com fornecedores e varejistas. Ainda outras áreas de uma empresa serão afetadas com a conexão dos dispositivos industriais, possibilitando uma troca automática e eficiente de informações entre os setores.

As aplicações da IoT são inúmeras e já estão revolucionando a nossa sociedade. De acordo com a projeção realizada na pesquisa da BI Intelligence, até 2020 serão 34 bilhões de dispositivos conectados à internet, e os dispositivos conectados por meio da IoT serão 24 bilhões. Ainda de acordo com a pesquisa, as soluções da IoT serão adotadas principalmente pelas empresas.

E aí, o que achou das principais aplicações da IoT? Deixe seu comentário no post!