Mesmo que muitas empresas já estejam utilizando sistemas de Business Inteligence, o BI para agências de marketing ainda não é muito comum e isso pode acabar gerando a perda de produtividade e de oportunidades.

Na era da transformação digital, dados são gerados na velocidade da luz e é preciso não apenas coletá-los com eficiência, mas também analisá-los e obter conhecimento estratégico para agir com o intuito de minimizar riscos e maximizar oportunidades.

Mesmo que o uso de softwares de BI ainda não sejam comuns dentro de agências de marketing, a adoção de um sistema como esse pode se tornar um grande diferencial. Entenda aqui por que:

O que é Business Inteligence

O conceito de BI está ligado à capacidade de transformar dados brutos, coletados em fontes abertas, em informações estratégicas e importantes para o negócio, contribuindo para a sua gestão otimizada.

Com as novas tecnologias, adotadas por boa parte das empresas ao redor do mundo, o ritmo da produção de dados aumentou exponencialmente e continua crescendo, o que exige que as agências não apenas contem com soluções capazes de coletar essas informações, mas que também saibam analisar e extrair conhecimento desses dados.

Os sistemas de Business Inteligence surgem como uma solução ideal nesse contexto, aliados a várias tecnologias, como Inteligência Artificial e Big Data, que fornecem a capacidade de coleta, organização, análise e visualização de informações estratégicas.

Com o aumento da concorrência no mercado de marketing digital, fruto do surgimento de várias agências digitais e profissionais liberais, a melhora na eficiência é fundamental para a sobrevivência de uma empresa de marketing no mercado atual.

Quais os dados relevantes para uma agência de marketing

O uso do BI dentro de uma empresa está intimamente ligado a sua área de atuação e a necessidades do negócio. No caso de agências de marketing, a busca é pela otimização de processos e criação de serviços que possam trazer valor ao cliente.

Para isso, os principais dados a serem coletados e analisados são:

  • informações da agência: dados como ROI, indicadores de desempenho, métricas de resultados e outros pontos que possam demonstrar a atual eficiência dos processos adotados;
  • clientes: informações acerca dos consumidores e suas necessidades são essenciais para entender melhor como criar campanhas que ofereçam o máximo de valor possível;
  • condições do mercado: analisar a atual conjuntura do mercado de marketing permite entender o que se deve fazer para atrair e prospectar novos clientes.

Quais as vantagens do BI para agências

Existem vários benefícios de uma agência de marketing adotar um sistema de Business Inteligence em seu dia a dia. Vou citar alguns dos principais:

Redução de custos

Um dos principais motivos pelos quais as agências digitais vêm investindo na adoção de soluções de BI é a redução de custos operacionais que uma ferramenta como essa pode trazer.

Isso é possível graças ao melhor entendimento acerca de todos os processos operacionais, eliminando o tempo perdido em análise de dados que não tem relevância para a sua empresa, garantindo, assim, mais produtividade e gerando mais lucros para a insituição.

Automatização e customização de relatórios

Hoje, a maioria das agências não conta com uma padronização para a criação de relatórios e o acompanhamento de indicadores, seja internamente ou para entrega aos clientes.

Com a adoção de um sistema de BI, é possível criar rotinas de geração de relatórios automatizados e customizáveis criados para responder aos seus principais questionamentos, de maneira que você fique informado acerca de todo o andamento da agência.

Melhora na tomada de decisões

Um dos principais benefícios de se adotar um sistema de BI, não apenas em agências de marketing, mas em qualquer empresa, é a melhora na tomada de decisões.

Com a competitividade do mercado atual, não há espaço para achismos. Cada decisão deve ser baseada em dados que a justifiquem, garantindo a diminuição dos riscos de que algo saia errado ou não corra como o esperado.

Criação de campanhas mais eficientes

Uma análise de mercado bem feita é a base para a criação de campanhas eficientes e que possam trazer resultados satisfatórios para os seus clientes. Um sistema de BI é capaz de recolher uma grande quantidade de dados e analisá-los conforme regras pré-estabelecidas.

Sendo assim, é possível criar cenários de teste que possibilitem a visualização de alguma ação antes mesmo de lançá-la no mercado, aumentando as chances de sucesso.

Como implantar o BI em uma agência

Buscar a inserção de um sistema de BI dentro de uma agência de marketing que nunca teve nenhum contato com essa tecnologia ou com metodologia semelhante é um grande desafio. Porém, os resultados positivos são suficientes para compensar o esforço.

É preciso pensar em algumas questões para uma implantação de sucesso. Acompanhe.

A mudança deve vir do topo

Antes mesmo de pensar em implantar um sistema de BI em uma agência, é preciso que todos os principais gerentes estejam cientes e de acordo com a mudança. Afinal, eles vão lidar diretamente com a medida.

A definição do que é BI deve estar clara para todos 

Todos os colaboradores devem saber exatamente do que se trata a nova ferramenta e a importância de alimentá-la com dados corretos, a fim de que os resultados estejam de acordo com a realidade.

A adoção do Agile precisa acontecer

O Agile, que como o nome já sugere faz parte das metodologias ágeis, é uma forma de organização de equipes que visa entregas rápidas e incrementais. Sua ideia casa muito bem com o BI, pois permite que a equipe se adapte facilmente à qualquer mudança de escopo.

A utilização dos indicadores certos é primordial

Para que o sistema de BI entregue informações relevantes para a sua agência, é preciso escolher com cuidado quais as principais métricas a serem avaliadas, tendo cuidado com os chamados indicadores de vaidade.

A simplificação de dados ajuda

Quanto mais simples melhor: essa regra serve para quase tudo na vida, principalmente quando vamos lidar com um número de dados expressivo. Por si só, um conjunto de informações oriundo de várias fontes já é complexo. Por conta disso, busque sempre simplificar esses dados.

A escolha do software certo é importante

Existem várias opções hoje no mercado, mas nem todas elas podem suprir as suas necessidades ou entregar aquilo que você busca. Por conta disso, não se precipite e pesquise muito bem todos os fornecedores para entender qual a melhor ferramenta de BI para resolver as suas dores, especificamente.

O BI tem se mostrado uma ferramenta essencial não apenas para garantir que a gestão da agência seja otimizada, como também para entender melhor o mercado e criar campanhas muito mais eficientes para os clientes. Esperamos que, ao final desta leitura, você possa ter compreendido isso.

Quer saber ainda mais sobre inteligência de mercado? Então entenda tudo sobre BI e suas tendências!

José Quintella

CEO da iClips, com MBA em Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e bacharelado em Administração pela Universidade Federal de Juiz de fora.

Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Tecnologia Mais do que prioridade, o Mobile First é uma urgência
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Marketing As novas possibilidades do marketing na era da Internet 5G
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]