Um tópico muito importante para os líderes de TI, que foi muito debatido nos últimos anos e hoje é considerado o mais seguro, foi o formato de armazenamento de computação em nuvem

No entanto, alguns aplicativos e dados não podem ser facilmente migrados e operados em cloud. Por isso, as nuvens públicas locais e os modelos híbridos se tornaram populares. Nesse contexto, é interessante refletir a relação entre as tecnologias emergentes. Um exemplo é, como o 5G se relaciona com as multi cloud, incluindo a Edge Computing.

Ficou curioso para entender como funciona essa ligação entre a tecnologia 5g com as demais? Então continue com a leitura e aproveite!

Edge Computing e a tecnologia 5G

Os dispositivos de Edge Computing, especialmente os de IoT, dependem do acesso da rede à nuvem.

Em um ambiente corporativo, muitos dessas ferramentas já estão em redes que cresceram e apresentaram problemas de conectividade mais complexos, seja no varejo ou no e-commerce, por exemplo. 

Ao mesmo tempo, o número de sensores sem fio cresce vertiginosamente com o aumento de veículos autônomos, residências inteligentes e inúmeras outras tecnologias parecidas. 

Para dar suporte a esses dispositivos e às necessidades de conectividade, as empresas precisam de:

  • maior banda larga;
  • sustentar mais distribuição na rede;
  • oferecer maior segurança para proteger e gerenciar os dados. 

Com mais dispositivos próximos um do outro, também há o desafio da densidade da conexão. Um sistema 4G pode suportar até 2.000 equipamentos ativos em um quilômetro quadrado. Enquanto o padrão 5G pode suportar 50 vezes mais — até 100.000.

Os padrões 4G existentes não podem fornecer a capacidade de rede demandada por todas essas inovações. Por isso, a tecnologia 5G é muito importante para a Transformação Digital

Do mesmo modo, alguns dos principais recursos que a impulsionam dependem que essa necessidade seja suprida.

A importância da Edge Computing para a tecnologia 5G

Apesar do enorme entusiasmo em torno do 5G, a tecnologia ainda é extremamente nova. Embora ela já tenha sido implantada em apenas alguns mercados altamente controlados. 

A Edge Computing, por outro lado, fornece um meio de processar, filtrar e até proteger dados localmente. Que por sua vez, desempenha um papel fundamental na melhoria do valor das redes 5G.

Agora, procure imaginar a tecnologia 5G e o futuro mais complexos do que são atualmente. 

Um carro autônomo precisaria de redes extremamente rápidas. E isso se dá principalmente porque as características no ambiente de circulação de um carro podem mudar a cada segundo. 

O processamento de dados na borda da rede 5G permite economizar energia e infraestrutura. No entanto, a localização do dispositivo de borda depende de como ele é aplicado — não apenas em termos de sua função, mas também de sua interação com situações atípicas.

Ainda é cedo para ter certeza sobre as maneiras específicas pelas quais as redes de borda ficarão mais complicadas. Entretanto, as evidências sugerem que isso acontecerá em breve.

Além disso, como a edge computing dependerá dos dispositivos que as utilizam, existirão variações na possibilidade dos operadores de rede comprá-los, arrendá-los ou dependerem de provedores de nuvem. Ou seja, nem o modelo de contratação está definido.

Aumento do desempenho por usuário

Em 2018, a Deutsche Telekom criou um laboratório de Edge Computing para analisar o desempenho das antenas de formação de feixe de rastreamento de usuários na rede 5G. Nesse caso, o software direciona eletronicamente o sinal para o aparelho do usuário para aumentar a eficiência e a qualidade do sinal. 

A plataforma adotada nesta solução foi totalmente virtualizada, ponta a ponta, e suportou o uso desse tipo de tecnologia pela primeira vez. Em uma escala mais ampla, essa instalação da Deutsche Telekom poderá se concentrar em casos de uso específicos e incentivar os desenvolvedores de aplicativos a investigar os benefícios do 5G.

Muitas pessoas não pensam no que acontece em segundo plano para ajudá-las a ter uma conectividade consistente. Este é um excelente exemplo de como as redes de borda podem levar a um melhor desempenho do dispositivo sem que os usuários percebam.

Maior segurança para a tecnologia 5G

É previsto que a rede 5G abra caminho para a introdução de novos recursos tecnológicos. Muitas das novas tecnologias 5G serão orientadas pela Internet das Coisas (IoT), esses dispositivos precisam de baixa latência para funcionar corretamente.

O modo como a segurança será implantada nas redes de borda será fundamental! Os riscos aumentam, o que gera uma pressão natural para que a Edge Computing seja muito mais eficiente que os datacenters centralizados.

A segurança será implantada por meio de sistemas virtualizados nas redes principais. De um modo mais distribuído em relação ao modelo atual, o qual é estruturado para que tudo passe por um gateway seguro.

Um dos detalhes que os especialistas em segurança geralmente mencionam sobre a Edge Computing é que podem ocorrer problemas devido ao aumento do número de dispositivos na rede que coletam dados.

Além de vários outros fatores, pode não ser possível verificá-los regularmente, se instalados em locais remotos. Até mesmo as atualizações podem ser mais difíceis em muitos casos. 

Por tudo isso, às Edge Computing desempenharão um papel importante na segurança 5G. Muitos fabricantes de dispositivos já pensam no futuro e trabalham para integrar uma melhor segurança nos seus dispositivos. 

Como funciona essa combinação na prática?

Por fim, o uso combinado da tecnologia 5G e da Edge Computing também fornecerá dados para que os fabricantes de produtos variados possam avaliar o desempenho e o uso de cada componente. Isso permite que eles tomem decisões com base em informação segura.

Ao aumentar a eficiência e a segurança da análise de dados, os recursos da tecnologia 5G impulsionarão a adoção da Edge Computing. Por outro lado, conforme os dados se tornam mais importantes na economia digital, as empresas que a utilizam poderão se beneficiar mais das redes 5G. Ou seja, há uma importante simbiose entre esses dois recursos.

Quer saber mais sobre Edge Computing? Preencha os dados abaixo que entramos em contato!

Eliezer Silveira Filho

Eliezer possui 15 anos de experiência em marketing, construiu sua carreira trabalhando em grandes empresas de tecnologia e foi nomeado um dos 3 melhores CMOs do mercado de TI, segundo a IT Mídia 2018. Na Azion desde o início de 2019, o executivo lidera a estratégia go-to-market da companhia globalmente.

edge-computingEdge Computing
Agências Reduzindo gaps de comunicação em sua agência
Imobiliárias Qual é o nível da maturidade digital da sua imobiliária?
ABOUT THE SPONSORS
Azion

Fundada em 2011, a Azion permite que você construa e execute suas próprias aplicações serverless no Edge da rede, mais próximo a usuários e devices. A plataforma de Edge Computing da Azion é ideal para aplicações que exigem baixo tempo de resposta (latência) ou processamento de dados em tempo real.