Como a Internet 5G irá impulsionar a Transformação Digital

Entenda o que é internet 5g e como ela irá impactar o mundo e impulsionar a Transformação Digital

Você já deve ter ouvido falar na internet 5G, não é mesmo? Muitas empresas e até pessoas comuns estão esperando pela chegada dessa nova tecnologia de comunicação para otimizarem suas experiências.

O motor da Transformação Digital é a internet, sendo que uma melhor conexão significa maior velocidade para receber e enviar informações na rede. Isso pode ser benéfico de várias maneiras e contribuir para uma modernização ainda maior do mundo.

A seguir, abordaremos o que é a internet 5G, como ela funciona e quais são seus benefícios para uma série de tecnologias ainda em desenvolvimento hoje. Vamos lá?

O que é a internet 5G?

O 5G é a quinta geração de um padrão de rede de telecomunicações sem fio. Trata-se do sucessor do 4G e do 3G, capaz de lidar com maiores taxas de dados e entregar mais eficiência.

Uma das principais promessas do 5G é criar uma rede mais rápida, inteligente e eficiente, por meio de serviços escaláveis e adaptáveis. Seu conceito ainda está na fase de testes e deve ser lançado por volta de 2020.

A evolução na conectividade permitirá o alcance de grandes velocidades de navegação em aparelhos como smartphones e tablets, que hoje têm uma grande limitação em termos de rapidez de acesso e troca de informações com o servidor. Porém, as promessas da tecnologia vão além.

A principal expectativa de várias empresas é que o 5G abra caminho para a criação de uma estrutura robusta o suficiente para se adequar à realidade da Internet das Coisas e aos milhões de dispositivos que vão usar a rede no futuro.

Quais são as principais diferenças em relação às tecnologias anteriores?

A geração atual é o 4G, que ainda não está presente em todo o mundo. As principais melhorias na nova tecnologia dizem respeito a questões técnicas, que permitem que o 5G se destaque nos três pontos abaixo:

Maior velocidade de navegação, upload e download

Em um ambiente perfeito, o 4G pode atingir até um gigabit por segundo, mas, nos ambientes reais, isso não acontece no seu smartphone. O 5G promete entregar dez vezes mais do que isso, chegando a 10 Gbps.

Menor latência

A latência é o tempo verificado entre a estimulação da rede e seu real funcionamento — que é de 50 milissegundos no 4G. Pode parecer muito rápido, porém a latência é de apenas um milissegundo no 5G.

Mais eficiência

Além dos dois pontos acima, a tecnologia da quinta geração tem uma eficiência energética maior em comparação com a anterior. Trata-se de uma das principais características que a apontam como uma revolução esperada pela Internet das Coisas.

Isso porque, com a menor necessidade de energia para seu funcionamento, os dispositivos inteligentes podem conter baterias menores ou, até mesmo, aumentar o tempo de funcionamento autônomo, sem a necessidade de recarga.

Como ela impacta o uso de novas tecnologias?

Além de garantir que a navegação ocorra em alta velocidade, carregando quase instantaneamente vídeos em resolução 4K, por exemplo, uma rede 5G traz outras mudanças muito esperadas.

Entre os principais impactos, está o surgimento de um ambiente de Internet das Coisas possível. Por conta das limitações de conectividade, hoje ela está contida em sub-redes e depende de conexões Wi-Fi.

O livre uso de dispositivos inteligentes requer conexões de alta velocidade que não são encontradas atualmente. Segundo dados da Business Insider, até 2020, data do lançamento oficial do 5G, serão mais de 34 bilhões de dispositivos conectados à internet (cerca de quatro por habitante no mundo).

Outras tecnologias que implementam a IoT e demandam uma conexão de alta velocidade também se farão possíveis, como as casas totalmente inteligentes e os carros autônomos. Além disso, a indústria do entretenimento poderá se beneficiar (e muito) com o 5G, já que a tecnologia permitirá transmissões ao vivo com muito menos interferências e maior qualidade.

O que o mercado e a indústria podem esperar?

Em termos gerais, podemos esperar muito mais impactos no mundo do que apenas aqueles do setor de telecomunicações. Inúmeras mudanças serão observadas, ao passo que diversas indústrias vão poder se beneficiar dessa tecnologia, a exemplo dos setores de:

  • saúde;
  • logística;
  • educação;
  • serviços, entre outros que hoje são prejudicados pela limitação de conexão.

É preciso lembrar que o 5G não é uma tecnologia exclusiva para smartphones e tablets. Qualquer outro dispositivo pode fazer uso de uma comunicação e trocar informações na rede. Atualmente, empresas, entidades e órgãos internacionais estão discutindo os impactos esperados e determinando quais serão as regulações desse mercado.

Até 2020, o principal desafio é a construção de padrões de comunicação que possam ser utilizados em todo o globo, facilitando o surgimento de uma rede mundial. Além disso, as companhias de telecomunicação devem iniciar os preparativos para prover o serviço.

Quais são os principais cases de uso?

São inúmeras as possibilidades em aberto com a chegada do 5G, sendo que poderemos viver uma real revolução em termos de presença da tecnologia em nossas vidas. A seguir, acompanhe alguns exemplos.

Smart cities

O tema “cidades inteligentes” já é levantado desde que o conceito de IoT surgiu. Contudo, até hoje a real aplicação do termo se limitava devido aos problemas de conexão dos diversos dispositivos que poderiam existir em uma cidade.

Com a chegada do 5G, porém, equipamentos de IoT ao redor de um município podem se utilizar do Big Data, trocando informações e reunindo dados. Depois, eles são analisados com o auxílio da Inteligência Artificial e auxiliam os gestores da cidade a coordenar melhor as políticas públicas.

Fábricas inteligentes

As fábricas inteligentes são outras aplicações da tecnologia 5G em conjunto com a IoT, o Big Data e a Inteligência Artificial. Até hoje, as plantas autônomas ficavam compartimentadas em locais fechados, por conta da limitação de conexão.

Com o lançamento do 5G, será possível realizar a comunicação em diversas plantas de uma empresa ao redor do mundo. Ao mesmo tempo, sistemas de IA poderão prever demandas e encomendar produtos de outros locais de forma inteligente.

Esses são apenas dois pequenos exemplos de como a conexão 5G é capaz de impactar o mundo em que vivemos, contribuindo para a Transformação Digital e o crescimento do uso de outras tecnologias.

Gostou deste artigo e quer continuar se informando sobre o assunto? Então, confira qual será o impacto do 5G na área de marketing!