Em um ambiente no qual a gestão eficiente e racional deve caminhar no mesmo passo da produção criativa e inovadora, entender o valor da experiência para o aprendizado é essencial. É isso o que o growth mindset em agências de marketing prega.

Não é sempre sobre fazer certo, mas, sim, aprender com as tentativas e correções de estratégia.

Porém, entender que falhas fazem parte do processo não é simples, mas necessário: seja para alguns modelos de negócios, seja para muitos profissionais que ainda enxergam tal posicionamento como uma fraqueza frente aos demais colegas do time.

Então, como lidar com isso? Neste artigo eu trago uma resolução sobre o poder do growth mindset no mundo das agências de marketing e como incentivar seu crescimento em todo o organograma do negócio. Confira:

Entenda o que é growth mindset em agências de marketing e publicidade

O growth mindset é aquele que considera ser o conhecimento construído regularmente nas experiências e relacionamentos vivenciados em diferentes situações, e não algo rígido e limitado.

Para ficar claro, mindset é a forma como um indivíduo pensa e se posiciona. Em agências de marketing, isso pode ser determinante, afinal de contas, o estilo de profissionais e suas atitudes no ambiente de trabalho tendem a ser bem diversificados.

Além de áreas tradicionais do mundo corporativo, como financeiro e contabilidade, as agências tem foco nos setores ligados à criação e relacionamento com o cliente, que precisam, naturalmente, buscar inovação constante.

A grande questão é que, nesse modelo de negócio, as relações entre tais profissionais são muito mais próximas, assim como os conceitos de gestão administrativa, que normalmente são mais colaborativos e livres de burocracias de empresas tradicionais.

Ou seja, todos os seus profissionais são convidados a lidar uns com outros mais ativamente e precisam entender suas diferenças, aceitar diferentes conhecimentos, assim como aproveitar tais experiências para promover desenvolvimentos pessoais e para o negócio, de forma geral.

Avalie seus benefícios para o negócio

Recursos humanos que acreditam que seus conhecimentos podem e devem ser expandidos tendem a buscar o desenvolvimento contínuo e atuam em suas rotinas de forma aberta e prontos para interações de valor. Além disso, também é possível citar como benefícios os itens que citarei a seguir:

Transmissão do conhecimento

Se os colaboradores acreditam que as experiências e interações no ambiente de trabalho são enriquecedoras, ficam mais propensos a colocar seus conhecimentos a serviço de seus projetos e equipes.

Isso garante que o conhecimento seja trocado, melhorado, internalizado, e, claro, utilizado para o desenvolvimento de melhores estratégias e soluções.

Assim, em um eventual desfalque temporário ou até mesmo o fim de um ciclo profissional na equipe, a ausência não comprometerá o resultado final, já que os demais membros do time estão aptos a dar prosseguimentos com o mesmo nível e qualidade.

Melhoria do clima organizacional

Os profissionais com growth mindset também tendem a ser mais positivos, o que garante um clima organizacional mais propício à inovação. Eles acreditam que, mesmo com todos os desafios apresentados, são capazes de criar soluções e aprender com seu desenvolvimento.

Ou seja, eles são capazes de abraçar os desafios, acreditar no apoio do trabalho em equipe, além de considerar que, ao sair desse processo, estarão mais fortalecidos e capacitados para novas demandas.

Aumento da confiança

Os profissionais com growth mindset também são mais confiantes em suas habilidades e capacidades, o que faz com que sejam mais criativos e arrojados na hora de propor soluções.

Eles buscam mais alternativas e resultados para os desafios propostos do que desculpas para não os enfrentar. No mercado das agências de marketing, no qual, a todo momento, novidades e novas regras mudam a forma de executarem ações nas mídias digitais, por exemplo, é fundamental que seus profissionais estejam sempre confiantes em lidar com tais situações.

Isso garantirá que os profissionais não só acreditem em suas criatividades, mas, de fato, inovem.

Saiba como colocá-lo em prática

Porém, até mesmo em ambientes instigantes e livres de antigos preceitos de gestão, como as agências de marketing, alguns incentivos e estratégias são essenciais para criar a cultura e transformar as atitudes do time. Veja algumas dicas a seguir!

Abrace as falhas

Em vez de fugir das falhas ou recriminá-las quando ocorrerem, mude a percepção dos funcionários demonstrando que elas podem ser positivas, se devidamente analisadas e usadas para o aprendizado.

Algumas metodologias de desenvolvimento computacional, por exemplo, pregam que é preciso errar, preferencialmente no início, para que a experiência em corrigi-los possa não somente promover sua melhoria, como também garantir um aprendizado relevante para os envolvidos. É o caso da metodologia Agile.

Fortaleça a cultura do feedback

A relação dos funcionários com o feedback deve ser a melhor possível, mas, em alguns casos, ele é visto como uma maneira de criticar e recriminar erros.

Para fortalecer o mindset positivista, é necessário ter uma cultura de dar e oferecer bons feedbacks. É preciso, então, criar orientações sobre a melhor maneira de construí-los, desenvolver estratégias de mentoria que os aproveitem para o crescimento profissional etc.

Valorize os novos desafios

Em vez de criar reuniões e fazer alardes sobre os novos desafios propostos pelo mercado, incentive o pensamento de que a experiência e o caminho para solucioná-los será valioso e trará resultados colaterais importantes para o negócio e os profissionais envolvidos.

É preciso entender que as pessoas que possuem um mindset travado tendem a fugir dos desafios por acreditarem que seus conhecimentos não serão suficientes. Ou seja, não existe um meio-termo ou a possibilidade de desenvolvê-los no processo, apenas o sucesso ou o fracasso.

Estimule o pensamento positivo

Trazer uma áurea leve e positiva ao ambiente de trabalho garante que seus profissionais fiquem confortáveis para inovar, propor soluções fora do convencional, e claro, entender que não ter a solução até aquele momento é perfeitamente natural.

Tirar a pressão em ter tudo perfeito e pronto, antecipadamente, garante que os times possam surpreender com propostas muito mais arrojadas e eficazes no longo prazo.

Faça do aprendizado um hábito

Garantir que toda a equipe da agência de marketing, independentemente de seu setor de atuação, entenda que o desenvolvimento é diário e intermitente é fundamental.

Essa visão curiosa e investigativa estimulará o time a vencer barreiras e preconceitos que impedem a inovação.

Nos últimos anos em que vivemos a Transformação Digital, observamos que muitas inovações surgem de ideias simples, mas que sempre foram ignoradas. Se um profissional para de aprender, também para de evoluir.

Com o growth mindset em agências de marketing, estimulado entre os profissionais do negócio, seu crescimento e inovação são garantidos pelas experiências e valorização das relações humanas.

E, afinal de contas, mesmo com todas as automatizações e inovações trazidas para o mercado, o mais importante sempre será as pessoas e seus potenciais de inovação, não é mesmo? Então, quer saber como estimulá-las? Conheça algumas frases de impacto que podem ajudar.

Márcio Mota Lopes

Co-Fundador na iClips Com mestrado em sistemas computacionais pela UFRJ e 16 anos de experiência em desenvolvimento de produto, atua na ligação entre departamentos do sucesso do cliente e T.I. com o objetivo melhorar o desenvolvimento do produto a partir das experiências do usuário.

agenciasAgências
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Tecnologia Um guia simples para desenvolver times ágeis
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Vendas Conheça o consumidor 3.0 agora, antes do upgrade para 4.0!
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]