Se você acompanha notícias sobre tecnologia ou desenvolvimento de software já deve ter ouvido sobre as metodologias ágeis, não é mesmo? Pensada para facilitar a criação e entrega de sistemas computacionais, hoje elas já podem ser utilizadas em outras áreas.

Conforme a pressão aumenta sobre as empresas para que elas se tornem mais centradas no cliente e seus anseios, maior é a necessidade das organizações por agilidade.

Essa demanda pode ser cumprida pelo uso das metodologias ágeis como agentes de transformação digital dentro das empresas. Veja você como isso é possível:

Como as metodologias impactam a transformação digital?

Para a maioria dos gestores que fala sobre a necessidade de se tornar mais ágil, a demanda principal é por velocidade, melhoria da eficiência e flexibilidade. Isso porque o trabalho ágil permite uma criação mais rápida, aprendizado acelerado e melhorias inteligentes, ou seja, mais resultados.

Já para quem está ligado diretamente à tecnologia e capacitado para impulsionar a transformação digital em um ambiente centrado no cliente e altamente competitivo, o conceito ágil está ligado a uma mentalidade e metodologia de trabalho.

Em uma organização que deseja criar um ambiente digital que proporcione liberdade para as áreas, o conceito ágil está ligado à adoção de tecnologias e cultura de aprendizado que facilite a adaptação às mudanças do mercado.

Uma empresa que adota a agilidade como filosofia e leva a sério a inovação quebra as barreiras internas que existem entre os departamentos, incentivando a colaboração entre os profissionais para realmente alcançar a agilidade.

As equipes devem trabalhar para concluir os projetos definidos de acordo com as necessidades apresentadas pelos clientes, medindo seus impactos para continuar melhorando seus processos.

Para isso, todos os times devem ser organizados de forma flexível e focados em priorizar ciclos de planejamento curtos. É preciso manter uma transparência constante de atividades, objetivo e conquistas das equipes de trabalho.

Quais são os benefícios de aplicar o Agile na Transformação Digital?

Transformação Digital está em pleno fluxo dentro das companhias e vai acabar por revolucionar a maneira como são realizados os negócios. Um dos principais pontos é a proteção da organização em relação às ameaças externas, como tendências e concorrência.

Uma abordagem ágil permite uma reação rápida a qualquer mudança imprevista no mercado, melhorando o tempo de reação da empresa e minimizando impactos negativos que poderiam prejudicar os resultados. Entre os principais benefícios do uso das metodologias ágeis para a Transformação Digital nas organizações estão os citados abaixo.

Flexibilidade

Uma das principais vantagens do uso de metodologias ágeis é a facilidade de resposta às alterações. Na abordagem ágil são aceitas mudanças durante o desenvolvimento e até mesmo se espera que elas aconteçam, permitindo maior flexibilidade na busca pelo resultado final.

O Scrum é um grande exemplo disso. Nesse framework as mudanças não são apenas aceitas, como bem-vindas durante todo o processo de desenvolvimento do projeto.

Valor

As metodologias ágeis reconhecem que a tecnologia, por si só, não é uma solução, e quando falamos em Transformação Digital isso também é uma verdade. É preciso que a equipe defina os casos de uso prático, desafios e objetivos antes mesmo de iniciar qualquer nova demanda.

A metodologia Lean é um exemplo de método focado em valor, uma vez que qualquer supérfluo deve ser cortado do projeto, evidenciando aquilo que realmente importa e evitando desperdícios.

Melhoria contínua

Equipes focadas em Agile estão sempre aprendendo, ajustando e colaborando em interações regulares, verificando assim o que funciona bem e aquilo que pode ser ajustado para trazer mais resultados. Dessa forma, todos podem melhorar seus conhecimentos e compartilhar experiência para contribuir com a formação dos outros membros.

O Kanban é uma metodologia incremental que foca em dividir todas as atividades para uma entrega cadenciada, melhorando constantemente o produto final por meio de novas implementações.

Entregas frequentes

Os métodos ágeis trabalham com espaços curtos de tempo em que devem ser realizadas as entregas de resultados. Com isso, não se deve esperar um longo tempo até descobrir que algo não está funcionando como deveria. A Transformação Digital também é algo incremental, que não finaliza nunca, pois sempre há novidades a serem desenvolvidas dentro da organização.

O framework Scrum trabalha com ciclos de desenvolvimento, realizando entregas menores e frequentes ao longo do tempo, o que minimiza erros durante o trajeto de desenvolvimento.

Redução de riscos

A abordagem ágil aos projetos de Transformação Digital elimina as chances de falha. Isso porque existem atualizações diárias, comunicação constante, feedback colaborativo e testes regulares que impedem que os erros aconteçam e prejudiquem a implantação.

Aqui se encaixam praticamente todas as metodologias ágeis, pois um dos principais pontos do Manifesto é garantir a presença constante do cliente junto ao projeto, garantindo que todas as suas expectativas sejam cumpridas.

Controle de custos

Manter a duração do projeto sob controle e os prazos bem controlados garante que o orçamento planejado no início de um projeto não acabe sendo extrapolado. É possível saber exatamente o custo de cada etapa.

Leia também: Como a Transformação Digital ajuda na redução de custos

Comunicação

A Transformação Digital é algo que age sobre toda a empresa e, com isso, não basta que apenas uma equipe esteja comprometida em sua implantação. Todas as unidades do negócio devem trabalhar de forma colaborativa para alcançar os objetivos da Transformação Digital dentro da empresa. O Agile incentiva e facilita a comunicação interna, sendo uma ferramenta fundamental.

O Manifesto ágil garante que todos os participantes possam se comunicar  melhor acerca de suas tarefas. Isso pode ser visto no Scrum, por exemplo, que implementa uma reunião diária para rebater dúvidas.

Leia também: Novas tecnologias de comunicação e o futuro das nossas relações

Transparência

É preciso que todos os membros da equipe estejam cientes acerca do que está acontecendo durante qualquer tempo do projeto. A abordagem ágil garante que todos os principais interessados tenham a oportunidade de visualizar as atividades e progressos do projeto por meio de atualizações diárias.

Em todas as metodologias ágeis a transparência pode ser notada. Isso porque o Manifesto Ágil deixa claro a necessidade dessa visão para que o projeto possa avançar sem problemas.

Qualidade

As metodologias ágeis são fundamentadas em qualidade. Seu principal objetivo não é apenas acelerar o processo de desenvolvimento, mas entregar um resultado o mais próximo possível do que o cliente final espera.

Por conta disso, as metodologias como Scrum, Lean, Kanban e outras prezam tanto pela presença do cliente ou seu representante, para garantir que o produto atenda às suas expectativas.

Moral

Uma equipe que pode se autogerenciar e se mantém atualizada acerca de todo o andamento do projeto tem mais segurança sobre as suas decisões e ganha um aumento de moral e confiança.

Como aplicar metodologias ágeis em busca da Transformação Digital?

A aplicação das metodologias ágeis como agentes de apoio à Transformação Digital dentro das empresas é algo que não deve ser imposto à equipe, mas proposto para que haja a colaboração de todos.

Outro ponto é buscar a integração entre os profissionais ligados diretamente às atividades de negócios e os colaboradores responsáveis por buscar e desenvolver soluções, para que eles possam trabalhar em conjunto.

As equipes devem ser multifuncionais, formadas por profissionais capazes de desenvolver uma série de atividades distintas entre si e assumir qualquer tarefa dentro do projeto sem dificuldades.

É preciso também buscar soluções em comunicação para que a colaboração dentro das equipes e entre elas seja facilitada. O ideal é apostar em tecnologias emergentes com potencial para o futuro.

As metodologias ágeis são a forma mais simples e rápida de promover a transformação digital dentro das empresas de forma continuada e garantindo o seu sucesso.

Esdras Moreira

CEO na Introduce Formado em Redes de Computadores, com especializações em Gestão de Pessoas, Coaching e MBA em Marketing. É co-founder da introduceti.com.br, que conduz o crescimento dos negócios através de estratégias e tecnologias. Além disso é investidor no projeto Globin.it, Middas e Grupo 3Minds.

transformacao-digitalTransformação Digital
Da recepção ao pós-venda: empodere seus colaboradores para o atendimento ideal
Dados O que é Data Warehouse?