XaaS: a nova era do Tudo como Serviço

Entenda o que é XaaS e quais benefícios o Everything as A Service pode trazer a sua empresa

Hoje, as empresas perdem muito tempo e dinheiro desenvolvendo as suas atividades localmente, o que já não faz sentido em um mundo cada vez mais digital.

O termo “as a service” vem evoluindo cada vez mais e cria oportunidades para que as organizações utilizem diversas aplicações diretamente em nuvem sem a necessidade de contar com uma infraestrutura física.

Entenda aqui seus impactos em todo o mercado:

O que é XaaS?

O XaaS é a evolução da computação em nuvem onde tudo pode vir a se tornar um serviço e permitir, assim, que as empresas utilizem soluções cloud por meio de demandas específicas e não realizando uma compra.

Hoje, já é possível encontrar ofertas de aplicações, infraestrutura e plataformas totalmente em nuvem que possibilitam a virtualização de qualquer coisa dentro da empresa sem a necessidade de recursos físicos locais.

O termo XaaS pode ser entendido como qualquer tecnologia que antes era utilizada localmente pelas empresas e hoje pode ser adquirida como um serviço e ter acesso por uma nuvem.

Ou seja, podemos dizer que essa movimento de transformação digital só é possível graças a implementação da tecnologia cloud, que permite que as empresas ganhem mobilidade e tenham acesso direto a seus dados de qualquer lugar do mundo.

Mesmo que o cloud tenha se iniciado com três tipos elementares de serviços — o SaaS, IaaS e PaaS —, hoje já é possível entregar praticamente tudo pela nuvem, o que cria um cenário dinâmico e de mais oportunidades de negócio.

Com isso, qualquer novo serviço poderia incluir a sua letra no sufixo “as a Service” para criar uma funcionalidade. Por conta disso, o próprio mercado de TI cunhou uma sigla única para descrever esse cenário, o XaaS, ou Everything as a Service.

O “X” foi utilizado para isso, pois se apoia no conceito matemático de que é um número infinito de possibilidades que podem ocupar o seu lugar e traz um ar ainda mais interessante ao termo.

Para as empresas e consumidores, as possibilidades são inúmeras, já que eles podem pagar apenas por aquilo que consumirem e por um período que acharem conveniente — sem os empecilhos de aquisição de licenças e instalações.

Podemos concluir a definição de XaaS, então, como o responsável por envolver todos os modelos de negócio baseados na prestação de serviços por meio da tecnologia de cloud computing e a internet, sem a necessidade de infraestrutura local.

Um bom exemplo de ferramenta que se encaixa no modelo de XaaS é a Netflix. O negócio da empresa é oferecer streaming de vídeo como um serviço aos seus assinantes.

Como é possível mesclar soluções “as a Service”?

Hoje, com a disponibilidade de cada vez mais tecnologias como serviço, as empresas já não necessitam criar grandes infraestruturas locais para abrigar seus sistemas e podem adquirir as soluções para as suas demandas diretamente na nuvem pelo tempo que for necessário.

Sendo assim, é totalmente possível realizar a mesclagem de ferramentas “as a Service”. Um bom exemplo disso seria criar um documento no Office 365, um Software as a Service, e armazená-lo no Google Drive, um Storage as a Service.

Com a oferta cada vez mais comum de ferramentas em nuvem, será comum para as empresas utilizarem diversos serviços dentro delas, sem a necessidade de trazer nada para a máquina local.

Quais os benefícios do XaaS para as empresas?

O surgimento de diversas tecnologias como serviço trazem inúmeras vantagens para as empresas. A seguir, listamos algumas delas.

Menores custos

Investir em tecnologia sempre foi algo caro e dificultoso para as pequenas empresas que contam com um orçamento curto. Montar uma infraestrutura local e contratar profissionais especializados também demanda muitos recursos.

Graças ao surgimento de diversas tecnologias como serviço, hoje as pequenas empresas podem utilizar de diversas ferramentas a um custo muito mais baixo, pois não há necessidade de comprar equipamentos ou realizar a contratação de mais profissionais.

Flexibilidade e escalabilidade

Outra grande vantagem do XaaS é a flexibilidade e escalabilidade que ele permite, uma vez que sempre que for necessário, basta contratar mais recursos e, caso não estejam sendo demandados, devolvê-los. Assim, elas gastam apenas o que realmente consomem e não pagam a mais por soluções ociosas.

Sem necessidade de manutenção

A manutenção de toda a infraestrutura que mantém o funcionamento do serviço é realizada pelo fornecedor da ferramenta — e a empresa contratante nem ao menos fica sabendo quando ela foi feita.

Fácil acesso à novas tecnologias

O baixo custo de contratação com relação à aquisição de uma estrutura local permite que pequenas e médias empresas tenham acesso à alta tecnologia e os mais novos recursos existentes — o que aumenta consideravelmente o seu poder competitivo no mercado.

Quais os principais problemas que podem ser sanados com XaaS?

As possibilidades existentes com a implementação do XaaS são infinitas, mas já existem diversas soluções no mercado para exemplificar alguns dos problemas que essa tecnologia pode ajudar a sanar.

Storage as a Service

São bancos de dados na nuvem que permitem o armazenamento dos mais diversos tipos de informações — como documentos, planilhas e pastas — que garantem a segurança de tudo o que está armazenado neles.

Malware as a Service

Com o aumento no número de ataques por parte de cibercriminosos, as empresas estão sempre buscando por formas de proteger seus dados e com isso surgiu o MaaS (Malware as a Service), um serviço que visa evitar invasões por parte de hackers.

Network as a Service

O próprio XaaS cria novas necessidades é uma delas é a ligação direta entre a rede interna da empresa e as soluções em nuvem. Com isso, surgiu a rede como serviço, uma ferramenta que possibilita essa integração de tecnologias.

Como você pode perceber, demos apenas alguns exemplos de como o XaaS pode ser aplicado e, como já dissemos, as possibilidades são praticamente infinitas — e limitadas apenas pela sua imaginação!

E você já faz parte da era as a Service?

CEO na Introduce

Formado em Redes de Computadores, com especializações em Gestão de Pessoas, Coaching e MBA em Marketing. É co-founder da introduceti.com.br, que conduz o crescimento dos negócios através de estratégias e tecnologias. Além disso é investidor no projeto Globin.it, Middas e Grupo 3Minds.