O Brasil tem visto uma aceleração intensa na adoção de cloud nos últimos meses. Com a pandemia de Covid-19, as empresas se viram obrigadas a apostar em novas tecnologias para garantir a continuidade de suas operações, o que tornou a nuvem essencial para o atendimento às demandas do consumidor.
De acordo com o Jornal do Comércio, a perspectiva é de que a migração de aplicações críticas siga em ritmo acelerado. Segundo as informações, em 2020 o mercado de cloud deve registrar um crescimento de 30%, em comparação ao ano passado.
Para o CTO de Cloud & Cognitive da IBM Brasil, Wagner Arnaut, as empresas brasileiras entenderam a necessidade de encontrar novas formas de trabalhar, agregar valor e engajar o consumidor a partir do uso da cloud computing. “O crescimento será exponencial”, afirma o especialista.
Até o primeiro trimestre deste ano, a migração para a nuvem vinha acontecendo em ritmo constante, mas o foco principal não eram aplicações críticas. Com a pandemia, no entanto, a cloud passou a ser analisada como estratégia de base para as organizações.
“É quase como se a pandemia tivesse forçado as companhias a colocar em cloud as suas aplicações principais para conseguirem acomodar todo volume de usuários que migrou para o mundo virtual”, acrescenta Arnaut.
Conforme apontado pelo executivo, o aumento da demanda por soluções em nuvem decorreu de três motivações principais:
- Necessidade de desenvolvimento de novas soluções digitais para dar conta das transformações do mercado;
- Demanda por flexibilidade para dimensionar infraestruturas;
- Agilidade para lidar com as mudanças internas e externas.
Wagner Arnaut explica, ainda, que a adoção de cloud vem crescendo em empresas de todos os portes e setores, destacando que a tecnologia tem permitido a potencialização da inovação nos negócios.
Para apresentar a empreendedores, gestores e demais interessados como descomplicar a migração para a nuvem, criando estratégias de forma simples e segura, a IBM, em parceria com o Transformação Digital, realizará um webinar gratuito no dia 29 de setembro. As inscrições podem ser realizadas clicando aqui.