Você pode ainda não saber o que significa o termo pesquisa visual, mas já deve ter até mesmo realizado alguma sem conhecer o conceito por trás desse novo modelo crescente de busca.

A aba “imagens”, no motor de buscas da Google, é capaz de mostrar uma série de figuras e fotografias com base em algum texto digitado, porém, os principais buscadores estão tentando ir muito além disso.

Esse tipo de pesquisa está aumentando muito e chamando a atenção da própria Google, que está buscando melhorar o seu algoritmo de busca de imagens, baseado em elementos visuais, para obter resultados mais corretos. A pesquisa visual também abre oportunidades para negócios. Entenda melhor a seguir!

Pesquisa visual

Antes mesmo de falarmos sobre pesquisa visual, é preciso diferenciar o termo da simples busca de imagens. Recuperar determinadas fotos e figuras baseado em termos digitados é o modelo mais comum hoje.

Esse tipo de pesquisa é realizada comparando o termo digitado na caixa de buscas com uma determinada tag HTML contida nas imagens dentro dos sites. Isso é muito impreciso, pois nem sempre o que é inserido nessas tags, está condizente com a imagem.

Porém, com a transformação digital e as novas tecnologias, as máquinas estão ficando cada vez melhores em discernir informações visuais. Através do reconhecimento de diversos aspectos chaves realizado por inteligência artificial, elas podem verificar o significado das imagens e comparar com o que realmente está contido em uma figura ou foto e, em seguida, oferecer imagens realmente semelhantes que contenham esses mesmos aspectos e signos.

Por exemplo, com o avanço da tecnologia, computadores podem agora interpretar cor, textura e outras formas básicas contidas em uma imagem na hora de realizar uma busca, trazendo muito mais precisão para os resultados.

Esse novo contexto de buscas não se baseia apenas em texto, mas também na utilização de imagens de referência como entrada para as pesquisas, sendo que as máquinas interpretam e buscam por semelhanças para compor o resultado.

Isso deu origem à pesquisa visual, que está ligada a qualquer forma de busca utilizando como entrada imagens, ou palavras-chaves, e que visa como saída outra figura que seja fiel a que foi buscado.

Funcionamento e aplicação

Um novo modelo de buscas significa uma nova forma de clientes encontrarem sua empresa, que, por sua vez, significa mais trabalho para a equipe de marketing e novas oportunidades de se destacar no mercado. Contudo, antes de falarmos sobre isso, precisamos entender como funciona a pesquisa visual.

Tipos de pesquisa visual

Busca por metadata

Os metadados são informações contidas nas imagens, contendo uma série de palavras-chave referentes aquele conteúdo. Esse é o modelo mais simples de busca e utiliza o que foi digitado pelo usuário com relação ao que consta nos metadados da imagem.

Mesmo que a pesquisa visual esteja evoluindo, esse ainda é o modelo mais comum de busca por imagens e não deve ser ignorado pelos profissionais de marketing. Todas as imagens relacionadas com a marca devem manter metados claros e concisos.

Pesquisa reversa de imagem

Lançado pela Google, essa pesquisa é capaz de encontrar imagens idênticas à entrada e é utilizada, principalmente, para visualizar usos indevidos de material patenteado e oficial de alguma marca.

Pesquisa relacionada

A rede social Pinterest lidera nesse modelo que, por meio de um algoritmo, busca por imagens que combinem com a pesquisa realizada pelo usuário.

Outra grande inovação da plataforma foi permitir filtrar os resultados de acordo com as cores presentes nas imagens retornadas pela pesquisa, auxiliando os usuários a selecionar melhor suas buscas.

Pesquisa profunda de imagens

Lançada pelo Bing, a pesquisa profunda é um dos grandes avanços dessa área, permitindo que os usuários selecionem um objeto de uma imagem e localizem resultados semelhantes.

Pesquisa de realidade aumentada

A mistura entre o mudo real e virtual é cada vez mais comum, e a pesquisa de imagens por meio de fotografias em tempo real também já é realidade com o lançamento do Google Lens (leia mais no fim do artigo).

Impacto no Marketing

Hoje, consumidores esperam que suas expectativas sejam atendidas de forma rápida e eficiente, e isso inclui o resultado de pesquisa (sejam produtos ou serviços). Neste cenário, a pesquisa por voz e a visual se mostram como duas novas oportunidades do mercado atual.

As imagens podem ter um grande impacto em vendas de produtos, pois os clientes podem buscar por alternativas a um determinado item por meio de uma foto.

Os profissionais de marketing deverão começar a trabalhar junto aos designers e fotógrafos, para criar imagens que não apenas se destaquem, mas que sejam compatíveis com as buscas dos consumidores.

Em um futuro próximo, muitas pesquisas poderão ser feitas por meio de imagens e as marcas que já começarem a preparar seus sites e redes sociais, hoje, poderão se destacar das demais como principais resultados em seu nicho de atuação.

Exemplos de pesquisas visuais

Já contamos com várias iniciativas na área de pesquisa visual, algumas partindo de motores de busca consagrados como Google e Bing e outras de fontes não tão comuns, como a rede social Pinterest.

Google Lens

O Google Lens é uma iniciativa incrível da Google que não apenas realiza uma busca por imagens, mas manipula vários aspectos com relação a ela. Por exemplo, você pode tirar uma foto de um prédio e pesquisar por restaurantes próximos.

Outra possibilidade, é tirar uma fotografia de um cachorro e pesquisar qual é a sua raça, fazer um retrato de um cartão de visitas e adicionar o telefone descrito na imagem em seus contatos. É a junção de reconhecimento de imagem com inteligência artificial.

Pinterest Lens

Com o mesmo nome do lançamento do Google, a ferramenta desenvolvida pelo Pinterest tem as mesmas funções e a plataforma social tem como objetivo se tornar uma opção real para os profissionais de marketing.

Hoje, a rede já conta com mais de 600.000.000 de pesquisas visuais todos os meses, demonstrando que a plataforma está realmente se tornando um concorrente de peso nesse segmento de buscas sendo que sua ferramenta é considerada a mais avançada hoje.

Bing

A busca por imagens do Bing foi totalmente reformulada para atender aos anseios e demandas dos usuários e seu principal diferencial é a busca por elementos dentro de uma fotografia.

A inteligência artificial da ferramenta é capaz de reconhecer um item e realizar uma pesquisa de imagens referentes aquele item, permitindo que o usuário tenha muito mais liberdade de busca.

A pesquisa visual estará cada vez mais presente e, quanto antes os profissionais de marketing se atentarem a essa oportunidade, maiores as chances de se destacarem no mercado.

Quer saber mais sobre IA e o funcionamento do aprendizado de máquina, um dos pilares do reconhecimento de imagem? Confira nosso artigo sobre Machine Learning!

tecnologiaTecnologia
Jurídico Leis para o trabalho remoto: como se aplicam para empresas e profissionais
Marketing O futuro da influência digital