As implicações do reconhecimento de voz no marketing

Entenda como o reconhecimento de voz impacta o marketing de sua empresa

O impacto do reconhecimento de voz nos negócios passa por muito mais do que o seu simples papel operacional, com ganhos de produtividade e segurança. Esse recurso altera completamente a forma como as pessoas interagem com uma máquina.

Do mesmo modo que os dispositivos mobile mudaram a forma como as pessoas pesquisam, compram e se comunicam, o reconhecimento de voz terá uma influência especial no comportamento do consumidor ao permitir mais autonomia, pois a digitação não será mais tão necessária.

Tudo o que muda o comportamento do cliente impacta diretamente no marketing. Além disso, o reconhecimento de voz abre novas portas e cria a possibilidade de adoção de novas estratégias de marketing. Continue a leitura deste post e saiba mais sobre o assunto!

Avanços do reconhecimento de voz

As empresas que investem em tecnologia da fala começaram a fazer progressos na remoção de barreiras linguísticas. Só com essa inovação, a influência no marketing já seria significativa. Afinal, os diferentes idiomas são uma barreira importante para escalar negócios no âmbito mundial.

O Skype Translator, da Microsoft, oferece ajuda para se comunicar mais claramente com pessoas de todo o mundo. Utilizando o aprendizado de máquina, a ferramenta escuta e aprende padrões falados e escritos.

Uma empresa de reconhecimento de voz (a Voiceitt) vai um pouco mais longe. Com sede em Tel-Aviv, sua solução ajuda a traduzir a fala que não é facilmente inteligível. O aplicativo solicita e grava pequenas frases e começa a aprender a pronúncia específica do falante.

Isso significa a possibilidade de estabelecer uma comunicação eficiente mesmo com pessoas com alguma dificuldade de se expressar. Ou seja, estamos falando de uma real possibilidade de expansão de mercado, sem grandes limitações de alcance de público.

Imagine as parcerias que podem se formar e as inovações que podem surgir se a linguagem não for mais um problema para a fusão de diferentes culturas! Nós já sabemos que a diversidade é um enorme benefício para as empresas e que a linguagem é uma barreira, mas é claro que essa tecnologia ainda depende de conquistar a confiança dos usuários para ser amplamente difundida.

Ainda assim, é razoável considerar que as pesquisas por voz se tornem a forma dominante de consultas na próxima década, e provavelmente nos próximos 5 anos. O ritmo da adoção de tecnologia tem aumentado gradativamente, o que significa que toda nova tecnologia será adotada mais rapidamente do que a anterior.

Essa expansão nos leva a pensar nas suas consequências e nas oportunidades para o marketing. Como já podemos deduzir pelo que vimos até aqui, elas tendem a ocorrer em duas áreas principais: mais disponibilidade e diversidade de dados, além das alterações no comportamento do usuário. Vejamos cada uma delas.

Disponibilidade de dados do usuário

O reconhecimento de voz criará novas possibilidades em termos de dados. Por exemplo, o recurso pode ser capaz de identificar usuários com base na sua região de origem e o perfil demográfico por meio de suas escolhas de vocabulário e padrões de fala. Esse tipo de funcionalidade permite a entrega de respostas mais personalizadas e o levantamento de dados mais detalhados sobre os hábitos de busca de muitos segmentos da população.

inteligência emocional das máquinas já é uma realidade em franco desenvolvimento. Por isso, não é impensável que o software de reconhecimento de voz detecte a irritabilidade, a depressão ou a excitação de alguém. Ter essas informações pode adicionar uma nova dimensão aos resultados da pesquisa, atendendo aos usuários com base no que eles estão sentindo.

Além disso, as pesquisas por voz são mais casuais e podem ter um volume maior. Isso significa que os profissionais de marketing poderão, eventualmente, obter mais detalhes sobre como seus usuários pesquisam.

Comportamento do usuário

A ascensão da pesquisa por voz também pode ter um efeito profundo sobre como os usuários confiam na pesquisa. Por não estarem sobrecarregados com a digitação, eles podem ter acesso a consultas mais longas e a um o diálogo mais aprofundado.

Buscadores de voz também tendem a realizar pesquisas na tentativa de obter informações rápidas, que facilitem a tomada de decisão do consumidor. Em última análise, isso deve aumentar a impaciência dos usuários. Como resultado, as nossas interações online devem se tornar mais rápidas.

Um aumento na pesquisa por voz também pode forçar os usuários a se acostumarem com interações online que não exijam recursos visuais. Em vez disso, eles poderiam ouvir as informações de que precisam e preferir fazer compras apenas com o uso da voz, uma vez que teriam menos trabalho e poderiam até fazer outras atividades simultâneas, como pedalar ou fazer uma refeição.

A pesquisa por voz e o reconhecimento também podem mudar a maneira como interagimos uns com os outros nas mídias sociais, especialmente quando os aplicativos começam a fazer mais para incorporar funcionalidades específicas de voz. Algo semelhante já ocorre com as mensagens de WhatsApp. Em várias situações preferimos a voz no lugar da digitação.

É difícil dizer exatamente como o reconhecimento de voz evoluirá no futuro, especialmente quando os algoritmos de aprendizado profundo assumirem a maior parte do trabalho dos desenvolvedores humanos. Ainda assim, estamos em uma trajetória ascendente de impulso rápido. Por isso, não se surpreenda se começarmos a ver a expansão dessas aplicações nos próximos anos.

Note que, no momento atual, há uma preferência especial dos usuários digitais por conteúdos em vídeo, por exemplo. Eles são mais agradáveis, fáceis de compreender, mais práticos e, normalmente, com um maior apelo de entretenimento. Os recursos de voz podem fornecer uma experiência muito semelhante para alguém que, simultaneamente, desenvolve outra atividade.

Além disso, o reconhecimento de voz nos negócios combinado ao uso de levantamento de dados por meio de reconhecimento facial e sensores de Internet das Coisas aponta para um nível de precisão e segurança com potencial de revolucionar a relação entre humanos e máquinas. Esteja sempre atento às novidades para usufruir dos benefícios que a tecnologia pode oferecer!