Os impactos da Inteligência Artificial na liderança empresarial

Entenda os impactos da inteligência artificial na liderança empresarial

O poder computacional está evoluindo a passos largos e a presença da Inteligência Artificial na liderança empresarial já é uma realidade hoje, com o surgimento de várias formas de aplicação.

Sistemas inteligentes podem auxiliar na identificação de forças e fraquezas, além de antecipar cenários futuros, mostrando-se um ótimo investimento para as empresas que buscam se destacar hoje.

Neste artigo, vou falar um pouco mais sobre essas aplicações, como elas impactam na gestão de empresas e como podem ser utilizadas dentro das diretorias das organizações.

Como ela impacta a gestão?

A informação é o petróleo do século XXI, sendo que as empresas que desejam estar à frente de seus concorrentes devem manejar esses recursos muito bem, seja produzindo ou coletando.

Contudo, mesmo que a informação seja abundante, não é humanamente possível realizar todo o processamento dos dados coletados no ambiente e buscar por insights, para isso, é preciso contar com um apoio externo.

A Inteligência Artificial tem um potencial enorme dentro da gestão de empresas, auxiliando não apenas no processamento de informações, mas também na automatização de tarefas repetitivas e contribuindo para uma melhor performance.

A IA pode ser de grande ajuda ao líder empresarial, concedendo maior agilidade e permitindo a aplicação de abordagens criativas para a transformação digital dentro das organizações.

Ela pode ser aplicada na busca pelo enfrentamento de desafios estratégicos mais complexos e difíceis dentro da organização, encontrando saídas que muitas vezes estão incrustadas em uma massa de dados.

Estado atual

Hoje, muitas empresas já estão visualizando na IA uma forma de melhorar a sua performance e conquistar espaço no mercado, essa é uma tendência cada vez mais comum.

Segundo o Relatório de Tendências de Capital Humano 2018, publicado pela Deloitte, a maioria das organizações já está investindo na busca por ferramentas de Inteligência Artificial.

A computação móvel e em nuvem foram os primeiros passos para a digitalização dentro das empresas. A IA é o próximo passo para continuar a caminhada em direção transformação digital e seus benefícios.

Conforme uma pesquisa conduzida pelo Boston Consulting Group, 85% dos 3.000 executivos entrevistados acreditam que investir na IA pode levar as suas empresas a outro nível, permitindo uma maior competitividade no mercado.

Como ela pode ser aplicada às tarefas da diretoria?

A Inteligência Artificial é capaz de ser totalmente programada para agir conforme as necessidades de uma organização, alterando seus algoritmos para trabalhar com uma grande variedade de fontes de dados como:

  • gerenciamento do ciclo de vida de projetos;
  • designs internos;
  • dados financeiros;
  • informações provenientes das plantas de produção;
  • gestão de RH e recrutamento;
  • dados de fornecedores;
  • contratos e negociações;
  • comunicações;
  • entre outros.

O número de aplicações para a IA dentro da gestão de uma empresa é infindável, sendo possível aplicar a tecnologia nos mais diversos campos como forma de apoiar decisões e automatizar processos.

Com isso, é possível identificar padrões ocultos que não haviam sido descobertos anteriormente, devido à complexidade do cruzamento de dados – hoje possível graças à evolução do poder computacional.

Pode-se, por exemplo, realizar uma análise do número de e-mails trocados entre as mais variadas equipes dentro da organização e descobrir um padrão de não colaboração entre os times.

Isso permitiria ao gestor identificar o problema e trabalhar de forma incisiva para melhorar a comunicação interna, garantindo maior colaboração entre as equipes em prol das metas macro da empresa.

Quais os benefícios de sua aplicação?

São vários os benefícios do uso de Inteligência Artificial para a liderança da empresa. Vamos citar alguns dos principais.

Informação

Um dos principais pontos positivos do uso de Inteligência Artificial na gestão de uma empresa é a possibilidade de contar com informações privilegiadas baseadas em diversas análises, realizadas de forma automática pela solução escolhida.

Resposta rápida

Qualquer mudança no ambiente de mercado em que a empresa esteja inserida, pode ser observada rapidamente pelo gestor, que tem a capacidade de pronta resposta a qualquer risco e oportunidade que venha a surgir.

Filtro de dados

Outro ponto muito interessante sobre o uso da IA por parte da diretoria de uma empresa é que ela pode funcionar como um filtro de informação, repassando apenas o que é relevante para o gestor, impedindo assim, que ele acabe soterrado de dados que não têm nenhum importância em seu dia a dia.

Produtividade

O líder da empresa estará muito melhor assessorado em qualquer de suas decisões, podendo fornecer respostas de forma simples e rápida, melhorando a sua produtividade e de toda a organização.

Evolução

Por meio das análises preditivas realizadas pela IA, o gestor poderá testar cenários e visualizar possibilidades de futuro. Dessa forma, o desenvolvimento da empresa a longo prazo será melhor planejado pela liderança.

Quais os desafios ao utilizá-la?

Mesmo que a IA possa ser um grande avanço dentro das empresas, é preciso estar ciente de que existem desafios a serem enfrentados para que uma implantação de soluções baseadas na tecnologia tenha sucesso.

O primeiro ponto é superar a desconfiança dos próprios colaboradores. Isso, porque, a IA é vista pelos trabalhadores como uma forma de substituição de mão de obra por uma forma mais barata de trabalho.

Isso não é verdade, os colaboradores continuam sendo peças fundamentais para o desenvolvimento e crescimento de uma organização, e isso precisa ficar claro a todos eles para que uma mudança de cultura dê certo.

Outro problema são os custos de aquisição ou desenvolvimento de aplicações de Inteligência Artificial, que mesmo que tenham ficado menos pesados nos últimos anos, ainda podem ser bem altos para pequenas empresas.

Contudo, graças à computação em nuvem, esse problema tem sido contornado, uma vez que estão surgindo várias soluções em cloud que permitem que organizações menores tenham acesso a IA.

A Inteligência Artificial na liderança empresarial tem se mostrado algo indispensável para o futuro das organizações e cada vez poderemos ver empresas apostando todas as suas fichas na utilização da IA como sua estratégia principal.

Para continuar aprendendo, entenda agora qual é o papel do CEO na transformação digital de uma empresa!

CEO na Introduce

Formado em Redes de Computadores, com especializações em Gestão de Pessoas, Coaching e MBA em Marketing. É co-founder da introduceti.com.br, que conduz o crescimento dos negócios através de estratégias e tecnologias. Além disso é investidor no projeto Globin.it, Middas e Grupo 3Minds.