O futuro chegou e não é Skynet: introdução à RPA (Robotic Process Automation)

Rosane Prado

RPA - Robotic Process Automation

A sigla RPA vem das palavras em inglês Robotic Process Automation, que em português podemos traduzir para Automatização de Processo Robotizado.

RPA é uma das tecnologias com crescimento mais rápido do mundo, a percepção é de que as empresas podem economizar tempo e dinheiro em tarefas manuais repetitivas. Isso explica o motivo desse tópico estar entre os TOP 10 do Gartner para Era Digital.

Quando incluímos a palavra Robô , logo lembramos de máquina, ficção, futuro, certo? CERTO! Mas não nesse caso. Aqui esse robô é uma aplicação de software que permite que seja executado um trabalho baseado em regras complexas, interagindo com qualquer aplicativo de software ou site da mesma forma que um ser humano.

Revisando: o robô é uma peça de software instalada em um computador e ele pode imitar as atividades do usuário em um computador.

E qual a diferença entre RPA e a automação tradicional? Simples, a automação tradicional precisa de supervisão constante e interações humanas caso ocorra um problema não programado. O RPA é flexível e tem a capacidade de se adaptar automaticamente a diversas situações, sem intervenção humana.

Após entendido o que é RPA, uma pergunta recorrente surge: Esses “Robôs” irão substituir humanos? A resposta pode variar de ponto de vista, mas no meu ponto de vista a resposta é não!

Entre inúmeros benefícios de implantar RPA é permitir que os colaboradores de uma organização possam focar em tarefas de maior valor agregado e com isso melhorar a entrega e a experiência com o cliente.

Outros exemplos de benefícios na utilização do RPA: Otimização de Processo, Diminuição de Erros, Otimização da Equipe, Agilidade no Atendimento, Execução 24×7 sem interrupção. Quando segmentamos por mercado, podemos citar muitos outros benefícios, e faremos isso ao longo desse ano.

Abaixo, um caso de uso simples para materializar tudo que foi dito acima:

Robotic Process Automation

RPA aplicado ao departamento de RH para atividades relacionadas a contratação de um novo colaborador

O RPA pode ser implementado diretamente pela empresa, e isso demanda um investimento em treinamento e aquisição da Plataforma ou pode ser contratado como serviço end-to-end.

Abaixo algumas referência de plataforma de RPA:

Automation Anywhere é a atual líder de mercado.

Blue Prism foi a 1a empresa a ver o RPA distinto do BPM.

Pegasystems combina a plataforma de Robô com Analytics e ferramenta de gestão.

BringTo(end-to-end) e UiPath disponibiliza uma plataforma flexível como serviço.

ForresterWave Q12017 com o quadrante das empresas de RPA:

Robotic Process Automation

Esse tópico esta bem aquecido e falaremos mais sobre esse ele. Até o próximo!

RPA

Se você ficou interessado no assunto, entenda a fundo o que é Transformação Digital e como ela está moldando o mercado.

Digital Business Consulting na Resource IT Solutions


Digital Business Consulting, motivated by challenge and strongly result-orientated. Always looking for innovative opportunities.