O que é UI Design e como funciona?

Entenda o que é Ui Design e qual a importância dele para sua empresa na Transformação Digital

A criação de produtos de qualidade exige uma série de cuidados por parte dos designers, que devem se esforçar para garantir a melhor experiência para o usuário. Quando falamos de artefatos digitais, a intenção não poderia ser diferente — tanto que termos como user experience, interação homem-máquina e design de interação são comuns no mercado de tecnologia.

Contudo, a finalidade deste artigo é ampliar a sua compreensão sobre o termo user interface. Veremos o que é UI design, quais são as atividades dos profissionais que trabalham na área e por que ele é tão importante. Vamos lá?

O que é UI?

O User Interface Design, ou Design de Interface do Usuário, é uma disciplina que visa a criar os melhores recursos para as pessoas interagirem com um produto. Isso vale para itens tangíveis — artigos físicos, que podemos tocar — assim como para os intangíveis — aqueles que não podemos tocar, já que pertencem ao mundo virtual.

Se focarmos no UI para o cenário digital, em que a sua aplicação é mais notável, estamos nos referindo a métodos de oferecer a experiência mais agradável possível em dispositivos, video games, websites, sistemas e aplicativos. A ideia é que os usuários utilizem esses produtos de maneira intuitiva e não sintam dificuldades em inserir comandos e entender as respostas do software ou aparelho.

Por mais que o UI tenha uma relação muito forte com as telas e aspectos visuais como elementos textuais, botões, logos, imagens e ícones, é importante destacar que ele vai muito além disso. Interface também diz respeito a enviar e receber mensagens para a máquina por meio de outros canais.

O som deve fazer parte do processo. É uma excelente opção para fornecer feedback, informando ao usuário se uma operação deu certo ou não. Ainda em relação a esse canal, devemos lembrar de uma forma de comunicação importante e que conhecemos bem: a fala.

Para se ter uma ideia, tanto os smartphones com sistema operacional iOS quanto Android já têm seus próprios assistentes pessoais capazes de interpretar a linguagem humana. Além disso, dispositivos controlados por voz como o Google Home e o Amazon Echo estão revolucionando a maneira como interagimos com o gadgets no dia a dia.

É interessante enfatizar que existem profissionais especializados em interações com o uso de sons, como os sonoplastas, designers de som e o Voice User Interface Designer, ou designer de interface do usuário por voz. Por isso, nos concentraremos nos aspectos visuais ao longo das próximas seções.

Quais são as funções do UI designer?

Agora que você entendeu melhor o que é o user interface design, vamos conferir as responsabilidades de um UI designer:.

Prototipação

A habilidade de criar protótipos é essencial para um profissional de UI. É por meio deles que o designer conseguirá transmitir as ideias de interação que ele pretende integrar ao produto. Por mais que os recursos de um protótipo sejam rudimentares, a equipe envolvida poderá testá-los, definir se realmente fazem sentido e se podem seguir para implementação.

Vale lembrar que existem inúmeras maneiras de criar protótipos. Entre elas estão:

  • desenhos em papel, cartolina e papelão;
  • imagens ou apresentações interativas;
  • softwares especializados na criação de protótipos ou mockups.

Design

Além de prototipar, o UI designer deve construir as telas ou fluxos que representem os pontos de contato entre o usuário e o produto. Algumas das tarefas principais são:

  • elaborar padrões e o guia de estilo para os elementos visuais;
  • determinar qual será a disposição desses elementos nos mais diversos tamanhos de tela, principalmente quando se trata de um website;
  • fazer o layout de todas as telas;
  • escolher as cores;
  • escolher as fontes;
  • considerar quais elementos interativos usar de acordo com as funcionalidades em cada tela, o que envolve botões, efeitos de rolagem, campos para inserção de dados, ícones, animações, entre outros;
  • definir que tipo de interação cada elemento da UI deve ter (qual o comportamento de um clique no botão, o que acontece quando a pessoa dá um toque no ícone etc.);
  • incorporar padrões de comportamento que já são naturais para os usuários — as chamadas convenções —, como um botão contendo um X para fechar ou uma galeria com miniaturas na parte de baixo e setas nas laterais indicando que é possível alternar entre as imagens.

Por que a UI é importante para a experiência do usuário?

O design de interface do usuário é uma subárea da experiência do usuário, ou user experience (UX). Não é à toa que esses dois campos são tão confundidos. O fato é que ambos têm muito em comum, inclusive a finalidade: promover uma experiência positiva para o usuário.

A diferença é que, enquanto o UI é responsável por decidir os componentes necessários para fazer a interação entre os usuários e o produto, a UX está mais preocupada com as sensações e impressões decorrentes dessa interatividade. Entender a fundo as necessidades e anseios dos usuários e analisar o comportamento das pessoas durante testes, por exemplo, são funções tipicamente do UX designer.

É com tais informações que esse especialista criará esqueletos de como a aplicação deverá funcionar, mais conhecidos pelo nome de arquétipos. Esses recursos serão fundamentais para o UI designer, já que servirão como um direcionamento para as suas ações.

Note como o trabalho colaborativo é uma competência importante na rotina desses profissionais. Durante os estágios de produção, a comunicação entre eles, clientes e desenvolvedores é fundamental para implementar um produto de qualidade, simples de usar e com apelo com o público.

Percebemos, portanto, que a figura do designer de interface é bastante significativa no ambiente de soluções tecnológicas. O UI design é um fator competitivo para o sucesso dos produtos, o que nos mostra que empresas comprometidas com a transformação digital devem, por consequência, estar comprometidas com a usabilidade.

Restou alguma dúvida sobre a distinção entre UI e UX? Então confira nosso próximo artigo: UX x UI: as principais diferenças para usuários e designers.

Diretor de Criação no Portal Transformação Digital

Diretor de arte há mais de 8 anos, diretor criativo no Portal TD, com experiência em branding, UX/UI Design, ilustração, fotografia, mídias digitais e tradicionais. Mencionado em sites importantes sobre design e ilustração como Abduzeedo, Behance e DeviantArt.