UX Design: o que é Experiência do Usuário e qual sua importância

Entenda o que é experiência do usuário, qual sua importância e qual o atual cenário deste setor no Brasil

Com o avanço da tecnologia e o aumento da concorrência no mercado, os clientes tornaram-se exigentes, esperando mais qualidade dos produtos e melhor experiência com a marca. Como consequência, utilizar recursos que melhorem a satisfação do usuário se tornam imprescindíveis e, por isso, sua empresa deve estar atenta sobre o que é o UX design.

UX (user experience) design é o processo pelo qual organizações buscam melhorar a satisfação de consumidores, desde sua usabilidade até a acessibilidade na interação com o produto. De acordo com uma pesquisa realizada pela Nielsen Norman Group, quando um site voltado para o e-commerce utiliza do UX, a taxa de conversão aumenta em 83%.

Ou seja, se sua empresa busca melhores resultados e confiança do consumidor, sua equipe de design deve estar preparada para conseguir atender a demanda e otimizar os pontos de contato com o cliente em prol de uma boa experiência. Portanto, neste artigo, separei tudo o que você precisa saber sobre o UX Design, sua importância na Transformação Digital e como anda o mercado brasileiro nesse segmento.

Entenda como funciona o UX Design

Quando uma empresa coloca como parte do planejamento a experiência do usuário, a solução desenvolvida será feita com base no cliente e nos pontos de contato que ele usa para se comunicar. No entanto, não basta somente o produto em si ter esse foco, o resto da jornada do consumidor também deve. Por isso, selecionamos os principais benefícios, onde se aplica e o responsável pelo UX Design.

Os benefícios

Os benefícios gerados pelo UX Design são vários. Uma organização que o utilize gerará maior percepção positiva para os clientes, relacionamento mais duradouro e baseado em boas experiências, aumento da fidelidade e interação com a marca. Além disso, pode aumentar a taxa de conversão em sites e aplicativos, pois o ambiente se torna mais propício e as ações do cliente são estrategicamente guiadas ao fim do procedimento.

As aplicações

O UX design pode ser aplicado em qualquer plataforma em que o cliente interaja com a marca, ou seja, em que hajam pontos de contato. Desse modo, tal interação pode ser realizada por meio do site, algum sistema ou atendimento (via telefone, e-mail, chat), aplicativos etc.

Os profissionais da área

O responsável pela área de UX poderá trabalhar em diferentes atividades, como por exemplo: design de informação, design visual, design de interação, arquitetura da informação, design de usabilidade, conteúdo, marketing, comunicação e ciência da computação. Desse modo, pode haver diferentes formações para o responsável.

O profissional que desempenha o papel de UX designer deverá, portanto, atingir de maneira positiva o maior número de usuários possíveis. Para isso, se baseará em informações e pesquisas com o intuito de tornar suas decisões mais assertivas. Entre os materiais utilizados, podemos citar os seguintes exemplos.

  • fluxograma;
  • mapa do site;
  • relatório de usabilidade;
  • relatório de análise competitiva;
  • jornada do consumidor;
  • personas;
  • lista de conteúdos;
  • mood board.

As diferenças entre UX e UI Design

Muitas pessoas ainda confundem o UX e o UI, pois acreditam que os dois sejam parecidos. No entanto, um é mais específico e o outro, mais genérico, como veremos abaixo.

UX design

Como já dito, o UX é o estudo que busca encontrar a melhor forma de oferecer uma boa experiência de navegação e satisfazer as expectativas do cliente nos pontos de contato com a marca. Além disso, ele também é uma forma de verificar se os objetivos estão sendo alcançados de acordo com o que foi traçado no planejamento.

UI design

UI (interface do usuário) está relacionado ao aspecto visual, ou seja, design de interfaces e o desenho da página web, aplicativo, softwares etc. Em outras palavras, o UI pode ser comparado a um desenvolvimento front-end, enquanto o UX seria o back-end.

Conheça o mercado de UX Design

O mercado está mudando, tentando acompanhar os passos dos consumidores. Hoje, clientes não buscam somente por uma empresa que cumpra suas promessas, mas que os surpreendam positivamente. Com isso, as marcas passaram a reconhecer mais a importância de investir na experiência do usuário.

Segundo o site DMI, num período de 10 anos e com um investimento de aproximadamente $10.000,00 dólares, uma empresa que foca em UX design tem um retorno até 228% maior do que se investisse na bolsa de valores.

Além disso, de acordo com os dados do artigo Why Software Fails, o UX design pode reduzir até 50% dos retrabalhos, por isso a busca vem aumentando significativamente. No Brasil, a procura por UX designers vem triplicando, pois esse profissional acompanha todas as etapas do projeto, ajudando a empresa a identificar falhas e criar soluções.

Como hoje o consumidor busca pela melhor experiência, o mercado está investindo mais e mais nessa área. De acordo com o LinkedIn, existem mais de 400 vagas disponíveis no Brasil, o que mostra esse crescimento e a relevância que empresas têm dado ao tema.

De acordo com a Michael Page, estes são os motivos pelos quais a busca por UX designers está aumentando.

  • a quantidade de softwares cresceram;
  • organizações perceberam quanto o UX design pode agregar financeiramente;
  • necessidade de equilibrar o número de designers e desenvolvedores;
  • os usuários estão atentos às boas experiências.

E se você busca a carreira em UX design, as notícias são ainda melhores: de acordo com o site Love Mondays, o salário médio de um UX designer é de R$ 4.825,00. Mas lembre-se que as vagas podem aparecer com nomes distintos, como arquiteto de informação, designer de interação, designer de experiência do usuário e outros.

A experiência do usuário já não é mais diferencial e sim um requisito necessário para que uma empresa consiga se manter competitiva no mercado. O investimento consegue trazer o ROI esperado, já que tem a capacidade de levar ao cliente maior satisfação quando interage com a marca.

Entendeu o valor agregado ao UX design? Ele é um dos principais pilares para aumentar conversões, melhorar a experiência do cliente, aumentar sua satisfação e, consequentemente, torná-lo fiel à sua marca. Portanto, é hora de ele fazer parte do seu planejamento.

Agora que você já sabe tudo sobre o UX design, entenda sua importância na Transformação Digital!

Diretor de Criação no Portal Transformação Digital

Diretor de arte há mais de 8 anos, diretor criativo no Portal TD, com experiência em branding, UX/UI Design, ilustração, fotografia, mídias digitais e tradicionais. Mencionado em sites importantes sobre design e ilustração como Abduzeedo, Behance e DeviantArt.