Marketing para vídeos: 7 estratégias para divulgar seu conteúdo

Entenda como fazer marketing para vídeos

Hoje, principalmente para quem trabalha ou quer trabalhar online, é essencial criar vídeos interessantes e engajantes para sua estratégia de divulgação. Isso acontece porque esse tipo de conteúdo é um dos mais bem sucedidos entre os usuários da internet, já que é um formato fácil de ser consumido.

Entretanto, além de simplesmente criar esse tipo de material, é preciso ter uma boa estratégia para alcançar as pessoas que realmente se interessem por seus vídeos. É nesse cenário que surge a importância de fazer um bom marketing para vídeos.  

Para ser bem sucedido nos diversos canais de comunicação, é preciso estudar e se atualizar, e isso não seria diferente em plataformas como o YouTube.

Nessa rede, você precisa criar ações de marketing para vídeos para aumentar não apenas os inscritos em seu canal, mas também o engajamento deles com seus conteúdos, o que, consequentemente, melhora o seu desempenho nessa plataforma de vídeos.

Quanto mais inscritos e visualizações em seus vídeos, mais relevante é o seu canal e, com isso, maior será a visibilidade de seus vídeos.

Pensando nisso, selecionamos 7 estratégias para te ajudar a criar uma estratégia de marketing para vídeos mais assertivas, que farão com que seu canal no YouTube gere mais engajamento, credibilidade e autoridade para você ou para a sua empresa.

01. Conheça sua persona e entenda os canais de comunicação que ela utiliza

Persona é uma representação fictícia de seu público real, ou seja, das pessoas que você quer atingir com seu conteúdo. Ela deve ser construída com base em dados reais de comportamento e características demográficas de seu público de interesse.

A partir do recolhimento desses dados, você poderá estipular quais são suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e dores.

Isso deve ser feito porque, quanto mais conhecimento você tiver sobre quem é o seu público, mais você acertará na produção de conteúdo e, assim, conseguirá atingir as pessoas certas.

O objetivo é que sua audiência reconheça seus vídeos como uma fonte de conhecimento relevante. Além disso, ao conhecer bem quem é sua persona, você consegue pensar em maneiras de fazer um marketing para vídeos mais assertivo, que realmente atraia a atenção dessas pessoas.

Existem algumas táticas para entender o que sua audiência quer ver. A seguir, mostramos algumas:

  • Olhe para a sua persona e acompanhar os assuntos mais comentados do momento no Google Trends,  trending topics do Twitter e vídeos em alta do YouTube que tenham a ver com o conteúdo que seja interessante para ela e com sua linha editorial.Você também pode usar o campo de busca do YouTube para ver o que os maiores canais do seu nicho estão falando e, assim, se inspirar nessas pesquisas.
  • Defina a linha editorial do seu canal e se ater a ela. Assim, seu público saberá exatamente o tipo de conteúdo que você produz e saberá que seu canal apresenta a profundidade que ele espera.
  • Tenha um conteúdo que se aproxime o máximo possível de uma produção profissional. Vídeos bem produzidos são aqueles que têm uma boa qualidade, que pode ser alcançada mesmo com uma produção simples. Investir em uma câmera, iluminação, microfone e um escolher um bom programa de edição de vídeos são fundamentais para entregar um material que interesse ao seu público e seja bem produzido.  

Entretanto, além dessas dicas, você também precisa saber onde seu público está. Afinal, de nada adianta ter todo esse investimento para fazer vídeos para o Youtube se o seu público está, majoritariamente, no Facebook, por exemplo.

Por isso, invista seu tempo entendendo bem quais são os canais de comunicação mais utilizados por sua audiência, para colocar seus vídeos onde ela está.

02. Use as redes sociais

As mídias sociais são excelentes canais para fazer marketing para vídeos.

Você pode utilizar, por exemplo, os Stories do Instagram para informar que seu vídeo acabou de ser publicado.

Essa ferramenta tem sido muito valorizada tanto pelos usuários dessa rede quanto pelos empreendedores que divulgam seu negócio, pois esse recurso está garantindo muito mais alcance para quem o utiliza.

Entretanto, você precisa entender primeiro sua persona, como já dissemos, porque não adianta usar o Instagram se o público que você quer atingir não está lá.

Além disso, lembre-se de sempre ser objetivo nas publicações em redes sociais. Geralmente, as pessoas gastam poucos minutos para ver os conteúdos em suas timelines, principalmente em redes sociais mais visuais, como o Instagram e o Pinterest. Por isso, é essencial ir direto ao ponto.

Uma boa dica aqui é  fazer uma publicação mais provocativa com uma pergunta que você sabe que seu público tem sobre o assunto que você vai falar no vídeo.

Você também pode promover seu conteúdo com anúncios nas mídias sociais. O Facebook e o Instagram Ads, por exemplo, têm apresentado ótimos resultados, e você pode utilizar essas ferramentas para aumentar ainda mais o alcance de seus conteúdos.

03. Faça lives

Várias plataformas online têm disponibilizado lives, como o Facebook, o Instagram e o YouTube. Esse tipo de abordagem têm se mostrado realmente efetiva para divulgar conteúdos.

É preciso lembrar que seus seguidores receberão uma notificação assim que sua live começar, o que aumentará muito as chances deles assistirem a transmissão ao vivo. Mas isso só será realmente válido se você souber divulgar essas lives antes, para que as pessoas já se preparem para elas antes mesmo delas acontecerem.

Além disso, é aconselhável que seu conteúdo seja interessante o suficiente para que seu público de interesse fique até o final da transmissão.

Para isso, você vai precisar engajá-los com conteúdo relevante. Informações interessantes e perguntas durante a live podem ser boas estratégias para manter sua audiência interagindo com seu conteúdo.

Essa é uma oportunidade única para se conectar com sua audiência e dizer a seu público que você está presente, pois, uma das grandes vantagens dos vídeos ao vivo é que eles permitem que você se aproxime de seus seguidores mantendo um diálogo aberto.

Outra dica importante é, durante a transmissão, pedir que quem está acompanhando sua live se inscreva em seu canal do YouTube ou visite sua página de vendas. Com isso, você consegue usar o vídeo ao vivo como fonte de divulgação de seus outros conteúdos.

04. Crie anúncios

A mídia paga permite que anunciantes alcancem mais pessoas e com muito mais precisão do que o conteúdo orgânico.

Portanto, se você quer que seu conteúdo seja visto por quem realmente interessa, é essencial optar pelos anúncios pagos.

É claro que você pode ser encontrado por seu público apenas com o tráfego orgânico, apostando em estratégias de conteúdo e SEO. Mas, com o aumento da concorrência, fazer apenas isso não é o suficiente. Se você quer ser visto, é essencial que você invista em anúncios pagos para que o conteúdo produzido ganhe destaque.

Hoje, já se sabe que as pessoas recebem sugestão de conteúdo com base em suas preferências. Cada um de nós tem um perfil na internet, e o conteúdo que é exibido tem como base nossas interações online. A partir disso, as plataformas de distribuição exibem o que é mais relevante para cada um.

Um benefício dos anúncios pagos é que as ferramentas de campanha, como o Google, garantem que as pessoas com as características certas que você pré-determinou recebam seus vídeos.

E qual é a melhor maneira de fazer marketing para vídeos se não restringindo bem seu público?

05. Use seus vídeos em seu blog

Se você tem um blog, uma boa forma de fazer marketing para vídeos é colocando-os ao longo de seus posts.

Esse formato oferece vantagens para você, que consegue divulgar seus vídeos em outro canal de comunicação, e para seus leads, que têm acesso a um conteúdo mais completo dentro de um post.

Mas tome cuidado para não colocar qualquer vídeo em seu blog!

Priorize conteúdos relacionados aos temas que você abordar nos textos para que a mensagem seja relevante. Isso pode fazer com que o usuário fique envolvido com seu conteúdo e até mesmo entre em seu canal para conferir outros materiais.

Uma boa ideia é expandir a experiência do usuário enviando sua audiência do YouTube para seu blog e vice-versa. Dessa forma, você instiga o seu público de interesse a buscar cada vez mais seu conteúdo e em diversos canais.

Essa é uma estratégia que tem sido bastante utilizada por empreendedores digitais, pois canais que contêm materiais em vários formatos e que conversam entre si, ajudam a aumentar o envolvimento das pessoas com os conteúdos postados. Além disso, essa prática ajuda para que você seja reconhecido como autoridade em sua área de atuação.

06. Peça para as pessoas compartilharem seus vídeos

Um conteúdo bem produzido e engajante fará com que as pessoas curtam e até mesmo recomendem ele para seus amigos e conhecidos.

Mas, além disso, procure sempre lembrar os usuários onde está o botão de compartilhamento de vídeos e pedir para que sua audiência divulgue o conteúdo em suas mídias sociais.

Além de ser uma ação efetiva, ela pode reforçar a ideia de comunidade entre as pessoas que têm interesse em seus conteúdos. Isso ajuda a criar um sentimento de que elas fazem parte de seu ciclo.

Entretanto, é preciso prestar atenção na abordagem que você fará.

Utilize sempre palavras amigáveis de incentivo e evite um tom apelativo para não causar o efeito contrário, que seria a rejeição e não recomendação de seus vídeos.

07. Diminua a distância entre você e o público

Criar conteúdo interessantes é essencial para ter sucesso em suas estratégias de marketing para vídeos.

Se você tem um bom conteúdo e sabe apresentá-lo bem, a chance de que o usuário volte a seu canal é maior.

Além disso, com vídeos relevantes e que respondam às dúvidas e atendam as necessidades de quem assiste seus conteúdos, a distância entre você e seu público diminuirá bastante, criando assim uma comunicação com muito mais interação.

Existem diversas estratégias para fazer um conteúdo que faça com que seu público ame seu canal.

Você pode apostar, por exemplo, em vinhetas que chamem a atenção das pessoas, criar webinários para responder dúvidas, mostrar os bastidores e fazer vídeos explicativos. Essa são algumas ideias para fazer com que as pessoas sintam que estão gastando tempo com conteúdos significativos e agregadores.

Invista em seu marketing para vídeos

Se você chegou até aqui é porque, provavelmente, já faz vídeos e quer que eles alcancem uma audiência maior.

Você deve ter percebido que, além de produzir conteúdo relevante e de qualidade, é preciso pensar na plataforma e nos meios de comunicação utilizados para divulgar seus vídeos.

Para te ajudar ainda mais com a criação de seus conteúdos, separamos também 15 ideias de vídeo para engajar seguidores no YouTube. Não deixe de conferir e acrescentar essas dicas em sua produção de vídeos.

 

Analista de Marketing na Hotmart

Analista de Marketing da Hotmart, uma plataforma gratuita e completa para hospedar e vender cursos online. Nossa missão principal é permitir que as pessoas aumentem sua renda compartilhando com o mundo o que elas têm de melhor: seus conhecimentos.