Blog corporativo: a importância, vantagens e dicas para o sucesso da estratégia

A importância do Blog corporativo

Blogs sempre foram um excelente meio de comunicação e informação entre usuários e clientes, e atualmente, tem se tornado uma excelente ferramenta de marketing de conteúdo.

Porém, muita gente ainda não sabe ou ainda não se deu conta das possibilidades e da força que um blog tem até hoje – um momento altamente propício para investir em conteúdo.

Ter um blog corporativo é uma possibilidade de se destacar no mercado e gerar interação com potenciais clientes. E pensar no blog como uma forma de aumentar o engajamento de pessoas e gerar novos negócios é uma excelente estratégia.

O blog como ferramenta de marketing

Atualmente, muitas empresas têm utilizado blogs como ferramenta de vendas. Disponibilizar a seus clientes informações relevantes e cativá-los por meio de conteúdos de interesse pode reverter ótimos resultados para sua empresa.

Empresas que já possuem um canal de conteúdo saem na frente da concorrência pois conseguem criar uma relação mais íntima com seus clientes. Com o tempo, essas empresas passam a ser referências para determinado assunto e seus consumidores passarão a consultar seus conteúdos rotineiramente.

O blog ajuda a entender melhor o que seus consumidores querem e o que pensam de sua marca, produto ou serviço oferecido. Desse modo, auxilia sua empresa a entender possíveis falhas, enxergar pontos a melhorar e a encontrar oportunidades de aprimoramento e evolução.

Além disso, por ser uma eficaz prática de divulgação, ele possibilita que seu site seja visualizado com mais frequência – o que, com o tempo, fará sua popularidade aumentar.

Independentemente do segmento de atuação, todas as empresas que buscam ter sucesso na Internet precisam incluir um blog em sua estratégia de marketing digital.

Confira neste artigo a importância e a força que o blog tem até hoje, sendo uma ferramenta altamente eficiente para a estratégia de marketing do seu negócio.

Reconhecimento da marca

Ter um blog atualizado pode aumentar o reconhecimento de sua marca e facilitar que pessoas interessadas em seu conteúdo cheguem até você com mais facilidade.

Além de alcançar o público-alvo de seu negócio, esse canal, quando otimizado, impulsiona a visibilidade da sua empresa e faz com que ela apareça nos buscadores, como o Google, por exemplo, o que pode auxiliar e aumentar a quantidade de visitantes em suas páginas.

Assim, se tornando conhecido, com mais pessoas acessando seu blog, as chances de fechar novos negócios só tendem a aumentar.

Você como referência no segmento em que atua

Para que você se torne uma referência de conteúdo é importante manter a periodicidade das publicações. Conhecer o seu público e avaliar as necessidades dele é uma das formas para definir o planejamento ideal.

Mas você deve estar se perguntando: “Por que me tornar uma referência de conteúdo se meu intuito é vender?”. Se você estiver se fazendo essa pergunta, vamos te dizer uma coisa: marketing de conteúdo tem um poder incrível como ferramenta de vendas.

Há algum tempo, empresas de todos os segmentos descobriram a importância de ter um conteúdo vendedor. O conteúdo de seu blog, para gerar negócio, deve engajar pessoas e instigar o leitor para gerar uma futura compra.

Se tornar uma referência em conteúdo faz com que o cliente seja “fiel” a você. Ele vai saber que quando precisar daquele serviço ou produto, poderá contar com a sua marca – e por acompanhar com frequência suas publicações, sua credibilidade será alta.

Aumento da credibilidade de sua empresa

Quando você evidencia aos seus clientes a expertise que tem em seu segmento, sua credibilidade pode aumentar consideravelmente. Pense você o quão relevante pode ser um blog para ajudar um cliente a fechar um negócio. Tudo fica mais fácil quando uma empresa é conhecida por determinado assunto.

Neste aspecto, alguns conteúdos são bons aliados para evidenciar as qualidades de sua empresa. Fazer reviews, por exemplo, além de despertar o interesse do cliente, mostra seu conhecimento no segmento e que você está atento às novidades da sua área.

Conhecimento do público-alvo e de seus interesses

Marketing de conteúdo e SEO são aliados quando o assunto é Blogging. Para que seu blog atinja seus objetivos de venda ou engajamento, é preciso conhecer o público que acessa seu conteúdo e quais são seus principais interesses.

Utilizar a ferramenta Google Analytics pode ser uma boa opção para avaliar a performance de suas páginas em geral.

É possível obter dados como número de acessos, quantidade de interação nas páginas, taxa de rejeição, perfil do público, páginas mais acessadas, entre outras informações valiosas para montagem de sua estratégia.

Sabendo especificamente qual o seu público é possível definir a persona, e então desenhar uma estratégia de conteúdo específica para o público que têm se interessado pelo blog.

Avalie as intenções de compra deste público, por exemplo, enviando emails marketing para interagir mais com este usuário, captar mais informações sobre ele e seus interesses e também fortalecer a divulgação de sua empresa, ampliando os canais de atuação.

Posicionamento no Google

Quem não é visto no Google não é lembrado”. Essa frase já se tornou um mantra de empresas que buscam investir no marketing digital para impulsionar seus negócios.

Se o seu blog não aparecer nas primeiras colocações do Google, provavelmente não atingirá os resultados esperados. A maioria das pessoas se contenta com os resultados de busca da primeira página, e no máximo vão até a segunda.

Isso porque ninguém quer perder tempo. A Internet por si só já é uma ferramenta que leva ao usuário possibilidades infinitas em poucos cliques, com resultados rápidos. Ninguém vai procurar página por página.

É importante que seu blog esteja bem posicionado no Google para que você atinja um maior número de pessoas. Estratégias de SEO são fundamentais para o alcance deste objetivo.

Confira algumas dicas para impulsionar o bom rankeamento do seu blog

Conteúdo relevante: O Google apresenta nos resultados de busca os conteúdos mais relevantes para a pesquisa do usuário, seu conteúdo precisa deixar claro a temática que aborda, ser coerente e objetivo e ter no título, em poucas palavras, do que se trata. Além disso, é importante utilizar palavras-chave para que os motores de busca entendam o que o texto aborda, facilitando que ele apareça quando alguém digitar tais palavras na busca.

Otimização das páginas: É altamente recomendável que as páginas de seu blog sejam otimizadas para impulsionar seu posicionamento no Google. Utilize hiperlinks, títulos e subtítulos em h1 a h6, imagens nomeadas de acordo com a palavra-chave utilizada no texto, entre outras práticas.

Saiba mais em: SEO: 10 dicas para otimizar seu site

Gere Link building: O link building é uma prática muito utilizada entre sites, blogs e mídias sociais atualmente. Você pode formar parceria com alguma página que tenha relação com a temática do seu blog e trocar links. Basta fazer uma indicação com o link da página e vice versa para que a “construção de links” aconteça. Quanto mais páginas na web estiver apontando para você mais o Google entenderá que seu blog tem relevância.

Faça publicações regularmente: Para que seu público continue engajado é preciso realizar uma nutrição, ou seja, desenvolver novos conteúdos regularmente e manter a frequência das postagens.

Fique atento à qualidade do conteúdo oferecido aos visitantes do blog, pesquise novidades e novas abordagens para que o interesse se mantenha. Ofereça sempre conteúdos que seu público-alvo tenha interesse em consumir.

De acordo com as estatísticas, cerca de 87% das empresas que atualizam frequentemente um blog, conquistam novos clientes a cada dia.

Benefícios que você pode obter com seu blog corporativo

Veja alguns dos benefícios que você pode ter ao utilizar o blog como ferramenta de marketing:

  • Reconhecimento da sua marca;
  • Posicionamento no Google;
  • Aumento da credibilidade de seu produto ou serviço;
  • Ser autoridade ou referência no segmento em que atua;
  • Crescimento das vendas;
  • Mais chances de gerar novos negócios e parcerias.

Seu blog pode gerar mais visibilidade ao seu negócio, e pode se tornar uma grande fonte de renda e lucratividade. Veja algumas das possibilidades de como ganhar dinheiro na internet com seu blog

Conclusão

Empresas que buscam aumentar sua autoridade no mundo digital devem apostar em blogs corporativos, pois o conteúdo tem se tornado, cada vez mais, uma ferramenta valiosa no marketing digital.

Hoje em dia, empresas que não migraram para o digital estão ficando para trás. A forma como as pessoas se comunicam e buscam informações mudou, e é preciso que as companhias acompanhem a mudança para não perderem oportunidades de negócio.

Se você busca aumentar suas vendas, utilize o blog de sua empresa como uma das estratégias de crescimento. Conheça seu público-alvo, apresente seus diferenciais, forneça conteúdos objetivos e ricos em informações e mantenha a frequência das postagens.

Não esqueça também de estar atento às novas tecnologias: há muitas ferramentas disponíveis no mercado que oferecem ótimos recursos para blogs. 

Aplicando essas dicas você poderá sentir gradualmente resultados positivos na performance de sua empresa no digital.

 

Content Manager na WebLink