A Transformação Digital exige uma liderança exponencial

Entenda o que é Liderança Exponencial e como ela pode auxiliar a Transformação Digital de sua empresa

Com todas as mudanças que estão ocorrendo por conta da Transformação Digital, os líderes tradicionais já não terão espaço no futuro do trabalho, sendo necessária uma adaptação aos novos tempos. Nesse novo contexto, então, surge a figura da liderança exponencial.

Mas, afinal…

O que são líderes exponenciais?

O avanço tecnológico não para e coisas que não são possíveis hoje podem se tornar realidade em pouco tempo. A globalização, a economia colaborativa e as novas relações de trabalho são apenas alguns pontos do cenário de disrupção.

Dentro deste contexto, mesmo que todos estejam buscando manter-se atualizados e seguindo ritmo, os profissionais e líderes da atualidade nunca pareceram tão perdidos.

O cenário em que vivemos exige, cada vez mais, que sejam desenvolvidas novas competências e atitudes por parte de todos os profissionais que atuam no mercado.

Essas habilidades não são necessárias apenas para prosperar, mas também para sobreviver às mudanças, sofrendo o mínimo possível com seus impactos. Para isso, os líderes precisam manter uma essência disruptiva naturalmente.

É preciso que eles se tornem expansivos, conhecendo profundamente as nuances do novo cenário de negócios e atentos a todas as suas novas possibilidades, que já não são mais lineares, e sim exponenciais.

Quais os diferentes tipos de lideranças exponenciais?

Existem vários tipos de líderes exponenciais, e o rumo que você pode tomar para se tornar um são vários. Vamos listar alguns dos mais comuns hoje, mas é essencial ter em mente que, no futuro, muitos outros podem surgir.

Futurista

Extremamente ligado ao futuro, um líder exponencial futurista se preocupa em reunir informações suficientes que lhe permitam analisar cenários futuros e preparar a empresa para as mudanças que possam ocorrer.

Sua principal característica é imaginar novas possibilidades e oportunidades que o futuro reserva com otimismo e certa empatia aos riscos, buscando sempre entrar em novos mercados e aproveitar todas as chances que possam surgir.

Inovador

A criação de demandas era uma das principais características de Steve Jobs, fundador da Apple. Ele era um líder exponencial e inovador, que via formas de criar produtos que fossem desejados pelas pessoas.

Criatividade e experimentação são duas das particularidades encontradas em líderes inovadores, que buscam sempre criar soluções que ainda não estão à disposição no mercado, além de despertar o lado da inovação em seus colaboradores.

Tecnologista

A tecnologia é o motor da Transformação Digital. Sabendo disso, o líder exponencial tecnologista está sempre de olho no mercado, procurando pelas melhores soluções disponíveis para alavancar o negócio.

Ele acredita que o uso de ferramentas é a melhor maneira de otimizar seus processos e garantir melhores resultados para a empresa — e, para isso, ele está sempre antenado em todas as novidades.

Humanitário

A Transformação Digital e as novas tecnologias promoveram uma mudança de comportamento no ser humano e uma revolução nas relações de trabalho. O líder exponencial humanitário sabe disso e busca compreender as necessidades de seus colaboradores.

Ele entende que a força motora da empresa são seus funcionários e, por conta disso, coloca a sua satisfação como uma das prioridades para melhor servir seus clientes e promover o crescimento do negócio.

Curioso

O líder curioso busca constantemente entender o mundo à sua volta, seu mercado de atuação e até mesmo outras disciplinas que possam auxilia-lo a desenvolver melhores estratégias de negócio.

Todos os conhecimentos adquiridos por ele acabam sendo aplicados para o bem da empresa, assim construindo o seu caminho rumo a um futuro mais próspero.

Quais as novas habilidades requiridas?

São várias as habilidades necessárias para se tornar um líder exponencial.  Entre as principais, podemos listar:

Permanecer aberto

Os líderes exponenciais sabem que a inovação e o futuro só podem ser alcançados por uma mente aberta, que não se apegue a velhos processos e modelos de negócios, e que aceite e se adapte às novas regras do mercado.

Uma forma de manter essa abertura é criar uma cultura de comunicação e expressão no ambiente de trabalho, em que todos os colaboradores possam ser livres para dar suas opiniões.

Buscar a criatividade para resolver problemas

A inovação não é feita só de tecnologia.

O sucesso por trás de uma solução é a sua capacidade de resolver o problema enfrentado pelo cliente de uma forma simples e eficaz — e isso só pode ser alcançado com uma boa dose de criatividade.

Muitas empresas gastam uma grande soma em recursos financeiros para lançar um produto e acabam não conseguindo o retorno desejado, enquanto outras lançam produtos simples e vendem muito. Os líderes exponenciais utilizam da criatividade para enfrentar os problemas do dia a dia, o que (agora sim) pode ser potencializado pelas tecnologias.

Continuar aprendendo

Os líderes exponencias sabem que, em um mundo em constante mudança, o guru de hoje pode ser o tolo de amanhã. Sendo assim, é necessário sempre buscar renovação.

Eles sabem que até mesmo os funcionários mais novos têm algo a oferecer e ensinar para os outros e que, portanto, precisam ser ouvidos. Líderes exponenciais nunca encerram o seu aprendizado.

Possuir mentalidade de crescimento

Líderes exponenciais nunca estão satisfeitos e enxergam erros e falhas como oportunidades para crescer e se desenvolver, levando a empresa consigo. Falhar faz parte do processo do sucesso e eles sabem disso.

Os líderes exponencias acreditam que resultados ruins são apenas uma oportunidade de aprender que determinadas estratégias não funcionam e se tornar melhores do que antes como gestores.

Envolver-se constantemente

Outra habilidade esperada de um líder exponencial é o envolvimento constante com todas as áreas da empresa, sem negligenciar o “chão de fábrica” para se voltar totalmente à administração.

Os líderes exponenciais estão sempre de olho em tudo o que acontece dentro da empresa e buscam sempre engajar os colaboradores em todas as suas ações, tentando obter o máximo de resultados possível.

Por que se tornar um líder exponencial na Transformação Digital?

Empresas que não são encabeçadas por líderes exponencias tendem a desaparecer ou sofrer muito com a Transformação Digital, visto que os gestores convencionais são muito menos maleáveis às mudanças.

Novos nichos estão surgindo e modelos de negócio antigos estão desaparecendo. É preciso manter um novo olhar sobre a maneira de se criar soluções e fazer negócios se uma empresa quiser sobreviver nesse novo ambiente digital.

Isso, no entanto, só é possível por meio da atuação de um líder exponencial, com visão de futuro, coragem para inovar e vontade de buscar por formas de fazer a empresa crescer nessa nova realidade.

A liderança exponencial é o futuro da gestão, com líderes ágeis e inovadores que não tenham medo das mudanças e novas tecnologias que ainda vão surgir no mercado.

Quer saber mais sobre liderança e Transformação Digital? Então entenda como os líderes exponenciais irão guiar as empresas do futuro!

Diretor de Conteúdo no Portal TD

Igor Lopes, jornalista, é hoje o diretor de Conteúdo do portal Transformação Digital. É também colunista de tecnologia no BandNews TV. Já passou pelos principais veículos especializados em tecnologia do Brasil. Na NZN, foi diretor de conteúdo das sete propriedades do grupo (Tecmundo, The BRIEF entre outros); no Canaltech foi editor-chefe e cofundador do site. Cobre o mercado de negócios em tecnologia há mais de 12 anos.