Estamos passando por um momento de Transformação Digital conhecido como a quarta revolução industrial, onde as novas tecnologias são essenciais para acompanhar as expectativas de clientes. Para responder a essa demanda, tornou-se imprescindível saber as principais tendência para agências de marketing e publicidade digital.

As tendências da publicidade digital mudaram do desktop para o celular nos últimos anos. Hoje, a fim de manter-se competitivo dentro do ambiente acirrado no qual as organizações se encontram, é necessário ouvir o usuário e suas necessidades, assim como o que há de disponível no mercado.

Desse modo, pesquisamos o que o futuro (não tão distante assim) reserva para as agências de marketing e publicidade digital e voltamos com algumas informações interessantes sobre as principais tendências que terão um forte impacto no restante de 2018.

Tendências para processos

O marketing digital está sempre evoluindo e, consequentemente, é vital para a longevidade de uma agência de marketing que mantenha as melhores práticas e tendências de negócios.

No entanto, duas perguntas críticas que são continuamente feitas pelos profissionais da área: o que há de novo no mundo do marketing? E, mais importante, o que vem a seguir?. Por isso, listei algumas tendências para processos internos na sua agência que impactarão diretamente nos resultados.:

01. Colete mais dados

coleta e análise de dados são necessárias para determinar o porquê dos esforços de marketing estarem produzindo certos resultados e também para prever o que provavelmente acontecerá no futuro.

Por exemplo, sem a ajuda da coleta de dados e de softwares de análise, de que outra forma você aprenderá quais páginas do seu site são mais visitadas ou mais populares entre os usuários? A única maneira de saber isso é coletando e analisando dados. Portanto, invista em plataformas pagas e/ou gratuitas para melhorar os insights.

02. Trabalhe com home office

Para superar a escassez de talentos, muitas agências começaram a contratar funcionários remotos. Como essa nova tendência de negócios, também é possível economizar nas despesas de escritório e aumentar a produtividade dos funcionários.

03. Tenha relações mais fortes com clientes

Cultivar leads não é novidade para o marketing, não é mesmo? No entanto, ao aumentar a comunicação com os clientes e contribuir para seu sucesso, agências começarão a ver ainda mais negócios prósperos. Para isso, é necessário desenvolver um relacionamento de longo prazo entre cliente e agência.

Isso requer um estilo de comunicação aberto, respeito, compreensão e confiança. Reconhecendo e praticando essas qualidades, seus clientes percorrerão um caminho mais curto até tornarem-se fiéis à sua empresa.

04. Invista em tecnologia de marketing

Anteriormente, todas as equipes e agências de marketing enfrentavam o mesmo problema comum: processos fragmentados, lentos e ineficientes. Agora com a tecnologia de marketing, as equipes podem reduzir o retrabalho, melhorar processos e ter uma comunicação mais rápida e mais fluída.

Ao investir em tecnologia de marketing, as agências podem cortar custos em outras áreas, por exemplo. Quando falamos de landing page, não há mais a necessidade de contratar desenvolvedores adicionais para criar páginas, pois agências que utilizam softwares de marketing podem ter a página criada em alguns segundos.

Tendências para produtos e serviços oferecidos pela agência

Além de entender as principais tendências nos processos, é extramente importante saber as novas formas de agregar valor e melhorar a experiência dos clientes nos produtos e serviços oferecidos pela agência. Portanto, selecionamos três dicas da atualidade:

Pense na mudança social

Embora a publicidade influencie nosso comportamento como consumidores, ela também tem o poder de moldar nossas aspirações e reforçar nossos valores. As mídias sociais levaram as empresas a abandonarem os monólogos e conversarem com os usuários, transformando a relação entre marca e comprador.

Essa dinâmica tornou as marcas mais humanas no processo, à medida que elas se concentram em criar conversas sobre valores que são compartilhados na sociedade. Campanhas baseada em valores são lucrativas e trazem bons resultados de engajamento, pois fazem com que as pessoas conversem e compartilhem o conteúdo.

Tudo o que seu cliente quer são resultados, não é? Assim sendo, pense na mudança social e ofereça ideias que tenham um propósito e que alimente o diálogo entre usuários.

Automação é pra ontem

No momento em que os profissionais de marketing digital precisam estar em todos os lugares e acompanhando tudo, a tecnologia de automação é quase uma obrigação. Essas ferramentas economizam tempo dos funcionários e oferecem aos gestores uma visão maior sobre o que impulsiona seus negócios.

E não pense que estou falando apenas de automação de e-mail marketing. A tecnologia já avançou muito e hoje é possível automatizar até mesmo a gestão das agências.

Além disso, softwares de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) podem parecer destinados aos clientes da agências, mas também ajudam as próprias agências a classificá-los e prospectá-los em segmentos para uma comunicação mais personalizada, elevando a experiência do cliente (mesmo que estejamos falando do setor B2B aqui) e eficiente. Portanto, se você não tem um, cuidado! Pode ficar atrás do concorrente que faz o uso.

É importante frisar que ou a agência cria a cultura de saber, entender e realizar abordagens que de fato o aproximem do cliente ou ela nem deve começar a imaginar um futuro próspero. Clientes (e seus consumidores) sabem bem quando você investe tempo e recurso para tornar a experiência deles melhor, ou seja, não fique em um meio termo.

Acompanhar as expectativas dos clientes e oferecer a eles as melhores experiências não são tarefas fáceis, não é mesmo? No entanto, é possível tornar tais práticas mais intuitivas com a ajuda da tecnologia.

Agora que você conhece as principais tendências, que tal saber mais sobre as mudanças necessárias para que sua agência continue relevante no mercado?

José Quintella

CEO da iClips, com MBA em Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e bacharelado em Administração pela Universidade Federal de Juiz de fora.

Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Transformação Digital Um panorama atual da Transformação Digital pelo mundo
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Transformação Digital A Transformação Digital exige uma liderança exponencial
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]