Habilidades para a Indústria 4.0: quais devo desenvolver?

Entenda quais habilidades devem ser desenvolvidas para o novo mercado da indústria 4.0

O mundo está mudando e, hoje, as skills esperadas não são as mesmas que no passado. A pergunta realizada por muitos profissionais é: “quais são as habilidades para a indústria 4.0”?

Hoje, para que um profissional chame a atenção das empresas e esteja pronto para a transformação digital da indústria, ele deve desenvolver skills em vários campos.

Para ajudá-lo a entender melhor o que é preciso para se destacar nesse mercado, veremos aqui como os profissionais de cada área de conhecimento podem buscar desenvolver novas habilidade voltadas a era digital.

Conhecimento geral

A transformação digital é o motor que está alimentando a quarta revolução industrial e, com isso, algumas skills consideradas como fundamentais deixaram de ser tão valorizadas ou, até mesmo, de ser exigidas, e novas habilidades estão sendo procuradas.

Novas habilidades digitais

Os nativos digitais, pessoas que já nasceram na era digital, já estão sendo introduzidos no mercado de trabalho, e sua aptidão natural para lidar com a tecnologia tem sido um diferencial perante sua falta de experiência.

Os trabalhadores que já estão alocados, hoje, no mercado, devem buscar desenvolver suas habilidades digitais e encontrar maneiras de manter-se conectados o tempo todo, sem perder o foco de suas atividades.

Entre essas habilidades, podemos destacar a fluência em plataformas digitais e soluções gratuitas (principalmente quando falamos de SaaS), a intimidade com o uso de aplicativos, a possibilidade de comunicar-se e organizar-se por meio de dispositivos, entre outras.

Pode parecer algo simples para um nativo digital, porém, acostumar-se a utilizar todo um ambiente de novas tecnologias é um desafio para profissionais com maior tempo de mercado.

Entendimento de novas tecnologias

A transformação digital do mercado para mais uma revolução industrial está sendo impulsionada por diversas novas tecnologias e o entendimento sobre elas será cada vez mais fundamental.

Não é esperado que o profissional seja um especialista em todas elas, até porque é um conjunto muito grande de skills, porém, o entendimento básico sobre seu conceito, funcionamento e aplicações será um grande diferencial no futuro.

Entre as novas tecnologias que estão apoiando a quarta revolução industrial, estão:

Segurança digital

A informação é o novo petróleo, e proteger os dados gerados pela empresa é fundamental para o seu sucesso no mercado. Com isso, os profissionais da indústria 4.0 devem manter habilidades de segurança da informação.

Não é preciso ser um especialista na área, porém, o conhecimento básico acerca de políticas de segurança e protocolos de proteção pode ser um grande diferencial na hora de buscar uma colocação.

Habilidades empresariais gerais

Assim como o conhecimento de tecnologias se torna fundamental na indústria 4.0, as habilidades empresariais, ou soft skills, também serão cada vez mais solicitadas pelos empregadores. Entre elas, estão:

Foco no cliente

Com a transformação digital e mudanças no modelo de consumo no mundo, cada vez mais, é preciso manter uma atenção especial sobre o cliente, criando formas de personalizar a sua experiência e fidelizá-lo.

Comunicação

Saber entender e fazer-se entender é outro ponto muito importante na indústria 4.0. Com cada vez menos fronteiras no mundo, comunicar-se com pessoas de diferentes países e culturas é cada vez mais comum, e é preciso que os trabalhadores estejam prontos para essa demanda.

Flexibilidade

A flexibilidade permite que alguém “pense fora da caixa”, achando soluções para os problemas que enfrenta, utilizando as ferramentas que tem, combinando com o pensamento criativo. Para isso ser possível, claro, é necessária uma cultura organizacional que promova a voz ativa dos colaboradores, mas também é necessário tem conhecimento de plataformas digitais, integração de sistema e muita organização para que tudo seja possível.

Adaptabilidade

O mercado é altamente mutável e, com o surgimento de novas tecnologias todos os dias, é preciso que os trabalhadores tenham a capacidade de se adaptar rapidamente a qualquer mudança que venha a ocorrer.

Habilidades para a liderança

A ruptura digital valoriza o trabalho de líderes que não apenas consigam criar uma visão de futuro ou transformação digital, mas que possam aplicar isso de forma concreta no setor empresarial e industrial.

Os líderes do futuro devem combinar a sua capacidade de gestão e visão com tecnologias para buscar a disrupção digital da indústria em que estão inseridos. Algumas das skills esperadas são:

Foco nas pessoas

O maior desafio de um gestor não é a tecnologia, mas as pessoas que devem utilizá-la. Sendo assim, esse deve ser sempre o principal foco do líder, pois o sucesso da transformação digital depende também da adaptação de todos os colaboradores.

Cultura organizacional

É preciso criar uma cultura de transformação digital, incluindo todos dentro da empresa nesse plano de mudança, demonstrando que todos os colaboradores fazem parte da transição.

Sendo assim, criar um ambiente adaptativo, que possibilite uma transição sem maiores turbulências, é uma necessidade. Líderes com capacidade de reorganizar uma cultura organizacional serão cada vez mais requisitados.

Networking

Outra habilidade de liderança desejada é a capacidade de networking, criar clusters de compartilhamento de informações e redes de empresas parceiras com interesses em comum, trabalhando em conjunto para obter o crescimento.

Habilidades de equipe

Dentre as habilidades de time esperadas dos profissionais atuantes na indústria 4.0, temos um conjunto muito específico que deve ser consolidado pelos colaboradores. São eles:

Trabalho colaborativo

Cada vez mais, o trabalho tem se tornado colaborativo, demandando um alto nível de comunicação entre os trabalhadores e a propriedade de se comunicar com clareza.

No mundo digital e sem fronteiras, com empresas operando através de plataformas digitais e descentralizando suas operações, colaborar é uma palavra-chave no vocabulário dos trabalhadores do futuro.

Treinamento constante

Como já dito, novas tecnologias surgem o tempo todo e, com isso, novos conhecimentos são necessários para lidar com as mudanças de processos existentes internamente.

Para estar pronto para esse cenário, os trabalhadores da indústria 4.0 precisam estar em um treinamento constante, buscando novas descobertas e capacitando-se de forma contínua.

São várias as habilidades para a indústria 4.0 e listamos aqui apenas algumas delas. Esperamos que, a partir daqui, você seja capaz de verificar quais são as skills que você já possui, quais precisam ser melhoradas e quais ainda precisam ser desenvolvidas em um futuro próximo para que o mercado não te rejeite.

Preparado?