Que tal um mundo sem chaves ou que não necessite de senhas, no qual os sistemas possam reconhecer você e carregar todas as suas preferências? Estamos falando em reconhecimento de imagem.
É claro que essa tecnologia tem muitas outras aplicações além de reconhecer uma face, porém, esse é um dos exemplos mais claros, ao que estamos acostumados a ver nos filmes e que hoje pode ser acessado em um “simples” iPhone X, por exemplo.
Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre a tecnologia de reconhecimento de imagem no mercado, a transformação digital em consequência de seu uso, possíveis aplicações e o que, efetivamente, está disponível hoje no mercado. Confira:
Reconhecimento de imagem
A Market and Markets estima que, até o ano de 2021, o mercado de reconhecimento de imagem chegue a R$ 38,92 bilhões de dólares com investimentos em várias áreas e tecnologias para dar suporte a esse crescimento.
O conceito envolvido nessa inovação refere-se a um conjunto de hardware, software e serviços com o objetivo de identificar lugares, pessoas, logotipos, objetos, construções e qualquer outro tipo de variável contida em uma imagem.
Um ponto que contribui para a aceleração do desenvolvimento do reconhecimento de imagem é a popularização de smartphones cada vez mais modernos e equipados com câmeras muito melhores.
Isso leva à geração de imagens digitais e vídeos de alta qualidade, que podem ser processados de forma muito mais rápida e com uma taxa de acerto muito maior no reconhecimento de qualquer ponto por parte das aplicações.
Aliado a quantidade massiva de informações geradas hoje em redes sociais, esses dados podem ser utilizados pelas empresas para fornecer serviços melhores e mais inteligentes aos seus clientes, personalizando ainda mais a sua experiência.
Funcionamento
O reconhecimento de imagens ocorre por meio da visão computacional, um modelo de processamento de entrada de imagens realizada com o apoio de tecnologias de Inteligência Artificial.
Ela permite que o computador, ao receber uma entrada visual bruta por uma câmera ou, até mesmo, por um arquivo, possa captar essa imagem e criar um mapeamento sobre ela.
Em seguida, algoritmos específicos de reconhecimento de imagem, criados por meio de Inteligência Artificial, realizam o processamento, buscando, por meio de determinadas comparações, encontrar relação com algo em seu banco de dados.
Atualmente, a IA do Facebook consegue realizar o reconhecimento facial de pessoas em fotos upadas em seu servidor com 98% de precisão, a mesma capacidade encontrada nos seres humanos.
Contudo, as máquinas não realizam o mesmo processo que nosso cérebro. Elas dividem as imagens em matrizes bidimensionais de dados e buscam por padrões que possam levar a uma interpretação. O processo se divide em três etapas:
- reunir e organizar dados;
- criar um modelo preditivo;
- usar os padrões na busca por uma compatibilidade.
Principais aplicações no futuro
São várias as aplicações que poderão ser criadas ou melhoradas com a implementação dessa tecnologia. A disrupção no mercado será enorme daqui a alguns anos, e o reconhecimento de imagem estará no centro disso tudo. Entre os principais exemplos, podemos citar:
Criação de guias de viagem
Que tal escolher o seu próximo destino de férias por meio de informações coletadas nas fotos de outros turistas ao digitar uma determinada palavra-chave? Esse é o modelo de futuro imaginado pela Jetpac, uma empresa especializada em reconhecimento de imagens.
Seu sistema está sendo criado para marcar cada foto upada nas redes sociais com um determinado label e buscar por locais que mais demonstrem essa keyword quando um usuário realizar uma busca, criando recomendações personalizadas.
Carros autônomos
A visão computacional e o reconhecimento de imagem são fundamentais para o funcionamento de uma das tecnologias mais esperadas para o futuro: os carros autônomos. É por meio delas que os veículos poderão se locomover de forma segura pelas cidades.
Jogos e aplicativos
A realidade aumentada é uma tecnologia incrível, mas que sofre ainda de algumas limitações. Uma delas é fazer coexistir, com precisão, um modelo virtual sobre a realidade, sendo que o reconhecimento de imagens pode ser útil para fazer isso acontecer.
Segurança
Mesmo que o reconhecimento da íris já exista hoje, não é possível aplicá-lo com total segurança, uma vez que os sistemas atuais não conseguem criar uma imagem perfeita de todos os pontos de identificação dos olhos do usuário.
Com o avanço da tecnologia de reconhecimento de imagem, no futuro, esse modelo de segurança será mais barato e preciso, sendo comum encontrar esse tipo de tecnologia nos mais diversos locais, como casas e escritórios.
Exemplos no mundo real
Mesmo que a tecnologia ainda não esteja totalmente desenvolvida, já existem hoje no mercado diversas empresas que utilizam a tecnologia de reconhecimento de imagens com sucesso em seus ramos de negócio. Alguns exemplos simples de aplicação são:
Organização de fotos
O aplicativo para Mac, Eden Photos, é capaz de catalogar as fotos de sua biblioteca, adicionando hashtags de acordo com as variáveis contidas nelas, auxiliando na organização e na categorização automática de seu catálogo.
Sites de estoque de imagens
Os grandes sites de estoque de imagens, que vendem seus direitos de uso, já estão utilizando o reconhecimento de imagens para realizar a catalogação automática de seu inventário, sem a necessidade de inserir rótulos de forma manual.
Reconhecimento de rostos em redes sociais
Esse é um dos exemplos mais conhecidos e pode ser facilmente verificado. Empresas, como o Facebook, já utilizam tecnologias altamente avançadas para realizar o reconhecimento facial de seus usuários em imagens com grande precisão.
Marketing e publicidade
Diversas empresas do ramo de marketing e publicidade já perceberam o valor do reconhecimento de imagens e já iniciaram seus testes na busca da criação de uma experiência cada vez mais personalizada com campanhas interativas e que possam falar diretamente ao consumidor.
O reconhecimento de imagem é uma tecnologia com o potencial de causar um grande impacto no mercado e com diversas formas de aplicação nos negócios. Podemos aguardar, ainda, muitas outras formas de utilização no futuro.
Para continuar aprendendo sobre a evolução tecnológica na Transformação Digital, confira agora o que esperar da tecnologia de reconhecimento de voz!