Eu preciso criar um aplicativo mobile para a minha empresa?

Eu preciso criar um aplicativo mobile para a minha empresa?

A utilização de aplicativos mobiles no dia a dia das empresas tem sido cada vez mais comum, de modo a melhorar a experiência do consumidor e tornar as operações mais ágeis e práticas.

Há vários motivos para uma empresa criar um aplicativo, e cada um está ligado a diferentes objetivos e necessidades do negócio. No entanto, é comum surgirem muitas dúvidas sobre como desenvolver um app que realmente atenda a empresa, desde a criação da ideia até a programação.

É fundamental que o pequeno e médio empreendedor tenha muito claro o que deseja do aplicativo desenvolvido e quais problemas vão ser resolvidos para os usuários ou os clientes. Pensando em ajudar você nesse processo, levantamos um pequeno check list de como criar um aplicativo mobile para a sua empresa. Confira:

Tenho um pequeno negócio, preciso realmente criar um aplicativo mobile?

A tecnologia tem sido a alavanca para o crescimento e o desenvolvimento de muitos negócios, independentemente do porte e do segmento de atuação.

No entanto, pensar em criar um aplicativo mobile sem as funcionalidades apropriadas ao tipo de negócio pode ser totalmente prejudicial às finanças, já que o investimento será realizado sem que haja qualquer retorno.

A criação de um aplicativo pode atender tanto grandes empresas quanto empreendimentos pequenos e locais. Isso porque essa ação possibilita atrair e reter clientes potenciais e impulsionar de forma significativa os negócios.

Consumidores estão conectados 24 horas por dia em dispositivos móveis e acompanham de perto as movimentações das empresas em todos seus meios. Criar um aplicativo mobile que estreite esse relacionamento é fundamental, no entanto, é necessário levar em consideração certas premissas.

É possível utilizar PWA?

A utilização do PWA, Progressive Web Appstem revolucionado o mercado de desenvolvimento de sites, transformando-os em aplicativos móveis, além de serem multiplataformas.

O PWA nada mais é que um aplicativo que quando instalado em dispositivos móveis apresenta funcionalidades adicionais. Entre algumas vantagens que podem ser conferidas por essa ferramenta estão o carregamento de página mais rápido, notificações push, funcionamento offline, sistema de gerenciamento de memória, entre outros.

De forma simplista, o PWA foi desenvolvido para que suas funcionalidades fossem otimizadas em dispositivos móveis, tornando-se mais amigável que sites responsivos.

Entre algumas vantagens desse aplicativo, destacam-se:

  • multiplataforma: não é necessário uma codificação específica para o dispositivo;
  • carregamento offline: as páginas podem ser carregadas mesmo sem internet, possibilitando que o usuário tenha acesso a qualquer hora e lugar;
  • atualizável: sempre que há uma atualização, o PWA é modificado automaticamente;
  • seguro: todos os PEAs devem estar sob a segurança do protocolo HTTPS;
  • progressivo: funciona nos mais variados dispositivos, desde os mais antigos aos mais novos.

Como se manter conectado com os usuários?

As funcionalidades de um aplicativo mobile vão muito além de estar presente nas redes sociais. Os apps têm muitas funções que agregam valor à experiência do usuário e facilitam todo o processo de compra, já que disponibilizam de forma simples informações sobre preços, feeds de notícias, pesquisas e muito mais.

A grande vantagem de criar um aplicativo mobile para sua empresa é a possibilidade de ter um canal de marketing direto com os clientes, fornecedores e demais envolvidos no negócio, sem depender de algoritmos de redes sociais ou anúncios agressivos em outras plataformas. Todas as informações sobre promoções, preços e demais ofertas estarão disponíveis em poucos cliques e poderão ser visualizadas a qualquer hora.

Por meio das notificações, por exemplo, é possível estreitar o relacionamento e a interação direta com os usuários, avisando sobre produtos e serviços sempre que se fizer necessário.

Seus concorrentes têm um aplicativo mobile?

Na pressa de ter logo um aplicativo para dispositivos móveis, muitos empreendedores acabam pulando algumas etapas no processo de criação dessas ferramentas, como o momento de avaliar os concorrentes.

É fundamental que, ao desenvolver um app, o empreendedor conheça quais são as ferramentas utilizadas pelos concorrentes e quais seus prós e contras. Por exemplo, o número de downloads, a avaliação dos usuários, as funcionalidades existentes, os principais problemas solucionados. Enfim, verificar qual a relevância da ferramenta para a experiência do cliente.

Se a sua solução não for aproximada ou até mesmo mais aprimorada que a ferramenta disponibilizada pelo concorrente, é bem provável que sua empresa fique para trás.

Sua ideia de aplicativo mobile leva em consideração o problema do cliente?

A primeira regra ao criar um aplicativo mobile para a sua empresa é ficar atento aos problemas que serão resolvidos por meio dessa solução. Se seu app não oferecer nenhuma funcionalidade que atenda ao que o usuário deseja, provavelmente ele terá poucas chances de ser aceito entre os consumidores.

É fundamental se colocar no lugar dos usuários e avaliar quais os principais problemas enfrentados e como o desenvolvimento de um aplicativo poderá resolvê-los.

Apostar em uma solução responsiva, otimizada e que disponibilize um conjunto de recursos para os usuários é a grande oportunidade de se destacar frente à concorrência. A palavra de ordem aqui é “diferencial”.

Já pensou em oferecer um programa de recompensa por fidelidade?

Os programas de fidelidade para aplicativos mobiles são verdadeiros atrativos para chamar a atenção dos clientes. Por meio dessa solução, é possível abandonar de vez os famosos cartões perfurados e dispor de uma forma mais fácil de recompensar os consumidores com descontos, cupons ou outros tipos de benefícios.

Um bom exemplo de um programa de recompensa para aplicativos é o Star Rewards, da Starbucks. Se o consumidor adquirir certa quantidade de bebidas ou alimentos por meio do aplicativo, a Starbucks o recompensa oferecendo bebidas gratuitas, o que motiva os usuários a continuarem comprando e acessando o app.

Investir em aplicativos móveis vale a pena para pequenas empresas?

Investir no desenvolvimento de um aplicativo mobile para seu negócio pode ter grandes retornos. Isso porque ele oferece uma série de benefícios que otimizam o tempo das operações e ampliam a capacidade produtiva e o desempenho.

Entre as principais vantagens que podem ser conferidas às pequenas empresas ao realizarem esse investimento, destacam-se:

  • interações personalizadas com a marca;
  • aproximação com o consumidor da empresa;
  • construção de valor e reconhecimento da marca;
  • facilidade no processo de pedidos online, tornando muito mais simples a relação com o cliente.

Mas vale salientar que construir um aplicativo apenas por tê-lo, não é suficiente. É preciso avaliar quais são os verdadeiros benefícios que os clientes terão com essa ferramenta. Se as funcionalidades oferecidas vão ajudar na resolução dos problemas, o trabalho de desenvolvimento e criação do seu aplicativo vai compensar todo o esforço, e o retorno será garantido.

Agora que você já está por dentro de como criar um aplicativo mobile para sua empresa, que tal complementar sua leitura com este nosso outro conteúdo: “Strategic foresight decisões baseadas em previsões estratégicas”!