Strategic foresight: decisões baseadas em previsões estratégicas

Entenda o que é strategic foresight e como utilizá-lo para prever cenários futuros e preparar sua empresa para cada um deles

Mesmo que dizer que o mercado esteja cada vez mais competitivo seja um clichê, nada disso deixa de ser verdade. Dessa maneira, buscar por formas de se diferenciar é necessário, e uma delas é fazer uso da strategic foresight.

Prever o que vem pela frente é uma ótima forma de estar preparado para as mudanças que podam ocorrer no mercado, bem como aproveitar todas as oportunidades enquanto se protege dos riscos.

Essa é a hora de você entender melhor o que é o strategic foresight, como ele funciona e como aplicar essa estratégia em sua empresa.

O que é strategic foresight

Antes mesmo de falar sobre o assunto, temos de conceituar o que é uma estratégia. O termo, independentemente de sua definição, está ligado a construir um caminho, uma forma de agir de acordo com o que se espera que aconteça.

Podemos traçar estratégias para diversas áreas do negócio, como a adoção de novas metodologias, entrada em novos mercados ou até mesmo o desenvolvimento de novos produtos. Podemos, inclusive traçar estratégias próprias para a Transformação Digital em si.

Contudo, para que se obtenha sucesso em cada um desses objetivos, é preciso um planejamento criado em cima de um cenário cuja concretização é aguardada.

Esse é o campo de atuação da strategic foresight. Ela consiste em combinar métodos de trabalho futuro com os da gestão estratégica, permitindo que se entenda as mudanças externas conforme aconteçam.

A prospectiva estratégica trata da consideração de futuros prováveis e possíveis dentro do ambiente de negócios em que a empresa está inserida, e que sejam relevantes para a organização.

Podemos conceituar a strategic foresight como um conjunto de técnicas bem definidas, criadas para auxiliar os gestores a lidar com as incertezas de um mercado volátil e capitalizar mudanças.

Com sua aplicação, o gestor pode entender como os desdobramentos de um problema presente podem afetar diretamente o negócio em um futuro específico.

Mesmo que a aplicação do conceito demande um esforço considerável por parte da empresa, ao final do processo é possível usufruir de uma estratégia sustentável e consistente.

Como funciona

O processo de previsão é simples em seu conceito. Com o auxilio da tecnologia, ele pode ser realizado de forma automatizada. A divisão é feita em três atividades básicas:

  • pesquisa: coleta e armazenamento de diversos dados relevantes para o negócio;
  • imaginação: geração de diversas especulações acerca de cenários futuros de acordo com os dados coletados;
  • implementação: escolha de um cenário com maior probabilidade de ocorrência para criação de uma estratégia de ação para o negócio.

Existem vários tipos de ferramentas e tecnologias que podem ser utilizadas nessas três atividades para produzir as saídas desejadas e agregar valor às suas previsões.

Contudo, é preciso estar atento a alguns pontos. Em primeiro lugar, a previsão se inicia com fatos. Dessa maneira, para ter uma assertividade em seus modelos futuros é preciso investir em uma boa coleta e análise de dados.

Além disso, ela não é uma ciência preditiva. O objetivo é se preparar para o máximo de cenários futuros possíveis que possam vir a ocorrer, garantindo uma pronta resposta a qualquer problema.

Quais seus benefícios para empresas grandes, médias e pequenas

Mesmo que possa parecer algo estritamente ligado às grandes organizações, empresas de todos os tamanhos e ramos de atuação podem se beneficiar da utilização da strategic foresight. Algumas vantagens colhidas são:

Permite verificar lacunas de conhecimento

Por mais que você pense que conhece o mercado em que atua, isso pode não ser uma verdade. Em alguns casos, a falta de resultados significativos pode estar ligada diretamente ao fato de existirem lacunas de conhecimento.

Ao adquirir uma visão mais aprofundada sobre o seu mercado de atuação, é mais simples visualizar uma possível dinâmica futura e as mudanças que possam vir a acontecer.

Otimiza o recrutamento

Ao ampliar a sua visão de possibilidades e probabilidades, fica mais simples entender quais são os profissionais que podem trazer mais benefícios ao seu negócio, otimizando as suas contratações.

Revela possíveis parcerias

Economias compartilhadas e parcerias são o futuro dos negócios. Criar ambientes complexos pode ser uma maneira de se diferenciar dos demais players do mercado. A strategic foresight permite verificar quem são os melhores parceiros para o seu negócio.

Permite a criação de experiências estratégicas

O teste de hipóteses é uma ótima forma de encontrar quais as melhores estratégias para uma empresa, modelos de negócio inovadores e formas de se destacar da concorrência.

Fortalece a aprendizagem estratégica

A previsão permite aprender mais sobre o negócio, seu funcionamento e todas as dinâmicas do mercado, além das demandas apresentadas pelos consumidores.

Dessa maneira, ela se mostra como uma ótima alternativa para empresas jovens, que ainda não possuem muito histórico, e também para grandes organizações que buscam se reinventar no mercado.

Permite identificar players estratégicos

A strategic foresight mostra em que nível está cada um dos players atuais do mercado e o surgimento de novos atores que podem ter um papel de relevância.

Sendo assim, é possível identificar empresas emergentes que possam ser adquiridas para suprir demandas futuras nos negócios, garantindo melhores resultados futuros.

Auxilia na tomada de uma nova direção estratégica

Muitas empresas estão perdidas devido aos avanços da transformação digital. São várias tecnologias e oportunidades, mas investir em um caminho errado pode ser desastroso.

Ao analisar todas as oportunidades e visualizar os cenários possíveis, fica muito mais simples tomar decisões e encontrar uma nova direção estratégica para a organização.

Por que usar a strategic feresight

A construção de qualquer estratégia deve ser pautada na preparação para o futuro e assegurar a sobrevivência e desenvolvimento da empresa independentemente do cenário que ela possa enfrentar.

Em tempos de constante mudança, na qual tecnologias surgem e desaparecem em curtos espaços de tempo, as decisões não podem ser tomadas de qualquer maneira e sem um apoio seguro.

Os negócios devem buscar por formas de utilizar todas as mudanças pelas quais o ambiente está passando para seu próprio benefício. Nesse ponto podemos perceber a verdadeira importância da strategic foresight.

Para continuar aprendendo sobre o assunto, confira agora o que é análise preditiva e como ela pode ajudar a sua empresa!

Cofundador do TransformaçãoDigital.com.

Eduardo Wolkan é bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com ênfase em marketing e comportamento do consumidor. Entusiasta do meio digital e fascinado pela internet, fez do hobby sua profissão e hoje atua com projetos de transformação digital para empresas tradicionais.