Muitos administradores não sabem o que é e-Learning ou o ignoram, seja por falta de conhecimento sobre o assunto ou não saber quais são seus benefícios práticos. Porém, investir na tecnologia sempre é compensatório, e esse fator também se aplica na aprendizagem e capacitação de funcionários.

O conhecimento é a ferramenta-chave para que consiga alcançar seus objetivos e melhorar sua qualidade de vida. Entretanto, há muitos obstáculos que impedem o aproveitamento dos estudos por completo, como custos altos, indisponibilidade de tempo entre outros empecilhos.

Optar pelo e-Learning emerge como uma solução para todos esses problemas. Continue lendo este artigo que você entenderá como esse método de ensino poderá ser a solução para a capacitação profissional mais econômica, prática, eficaz e cômoda.

O que é e-Learning e qual sua diferença de outros métodos de ensino?

E-Learning é um termo que significa aprendizado eletrônico em português. Como o próprio nome induz, trata-se de uma forma de aprendizado completamente virtual. Ele utiliza como base os princípios da Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, que é a utilização de tecnologias que potencializam a comunicação.

Nos métodos convencionais de ensino, o estudante deve se dirigir a uma sala de aula e permanecer no local até o fim da aula. E, além de programar os horários, ele ainda terá uma oportunidade única para absorver o conteúdo.

Graças ao avanço tecnológico, facilidade de acesso a aparelhos eletrônicos de qualidade e internet veloz e econômica, o e-Learning se torna cada vez mais popular no Brasil e no mundo. Pode-se sumarizar as características desse método de ensino na seguinte lista:

  • não presencial, ou seja, online;
  • móvel;
  • conteúdo personalizável;
  • disponibilidade integral;
  • flexível;
  • entretível.

Quais são as principais vantagens?

As características do e-Learning permitem que ele ofereça uma variedade de benefícios inconcebíveis pelo método de ensino tradicional. Confira o desdobramento das principais vantagens :

Flexibilidade de horários

As aulas estarão disponíveis para serem assistidas a qualquer dia da semana e hora do dia. O acadêmico não precisará sacrificar suas horas de trabalho, tempo de lazer ou descanso. As aulas poderão ser acessadas no horário que for mais confortável para o aluno.

Aulas podem ser assistidas quantas vezes forem necessárias

É comum que um aluno não preste muita atenção em todas as aulas, ele pode estar muito cansado, estar distraído com seus pensamentos ou outros problemas pessoais.

No método convencional, o aluno teria perdido o conteúdo na ocorrência desses problemas. Já no e-Learning, ele está livre para assistir a aula e rever o conteúdo quantas vezes forem necessárias.

Entrega instantânea de conteúdo atualizado

Um bom curso atualiza o conteúdo das aulas sempre que for necessário. Elas estarão sempre sincronizadas com as novidades lecionadas pelos professores.

O acadêmico poderá rever as aulas e anotar quais foram as mudanças ou assistir a uma aula que traz somente as novidades, dependendo da forma que for disponibilizado pelo curso.

Excelente custo-benefício

O e-Learning costuma ser mais econômico que os métodos convencionais, pois a instituição de ensino possui menos gastos com o estabelecimento, como ar-condicionado, aluguel de salas, entre outros fatores que podem ser bastante custosos.

Os preços mais baixos aliados às vantagens listadas anteriormente torna essa opção a mais benéfica em termos de custo-benefício, tanto para o acadêmico quanto para a entidade que fornece as aulas.

E as desvantagens desse método?

Aa maioria das desvantagens do e-Learning correlacionam a problemas técnicos, caso a internet ou computador dos acadêmicos sejam de má qualidade, a transmissão de imagens e vídeos não ocorrerá adequadamente.

Esse problema está deixando de existir com o passar do tempo, tanto os aparelhos quanto o acesso à internet estão se tornando cada vez mais tecnológicos, velozes e baratos. Outros problemas partem da iniciativa do aluno, pois a vontade de estudar, acessar e absorver o conteúdo deverá partir dele.

Além disso, alguns indivíduos ainda não aceitam a tecnologia nesse aspecto de suas vidas, mesmo com todas as suas vantagens. Esse é um problema cultural que também está se dissipando com o tempo.

Quais são os diferentes modelos de e-Learning?

Existem duas grandes modalidades de e-Learning: síncrono e assíncrono. Confira a diferença entre ambos abaixo.

Síncrono

Aqui o professor e o aluno estão na mesma aula mesmo à distância, é o caso de videoconferência, webconferência e chats. Isso permite discussões, que perguntas sejam enviadas aos professores e outras interações em tempo real entre o acadêmico e o palestrante.

Esse modelo é semelhante à aula presencial, porém realizadas por meio de um computador. A sessão pode ocorrer tanto em uma sala de aula física, com o professor ministrando através de uma tela, quanto acessando a aula diretamente de seu computador ou celular, em qualquer lugar.

Elas também são gravadas pelo computador, portanto estarão disponíveis para serem acessadas pelos acadêmicos que não tiveram a oportunidade de assisti-la. Mas, nesse caso, o acesso já será assíncrono:

Assíncrono

Diferentemente do anterior, as aulas são gravadas separadamente e, posteriormente, poderão ser acessadas pelo acadêmico. Apesar de o aluno não ter a mesma interação com o professor, ele poderá enviar perguntas que serão respondidas em um momento posterior.

Como também há uma grande flexibilidade de horários, as aulas serão assistidas e as perguntas enviadas no momento mais oportuno para o estudante.

Quais são as mais ferramentas utilizadas?

As ferramentas consistem em quaisquer programas que permitem a troca de informações entre os interessados, seja por meio de vídeos ou textos.

Instrumentos audiovisuais

  • Skype: permite videoconferência entre o professor e aluno;
  • iSpring: cria cursos, aulas e questionários;
  • Courselab: fácil manuseio para criar aulas, sem a necessidade de programação;
  • LMS: garante que o curso seja acessível em qualquer plataforma e dispositivo, até mesmo os aparelhos móveis;
  • LCDS: programa específico do Windows para desenvolver um e-Learning interativo.

Apesar de existirem tantas ferramentas disponíveis, recomenda-se que a empresa personalize seu próprio programa de e-Learning, dessa forma, ela fará com que o curso atenda precisamente as necessidades de seus acadêmicos.

Ferramentas de texto e gráficos

Uma boa aula inclui arquivos em PDF que contêm o conteúdo das aulas por escrito, seja por textos, infográficos, tópicos etc. O aluno terá em mãos resumos, espaço para anotar observações, macetes e tudo que for necessário para complementar o aprendizado.

A troca de informações também pode se dar por um fórum, onde os conteúdos são colocados em formato de textos ou tópicos contendo dúvidas são criadas pelos interessados e respondidos pelos professores.

Como o e-Learning pode impactar nas empresas?

Apesar de ser famoso entre profissionais que buscam se especializar, o e-Learning é o instrumento perfeito para atender as necessidades de aprendizado de uma companhia.

Normalmente, o treinamento ou capacitação de colaboradores são etapas excepcionalmente custosas para uma empresa: é necessário contratar diversos instrutores se o número de funcionários for elevado, alugar salas e despender bastante tempo e capital para organizar essa atividade.

Além disso, o grande fluxo de informação pode criar a necessidade do treinamento ter de ser repetido várias vezes, tornando todo o processo ainda mais custoso. O e-Learning, mais uma vez, soluciona todas essas questões.

Confira a lista de benefícios para empresas:

  • Economia: elimina necessidade de aluguel de salas, equipamentos, instrutores presenciais entre outros custos;
  • Agilidade: não há necessidade de viagem para efetuar treinamentos;
  • Flexibilidade: horário das aulas será conforme a disponibilidade de cada profissional;
  • Personalização: o conteúdo poderá ser personalizado especificamente para satisfazer a necessidade da empresa;
  • Escalonamento: atende a um grande número de colaboradores sem a necessidade de contratar mais profissionais;
  • Disponibilidade: aulas poderão ser acessadas pelos colaboradores várias vezes, maximizando a absorção do conteúdo sem aumentar os gastos.

Após a leitura deste artigo, você aprendeu o que é e-Learning e entende por qual razão a popularidade desse método de ensino está se expandindo a cada dia, principalmente entre as companhias que desejam capacitar seus colaboradores e maximizar a lucratividade.

A tecnologia cada vez mais afetando o ensino. O próximo passe é entender o que são Edutechs e como elas estão transformando a educação do Brasil.

educacaoEducação
Varejo Como dados ajudam a melhorar a experiência do consumidor e a aumentar o faturamento no varejo físico
Tecnologia da Informação 6 passos no processo de gerenciamento de riscos