Estamos vivendo uma evolução da IA, sendo que suas aplicações estão cada vez mais presentes em nossas vidas e em pouco tempo poderão ser encontradas em todo lugar. Nas agências digitais isso não é diferente!

Contudo, alguns gestores ainda acreditam que estamos distantes da real aplicação de Inteligência Artificial em agências, o que não é verdade. É preciso se preparar para utilizar essas soluções já.

Por isso, o objetivo deste artigo é mostrar a você como sair na frente e garantir terreno para o uso da IA de forma estratégica, e, consequentemente, aumentar a produtividade de sua agência. Vamos lá?

Impactos da IA nas agências

O marketing já não é mais o mesmo desde que a transformação digital mudou o jogo. Todos os dias surgem novas tecnologias que podem facilitar o trabalho do dia a dia das agências, além de novas oportunidades de negócio.

A IA está no centro de várias mudanças do setor, alterando a forma como as empresas de marketing atuam e as possibilidades que elas podem explorar, tornando o trabalho muito mais eficiente.

Assim como a transformação que já ocorre em outras indústrias, a IA afetará cada vez mais a maneira de trabalho das agências de marketing em um ritmo acelerado, tornando o processo de construção de campanhas e controle de resultados mais simples e rápido.

Um medo comum é o de demissões em massa no setor, uma vez que a IA tome o lugar dos profissionais em várias atividades, no entanto, isso pode não se concretizar, uma vez que o fator “criatividade” sempre demandará uma equipe humana.

Ainda estamos engatinhando com relação ao uso de Inteligência Artificial no marketing, o que pode trazer uma série de vantagens para quem se preparar primeiro e estiver disposto a adotar essas ferramentas antes dos concorrentes.

Podemos dizer que o uso de IA no marketing tem duas grandes faces, são elas:

Soluções voltadas à agência

São todas as ferramentas que são aplicadas com o objetivo de melhorar os processos internos da empresa com a emissão de relatórios para permitir um melhor gerenciamento de ativos.

Entre os itens que compõe essas ferramentas estão:

  • CRM ─ software de relacionamento com o cliente;
  • Big Data ─ solução de bancos de dados para gerenciamento de históricos e outras informações;
  • Ferramentas de comunicação ─ sistemas que permitem a troca de informação interna e com clientes em geral.

Esses são apenas alguns exemplos de como a IA pode ser aplicada nos processos internos para melhorar a produtividade do time de marketing.

Soluções voltadas para as campanhas

São todas as ferramentas disponíveis aos profissionais que tem como objetivo facilitar o seu contato com o público alvo, coletando e processando informações e entregando o marketing de forma mais ágil e simples. Entre elas estão:

  • e-mail marketing ─ solução que permite o agendamento de envio de e-mails;
  • automação de marketing ─ sistema voltado para o gerenciamento das campanhas;
  • otimização de publicidade ─ foco em coletar informações de consumidores para entregar melhores conteúdos.

Em ambos os casos, a maioria das ferramentas ainda se encontra em um estágio inicial, não contando com uma IA profunda, apenas um contexto limitado, que tende a evoluir em um futuro próximo.

Por conta disso é tão importante a adaptação da agência neste momento: para que nos próximos anos ela já esteja familiarizada com a Inteligência Artificial e consiga se adaptar às novidades com mais facilidade.

Preparação para o uso da IA

Preparei algumas dicas simples para que você preparar a sua agência para o futuro da Inteligência Artificial no marketing, sendo necessário observar vários pontos importantes, aproveitando o fato de que a IA ainda não está totalmente madura.

Revise o seu posicionamento

Por mais moderna que seja a sua agência, a verdade é que o modelo digital atual já está ficando ultrapassado com as várias novidades que o mercado está apresentando ultimamente em questão de marketing, como pesquisas por voz e imagens.

É preciso, antes de mais nada, mudar o posicionamento da empresa em relação à inovação, passando de um estado de inércia, no qual apenas se absorve o que já virou comum, para um estado de pró-atividade, buscando as tendências.

Os clientes das agências digitais estão sempre buscando por novidades e oportunidades de se destacar no mercado e é preciso que você estregue esse valor a eles.

A Inteligência Artificial terá um papel fundamental nas agências do futuro, mas, para que isso aconteça, ela deve ser primeiro aceita pela sua equipe, que deve fazer parte dessa nova proposta de valor da empresa.

Participe de conferências sobre o assunto

Como já foi dito, as tecnologias de IA ainda estão engatinhando, sendo que todos os dias surgem novidades no mercado e novas aplicações de aprendizado de máquina.

Em um contexto como esse, como se manter atualizado as novidades novidades que realmente tenham relevância para a sua agência? A resposta pode ser a participação em eventos de tecnologia e marketing.

Conferências e webinars são ótimos lugares para que seu time de colaboradores aprenda novas tecnologias e traga para empresa soluções que possam realmente agregar valor aos seus serviços.

Forme parcerias com especialistas

Existem várias empresas de tecnologia desenvolvendo soluções de IA para aplicação no marketing e esse fato pode ser vantajoso para a sua agência, permitindo uma parceria.

Essas relações com empresas de tecnologia podem ser muito proveitosas, fornecendo soluções interessantes para o uso em sua agência, além de muita troca de conhecimento e visibilidade no mercado como um case de sucesso.

Os cases de sucesso

Reuni aqui dois casos simples de como agências já estão utilizando as soluções de IA com sucesso em suas rotinas para que você possa entender essa aplicação na prática:

AKQA

Com mais de dois mil funcionários espalhados por escritórios ao redor do mundo, a AKQA está apostando na utilização de uma ferramenta interna desenvolvida pela IBM para auxiliar os clientes a encontrar novos consumidores para suas marcas.

O aprendizado de máquina tem um grande papel nessa aplicação para entender as preferências dos clientes e gerar uma segmentação detalhada, que possa ser utilizada como informação estratégica dentro da empresa.

JWT Canadá

A agência canadense JWT espera criar uma plataforma de anúncios digitais em tempo real com o auxílio da Inteligência Artificial, dando uma atenção especial para dados de região e preços.

O principal objetivo do projeto, que já está em fase de testes, é auxiliar os clientes da agência, companhias aéreas e bancos, a alterar de forma dinâmica os preços de seus anúncios de acordo com a procura e localização – tudo em tempo real.

Como vimos, a Inteligência Artificial em agências veio para ficar e, por isso, quem for o mais rápido na implementação dessa tecnologia terá uma grande vantagem competitiva em relação ao seu mercado.

Preparado para inovar sua agência?

Márcio Mota Lopes

Co-Fundador na iClips Com mestrado em sistemas computacionais pela UFRJ e 16 anos de experiência em desenvolvimento de produto, atua na ligação entre departamentos do sucesso do cliente e T.I. com o objetivo melhorar o desenvolvimento do produto a partir das experiências do usuário.

agenciasAgências
Mercado Ecossistemas de negócios são o futuro do mercado digital?
Marketing As oportunidades e os desafios do SEO em tempo real