4 aplicações da Inteligência Artificial em nosso dia a dia

Conheça 4 aplicações da Inteligência Artificial que já fazem parte da nossa rotina atual

A inteligência artificial (AI) parece uma ideia de filmes de ficção científica. Porém, o uso dos dispositivos inteligentes não é algo tão distante assim, ele já está inserido no nosso dia a dia.

Hoje, as aplicações da inteligência artificial são inúmeras em vários setores da sociedade, desde a nossa vida pessoal até as áreas jurídica, de saúde, nas indústrias, na agricultura e ainda vários outros setores. Contudo, os estudos que estão sendo desenvolvidos com base na AI ainda são iniciais se comparados ao potencial esperado para a área.

Por isso, neste post, serão apresentados 4 exemplos da atuação da AI na nossa rotina e, ainda, estudos que estão sendo realizados com a inteligência artificial que podem agilizar e tornar mais precisos os resultados  de determinadas ações humanas. Confira!

Aplicações da inteligência artificial na nossa rotina

1. Smartphone

Por meio do reconhecimento de voz, é possível pedir ao seu smartphone que faça uma pesquisa ou até mesmo uma ligação. Essas são as tarefas realizadas pelos assistentes virtuais como a Siri ou o Google Voice.

Esses dispositivos inteligentes processam a fala humana e, cada vez mais, estão aprendendo com as novas informações coletadas, por exemplo, as diferentes formas de pronúncia. Dessa forma, as assistentes estão se aprimorando e ficando mais naturais.

2. TV

O sistema de recomendação de filmes e séries, como acontece no Netflix ou mesmo de vídeos no Youtube, é uma das técnicas da inteligência artificial.

Esse sistema gera um padrão com as informações dos tipos de filme, série ou vídeo que você normalmente assiste e, dessa forma, faz recomendações na sua página inicial de acordo com o modelo dos seus gostos pessoais.

Essa técnica também é utilizada pelo Spotify, sugerindo músicas, e pelo Facebook.

3. E-mail

Hoje, o seu e-mail é capaz de reconhecer o que é spam e o enviar para o lixo, por meio da análise de certas características, como o uso de determinadas palavras nos remetentes e ainda outras formas.

O aprendizado da inteligência artificial aconteceu — e ainda acontece — quando os usuários determinavam os locais certos para cada e-mails. Atualmente, o redirecionamento dos e-mails para a pasta certa acontece com uma precisão maior.

4. Indústrias

Os avanços tecnológicos nas fábricas e linhas de produção também terão impactos econômicos em nossas vidas.

Por exemplo, a fábrica da Siemens, na Alemanha, é uma fábrica inteligente. Lá, utilizam-se máquinas totalmente automatizadas e conectadas, por meio da Internet das coisas (IoT), para produzir máquinas automatizadas para outras fábricas. Dessa forma, a empresa consegue produzir produtos personalizados imediatamente.

Com 75% da fábrica automatizada, a Siemens diminuiu significativamente o desperdício e, hoje, tem um processo de produção que quase não produz erros.

Isso significa que as fábricas automatizadas poderão produzir mais, de forma mais precisa e, com isso, diminuir os gastos da empresa com produção.

Futuras aplicações da inteligência artificial no nosso dia a dia

Muitas pesquisas estão sendo feitas para aplicações da inteligência artificial em outros setores que vão ser favorecidos com maior precisão e eficiência dos resultados.

Um exemplo está na área da saúde. Por meio da AI é possível prever se um paciente é mais suscetível a ter um ataque cardíaco ou AVC, com base nos registros médicos de pacientes que já sofreram dessas doenças.

Um estudo recente concluiu que a inteligência artificial era mais precisa que os médicos para fazer essas previsões.

Outro exemplo é a inserção da impressora 3D no processo de produção. A utilização dessa ferramenta pode diminuir o gasto da empresa, pois é capaz de produzir peças rapidamente e gastando o mínimo possível de material.

Juntamente à inteligência artificial, a impressora 3D pode aprender sobre o uso dos materiais e indicar qual o material de impressão vai criar um produto melhor.

Algumas aplicações da inteligência artificial já estão inseridas no nosso dia a dia e sabemos que no futuro sentiremos a presença da AI com mais intensidade, tanto na vida pessoal como na profissional.

Se você quer ficar por dentro das novidades na área, assine nossa newsletter e receba informações atualizadas e de qualidade no seu e-mail!