Sobre influência das mudanças em curso, o SEO em tempo real será uma necessidade cada vez mais presente na realidade dos negócios. Isso porque a dinâmica das pesquisas e das respostas dadas a elas está acelerando junto com a Transformação Digital.

Quanto mais dados estão disponíveis na rede e conforme aumenta a demanda por eles, mais rapidamente ocorrem alterações de posicionamento nos mecanismos de pesquisa. Dentre os fatores de influência, há especial impacto pela ação dos concorrentes, que ficam mais ativos na busca de otimização e na disputa pelas primeiras posições.

A solução é acelerar no mesmo ritmo, e o SEO em tempo real é o recurso que pode permitir isso. Então, confira os detalhes que separamos para você não ficar para trás.

O que é SEO em tempo real?

Trabalhar com dados em tempo real implica, basicamente, em gerar informações imediatamente após a coleta de dados. O tempo de retorno zero entre quando um dado é coletado e quando está disponível oferece oportunidades reais para as empresas maximizarem sua eficácia de marketing. Como resultado direto, o SEO é altamente afetado.

Seu uso aumenta significativamente suas chances de um bom posicionamento de página nos mecanismos de pesquisa. Isso porque o Google tende a favorecer os sites que publicam novidades em primeira mão. Quando as informações chegam rapidamente, as empresas podem aproveitar a oportunidade para escrever um novo conteúdo rapidamente, por exemplo.

Além disso, também há um impacto enorme em seus canais sociais. Você pode otimizar facilmente seus tweets e status sociais com base em dados coletados em tempo real. Também pode aumentar suas interações por meio de postagens sociais e aproveitar ao máximo os links entre seu site e as páginas sociais.

Normalmente, o conceito é usado para segmentos de mercado onde o volume dos termos buscados ou as páginas de resultados são imprevisíveis ou altamente flutuantes. Um bom exemplo para o SEO em tempo real são os portais de notícias, nos quais as buscas variam conforme os acontecimentos e as publicações funcionam melhor quando seguem essa dinâmica.

No entanto, o SEO em tempo real não se limita aos portais de notícia: seus benefícios abraçam todas as empresas. Há diversos e-commerces e sites institucionais que podem funcionar melhor com a aplicação da mesma lógica. Porém, normalmente ele está ligado à produção de conteúdo que é influenciada por novidades e informações que podem chegar a qualquer momento.

Como os algoritmos do Google trabalham com o SEO em tempo real?

O Google tem planos de tornar seu mecanismo de busca capaz de rastrear informações em tempo real. A partir dessa inovação, será possível verificar a atualização dos resultados da pesquisa no momento em que ela ocorre. Esse é um aprimoramento incrível e de alto impacto dos mecanismos de busca que certamente afetará o SEO nos próximos anos.

Como quase tudo que se refere ao Google, é difícil prever com exatidão como o mecanismo funcionará, mas podemos fazer algumas suposições plausíveis. Por exemplo, se as atualizações do Twitter e do Facebook forem lidas pelos algoritmos de busca em tempo real, você também poderá otimizar seus tweets e status. Os sites de mídia social terão melhor conteúdo e poderão oferecer uma melhor experiência para o usuário.

Além disso, os analistas de SEO podem se concentrar menos no algoritmo do Google. Afinal, por que criar muitos backlinks quando você pode aparecer na primeira página com o uso dos resultados da pesquisa em tempo real?

Para isso, basta usar uma conta de tweet-later — uma ferramenta de produtividade que permite criar respostas automáticas e uma variedade de recursos de gerenciamento — e direcionar os usuários para acessar o seu conteúdo. Nesse caso, você não tem mais que se preocupar com o page rank, mas com palavras-chave e uma base de frequência de tuítes.

Como criar e implantar uma estratégia de SEO em tempo real?

O conceito do SEO em tempo real tende a se expandir cada vez mais para vários segmentos, pois a competitividade pode fazer com que, de um dia para o outro, o melhor resultado para certa busca mude completamente.

Para que funcione bem, é preciso ter um processo específico e muito bem alinhado entre os diversos departamentos envolvidos. Mas a primeira pergunta a ser feita é sobre como identificar que é preciso adotar essa prática. Basicamente, você pode usar dois critérios para respondê-la:

  • troca de posições: se refere à quantidade de vezes que o seu site alterna posições durante o dia. Essa variação pode ocorrer em razão de uma concorrência ativa, que promove melhorias com maior frequência;
  • picos de tráfego em páginas diferentes: também quando motivados por fatores externos.

Se um desses critérios corresponder à realidade de mercado para qual o seu site está submetido, é provável que o uso do SEO em tempo real tenha um efeito importante. Mas se atender aos dois, é quase certo que seja indispensável.

Respondida essa primeira pergunta, considere que não existem fórmulas prontas e nem melhores práticas muito bem definidas. Ainda assim, é fundamental seguir três etapas:

Inteligência

O básico de qualquer ação de SEO é que a otimização depende de informação. Por isso, nada mais natural do que começar com uma tarefa de inteligência específica para o caso do tempo real. Trata-se de identificar o que precisa ser otimizado mais rápido que qualquer concorrente. O Google Trends pode ajudar muito.

Conteúdo

O responsável por essa etapa precisa produzir o conteúdo mais informativo. Preferencialmente, com dados exclusivos e que proporcionem boa experiência ao consumidor.

Otimização técnica

Esta é a parte com a qual os especialistas em SEO estão mais acostumados: o “SEO Puro”, isto é, técnico. É ele que vai permitir que os mecanismos de busca façam a indexação e que as páginas alcancem um bom posicionamento.

Para concluirmos, considere que o tempo que uma página demora em ranquear tem reduzido a cada dia que passa — mesmo que muitos dos resultados de pesquisa estejam na primeira página há muito tempo. É mais e mais comum encontrar resultados novos em páginas bem concorridas, especialmente a partir da segunda página.

Isso indica que, no futuro, especialmente com o aumento das buscas por voz, a primeira posição — ou posição zero — poderá ser o único resultado a ser visto. Como consequência, a competitividade será ainda maior e o SEO em tempo real uma questão de sobrevivência.

marketingMarketing
Agências Como preparar sua agência para a Inteligência Artificial
e-Commerce Os impactos e aplicações da Inteligência Artificial no e-Commerce