Como funciona a hipersegmentação de clientes

Entenda o que é e como funciona a hipersegmentação de clientes, além dos seus benefícios para os negócios

Você já ouviu falar em hipersegmentação de clientes? Com um mercado cada vez mais exigente e competitivo, as empresas estão buscando por formas de melhor entender os consumidores e, com isso, maximizar seus resultados.

Nessa jornada em direção a uma melhor relação com o público-alvo e criação de uma diferenciação para a marca, diversas estratégias podem ser utilizadas e uma delas é a hipersegmentação.

Agora, vamos falar um pouco mais sobre esse conceito, suas aplicações, além de vantagens e desvantagens para o seu negócio. Confira:

O que é a hipersegmentação de clientes?

Quando trabalhamos com vendas e marketing na internet temos uma oportunidade única de mudar a nossa roupagem de acordo com o cliente. Imagine por um instante uma loja que, dependendo do consumidor que entre pela porta, arruma os produtos que ele mais gosta na frente.

No mundo real essa seria uma missão impossível, contudo, no meio digital isso não só é possível como é uma das ideias por trás da hipersegmentação de clientes.

A hipersegmentação é uma estratégia que reúne o máximo de informações e dados acerca de um determinado consumidor e cria um conteúdo o mais exclusivo possível e direcionado para ele.

Isso é possível na entrega de peças publicitárias que realmente sejam do seu interesse, e-mails bem direcionados, produtos de sua preferência e várias outras possibilidades de acordo com o perfil pessoal de cada cliente.

Podemos dizer, então, que a segmentação comum é uma relação de um para muitos, enquanto a hipersegmentação é uma relação de um para um, ou seja, da empresa diretamente com um cliente específico.

Ao entender melhor todas as demandas e desafios pessoaihttps://developers.facebook.com/tools/debug/s de cada um dos consumidores, a empresa estará muito mais apto a auxiliar na satisfação de seus clientes.

Como ela se aplica?

Segundo uma pesquisa realizada pela Adobe, 80% dos clientes esperam que a personalização e o relacionamento próximo com empresas se tornem um padrão no futuro.

Os atuais consumidores desejam um tratamento mais pessoal e personalizado e, nesse ponto, algumas organizações podem ter dificuldade de buscar dados e informações relevantes acerca dos públicos em seu nicho de mercado.

O meio para obter sucesso na hipersegmentação é o uso de tecnologias e a aplicação da transformação digital dentro da organização. Ferramentas e soluções de Inteligência Artificial em conjunto com Big Datas são fundamentais, por exemplo.

Marketing

O uso da hipersegmentação deixa os contatos realizados pela equipe de marketing muito mais personalizados e próximos da realidade vivida pelos clientes, sentindo a sua dor e oferecendo soluções que funcionem.

Ao contar com dados precisos e recentes acerca de cada um de seus leads é possível gerar mensagens personalizadas, promoções e campanhas que realmente alcancem seu público.

Vendas

No setor de vendas a hipersegmentação personaliza toda a experiência de compra do consumidor, entregando opções que façam parte de suas preferências e que gerem valor.

Um grande exemplo hoje é a Netshoes. Segundo a empresa, a página inicial de seu site conta com mais de um milhão de combinações possíveis de acordo com os dados de navegação do usuário que a acessa.

Esse tipo de ação garante uma experiência personalizada e muito mais satisfatória ao cliente do que ser tratado como apenas mais um número e ser atendido de forma genérica.

Produtos e serviços

A criação de produtos e serviços pensados exclusivamente em um cliente de forma personalizada é outra aplicação da hipersegmentação.

Com a popularização das impressoras 3D e a sua evolução no uso de materiais poderemos ver, por exemplo, daqui a alguns anos, a criação de peças com as especificações do cliente, feitas na hora.

Imagine outra situação: entrar em uma loja e gostar de uma camiseta, mas que não exista na cor ou tamanho que lhe agrade. O lojista pode simplesmente imprimir uma versão que sirva em você e com a cor de sua preferência.

É claro que isso ainda vai demorar algum tempo para acontecer e o que as empresas estão fazendo hoje é investir em pesquisas junto aos consumidores para criar o máximo de possibilidades ao seu alcance.

Quais as vantagens da hipersegmentação?

São várias as vantagens de se investir em uma estratégia de hipersegmentação. Vamos listar algumas das principais.

Relacionamento

Construir um relacionamento forte e duradouro com um cliente é um dos principais objetivos da equipe de marketing de uma empresa e, por meio da personalização das campanhas, isso é possível.

Comunicação

Ao identificar a linguagem utilizada pelos seus clientes e quais são as suas preferências é muito mais fácil criar canais de comunicação e coletar ainda mais dados acerca de cada consumidor.

Entendimento

Entender realmente o que o cliente deseja é uma das principais vantagens da hipersegmentação, uma vez que, com esse entendimento, é possível criar toda uma jornada de compra personalizada para alcançar o fechamento de um negócio.

Satisfação

satisfação de um cliente é o modo mais simples de fidelizá-lo para a sua marca, contudo, uma abordagem genérica pode não obter êxito na maioria das vezes. Com isso, a melhor opção é a personalização de suas ações por meio da hipersegmentação de clientes.

Quais as desvantagens da hipersegmentação?

É claro que nem tudo é perfeito e, mesmo que o conceito de segmentação máxima dos consumidores tenha grandes vantagens, existem alguns cuidados que devem ser observados em uma organização com processos já estabelecidos.

Custos

Toda mudança gera um custo. Caso a sua empresa não trabalhe com segmentação, muitas coisas deverão ser alteradas e é preciso saber que isso vai exigir um investimento financeiro, além de tempo.

Processos

Ao personalizar seus produtos, serviços ou atendimentos, os processos utilizados na empresa têm de ser readequados para que possam ser alterados de acordo com as preferências do cliente.

Pessoas

Outro ponto é a adequação das equipes de marketing e vendas com um treinamento voltado para a personalização, adaptando suas abordagens de acordo com cada perfil de consumidor.

Realinhamento estratégico

Por fim, deve-se realizar um realinhamento estratégico da empresa como um todo, já que sua atuação no mercado deixará de ser realizada de forma genérica em um determinado nicho, para se tornar mais individual e personalizada.

A hipersegmentação é uma maneira das empresas se diferenciarem no mercado, conquistando e fidelizando clientes com mais facilidade e eficácia, porém, deve-se sempre verificar as possibilidades do seu ramo de atuação.

Para entender melhor as evoluções do marketing e como utiliza-las a favor de sua empresa, conheça o Marketing 4.0!