As transformações digitais influenciam todos os aspectos da vida das pessoas e das empresas. O conhecido “ciclo de vida do produto Kotler” também sofre essas influências. Na verdade, o ciclo de vida dos produtos se beneficia dessas transformações muito mais do que as pessoas imaginam.

Estamos diariamente presenciando o surgimento e desaparecimento de produtos na medida em que o mercado evolui. Mesmo que cada tipo de produto tenha seu ciclo de vida com duração específica, é possível identificar a intervenção da tecnologia nas diversas fases.

Se você quer entender melhor como a transformação digital atua em cada fase do ciclo de vida de um produto, confira este artigo.

O ciclo de vida de um produto

Assim como os seres vivos, os produtos possuem um ciclo de vida que tem início, meio e fim. O conceito foi definido por Kotler, que é considerado o guru do marketing. De acordo com ele, todo produto passa por 4 fases ao longo de suas vidas. São elas:

  • introdução;
  • crescimento;
  • maturidade;
  • declínio.

Vamos entender a fundo cada uma dessas fases nos tópicos a seguir.

Introdução

A fase de introdução é aquela em que o produto está sendo lançado no mercado. Nesse momento, ele é caracterizado pela baixa rentabilidade, podendo até gerar prejuízos em um primeiro instante. Os principais fatores que contribuem para isso são o desconhecimento dos clientes sobre o produto e os altos investimentos iniciais.

Crescimento

É nessa fase que o produto começa a cair no gosto do público. As vendas crescem e os lucros acompanham essa tendência.

O fato de o produto se tornar mais conhecido e procurado no mercado desperta a atenção de outras empresas, fazendo surgir os primeiros concorrentes.

Maturidade

Na fase da maturidade, tanto o produto original quanto a concorrência já se encontram mais estabilizados. As vendas apresentam pouco ou nenhum crescimento e podem até mostrar ligeira queda.

Com a concorrência mais acirrada, a fase também representa o momento em que os esforços de marketing aumentam para manter o produto à frente dos adversários.

Declínio

Última fase da vida do produto, quando ele se torna obsoleto. É identificado quando as vendas e os lucros apresentam quedas cada vez mais acentuadas e frequentes.

Os produtos entram em declínio por diversos fatores. Entre eles, os mais comuns são:

  • surgimento de substitutos;
  • surgimento de opções mais modernas;
  • perda da utilidade para os clientes.

A influência da transformação digital no ciclo de vida dos produtos

Como dissemos na introdução deste artigo, as transformações digitais interferem em diversas áreas da vida e dos negócios. No ciclo de vida dos produtos, ela pode intervir em qualquer uma das 4 fases. Para ficar mais claro, vamos exemplificar cada uma delas.

A transformação digital na fase de introdução do produto

Essa é a fase em que a transformação digital pode agregar mais benefícios. Algumas ferramentas como o MVP — Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável — ajudam os empreendedores a antecipar o lançamento de seu produto no mercado.

Além disso, por meio de ações de marketing digital, é possível tornar o produto mais conhecido, em menor tempo.

Podem ser tomadas ações como:

  • evento on-line de lançamento;
  • divulgação nas redes sociais;
  • disparo de e-mails etc.

Outra ferramenta que tem mudado as características dessa fase da vida do produto é o e-commerce, que detalharemos mais à frente. Ele potencializa a abrangência territorial do produto e promove a sua expansão de forma mais barata e rápida do que no formato de lojas físicas.

A otimização logística influencia diretamente no e-commerce. Com as constantes inovações nas automações logísticas, os serviços de entrega dos produtos evoluiu consideravelmente e proporcionou uma melhoria na confiabilidade das transações on-line.

Todos esses fatores ajudam a minimizar os custos iniciais e encurtam o período de baixa lucratividade

A transformação digital na fase de crescimento do produto

Na fase de crescimento do produto, as novas tecnologias podem auxiliar não só na divulgação como também na fidelização dos clientes.

Fortalecer a marca no mundo digital, ainda nessa fase, pode ser crucial para prolongar o tempo de vida do produto no mercado, já que é aqui que o produto começa a ser copiado. Ações que mostrem exclusividade e pioneirismo são estratégias bastante utilizadas em blogs, sites e redes sociais.

Novamente, a logística é uma excelente aliada nessa fase, visto que a rapidez e confiabilidade na entrega dos produtos faz toda a diferença na relação com os clientes.

A transformação digital na fase de maturidade do produto

A transformação digital pode ser determinante para manter o produto vivo no mercado. O aumento considerável da concorrência e a lucratividade apresentando pouco ou nenhum crescimento podem ser ingredientes fatais, que levam os concorrentes a assumirem o posto de preferidos dos clientes.

Nesse momento, o uso de ferramentas digitais para manter a presença do produto é o que vai fazê-lo se manter à frente dos adversários. São exemplos:

  • marketing de conteúdo;
  • as interações com o público nas redes sociais;
  • o contato constante por e-mail.

Nessa fase, é essencial que o pós-venda tenha certo destaque, para que os clientes conquistados se mantenham fiéis e sigam recomendando o produto.

A transformação digital na fase de declínio do produto

Nessa fase, que é bastante crítica, a evolução tecnológica pode até salvar a vida do produto. Isso porque algumas “mortes” de produtos poderiam ser evitadas, se uma ação acertada tivesse sido tomada a tempo.

Por meio de ferramentas de análise — como o big data data mining — é possível identificar tendências de mercado que podem ajudar a decidir se é melhor fazer uma adaptação no produto ou, até mesmo, optar por sua descontinuidade, com desenvolvimento de um novo produto em substituição.

A evolução tecnológica

Quando pensamos em tecnologia, as primeiras imagens que vêm à nossa mente são computadores, internet e coisas relacionadas. A versão eletrônica do jornal O Globo publicou um infográfico que mostra, em uma linha do tempo, os principais marcos das inovações tecnológicas.

Mas existem casos de evolução tecnológica específicos que modificaram o mercado. Vamos citar dois deles, que têm tido muita relevância atualmente.

Infoprodutos

Os infoprodutos são um excelente exemplo de transformação digital. São produtos de informação distribuídos de forma paga ou gratuita. A grande maioria dos infoprodutos tem teor educacional.

Antes da internet se tornar tão difundida e acessível, os produtos de informação se limitavam a livros, apostilas impressas e cursos presenciais. Com o passar dos anos e o surgimento de novas tecnologias, começaram a surgir os cursos gravados, livros e apostilas digitais. Esses produtos eram distribuídos em CDs, fitas VHS e pen drives.

Atualmente, é possível não só adquirir, mas também consumir todo o conteúdo de forma on-line — sem precisar sequer ocupar espaço no HD.

E-commerce

Talvez a mais importante de todas as evoluções tecnológicas do mercado, o comércio eletrônico conquistou de vez a confiança da população e tem crescido a cada ano. De acordo com uma pesquisa feita pelo Ebit, só no primeiro semestre de 2017 o crescimento foi de 7,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.

As compras on-line oferecem benefícios tanto paras as empresas quanto para os consumidores. As empresas conseguem diminuir os custos operacionais e expandir a oferta de seus produtos e serviços para muito mais locais.

Na outra ponta, o cliente faz sua compra no horário e local que preferir e recebe em sua casa, com toda a comodidade.

Além desses dois, o setor de logística também é bastante beneficiado pelo e-commerce. Segundo o Governo Federal, o segmento também apresentou alta no primeiro semestre de 2017. Um dos motivos para isso é o aumento das vendas pela internet que, consequentemente, eleva o volume de produtos sendo transportados.

A transformação digital exerce grande influência no ciclo de vida de produtos. As evoluções são constantes, e é preciso se manter sempre atualizado.

Para não perder nenhuma novidade sobre as transformações digitais, assine a nossa Newsletter e receba tudo em primeira mão direto em seu e-mail.

Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Qual o perfil do novo consumidor brasileiro?
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Transformação Digital Última chamada para entender o processo de Transformação Digital
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]