Ferramentas de BI: qual devo utilizar?

Entenda qual a melhor ferramentas de BI para o seu negócio

Existem instrumentos digitais capazes de impulsionar o desenvolvimento de empresas de qualquer ramo ou tamanho. Para saber qual será o ideal para o seu negócio, é necessário que você conheça quais são as principais ferramentas de BI – Business Intelligence.

Esses itens são uma espécie de software que coleta e processa de forma inteligente uma grande quantidade de informações que não estejam estruturadas no sistema. Isso inclui jornais, registros, imagens, livros, e-mails, vídeos, entre outros arquivos.

Os objetivos de tal tecnologia são auxiliar o administrador nas suas tomadas de decisões por meio de mensuração de resultados, captação e análise de dados.

Como eles têm uma aplicabilidade excessivamente ampla, vários foram adaptados com foco na satisfação de necessidades específicas. Para que você saiba qual delas deve utilizar, elaboramos uma lista de ferramentas de BI e suas respectivas descrições, benefícios, preços e sistemas operacionais que podem ser utilizados:

Tipos de ferramentas de BI

Primeiramente, é necessário entender que existem vários tipos de ferramentas, com diferentes finalidades. Dentro de cada uma dessas classificações, há uma ampla variedade de ferramentas de BI propriamente ditas, dotadas de preços, layouts, compatibilidade, entre outras peculiaridades.

Nos tópicos seguintes, você se deparará com um catálogo de tipos de BI, uma breve descrição de suas funcionalidade e, dentro de cada tópico, uma lista dos softwares propriamente ditos, com seus preços e para qual tamanho de empresa são recomendados.

Lembrando que algumas ferramentas, por terem várias funcionalidades, encaixam-se em mais de um tipo. Todos os aplicativos deste artigo são compatíveis com os sistemas Mac, Windows e Linux. Eventuais exceções serão ressaltadas.

Relatórios operacionais

Essa modalidade de BI tem a finalidade de monitorar, analisar e acompanhar as tarefas rotineiras de uma companhia. A ocorrência de qualquer problema é identificada imediatamente, pois o acompanhamento do aplicativo é em tempo real.

Ao permitir que o administrador corrija problemas imediatamente, evita-se que eles cresçam e causem grandes prejuízos.

  • Dundas BI: um dos mais completos do mercado, inclui relatórios, dashboards e análise de dados. É adequado para empresas de todos os tamanhos e tem preço satisfatório;
  • Qlikview: bastante econômico e ideal para indústrias de tamanho pequeno ou médio. É um dos mais populares da área por ser compatível com dispositivos móveis;

Análises OLAP

Os aplicativos de processamento analítico online (OLAP) permitem analisar as informações de maneira estratégica. Eles descobrem as tendências das corporações no mercado e viabilizam o controle de informações em tempo real, como a interpretação e a revisão de dados por várias perspectivas.

  • Sisense: supre as necessidades de entidades de qualquer tamanho. Seus preços são médios. Foi criado para permitir análises de dados extensos e dispersos;
  • Domo: também com valor médio e ideal para todas empresas. É baseado em tecnologia de nuvem. Integra várias fontes de dados, incluindo redes sociais, banco de dados e sistema da empresa.

Relatórios Ad-hoc

Nem sempre é preciso criar novos relatórios. Atualizá-los com novos dados é suficiente para suprir as necessidades do gestor. Basicamente, os relatórios ad-hoc permitem que um questionamento específico seja respondido.

Sua finalidade primordial é detectar um problema específico, analisá-lo e oferecer medidas que evitariam seus reflexos. São fáceis de serem usados pelos usuários, os quais não precisam ser especialistas para estruturar seus próprios relatórios.

  • Exago: tem preço médio. Permite que empresas de qualquer tamanho provenham relatórios ad hoc aos seus clientes, como também a própria companhia pode utilizar do recurso;
  • TARGIT: ótimo para uma ampla quantidade de indústrias, sejam pequenas ou grandes. Inclui relatórios ad hoc em suas funcionalidades por um preço razoável.

Dashboards para gestão

Consistem em painéis que monitoram os KPI – indicadores de desempenho aplicados pela empresa em tempo real e no formato de gráficos, facilitando a visualização e garantindo uma maior transparência de informações.

Essa tecnologia reduz os riscos da companhia, pois você pode enxergar os resultados de suas decisões em tempo real. Otimiza o uso de recursos e auxilia excessivamente no estabelecimento e na elaboração de estratégias.

  • Yellowfin: plataforma customizável para vários ramos empresariais. É barata e recomendável para médias e grandes empresas;
  • Grow BI Dashboard: tecnologia baseada em nuvem, monitora operações do dia a dia, tem preço econômico e é ideal para pequenas e médias companhias.

Depósito de dados

Do inglês Data Warehouse, ele é usado como um banco de dados onde são armazenadas as informações obtidas com o sistema de gestão utilizado pela empresa, como o ERP.

O aplicativo reúne em apenas um local todo o conteúdo da companhia. Ele pode ser analítico, informacional ou operacional, porém, os dados são organizados de forma mais acessível e de fácil compreensão.

  • TARGIT: barato e adequado para todas as empresas. Inclui diversos serviços, como dashboards, análises OLAP, relatórios ad hoc e inclusive depósito de dados;
  • IFS EOI: focado para grandes organizações, mas com preços medianos. Oferece as funções de mineração de dados, dashboards, previsão de mercado e depósito de dados.

Movimentação do mercado

As ferramentas desse tipo utilizam o histórico do mercado para prever as tendências do mesmo, incluindo os futuros movimentos da concorrência. Isso garante a adaptabilidade e a flexibilidade da empresa, assegurando seu faturamento futuro.

Com o auxílio dessa tecnologia, as previsões serão mais ágeis e precisas, permitindo a elaboração de um planejamento estratégico mais eficaz e, consequentemente, metas mais palpáveis.

  • Halo: barato e excelente tanto para pequenas quanto grandes entidades. Reúne dados de todos meios, inclusive dentro da companhia, para prever alterações no inventário e necessidade de reposições;
  • Neural Designer: desenvolvido para pequenas empresas. É econômico e usa uma análise inteligente para antever o mercado.

Inteligência do consumidor

Oriundos do termo inglês Consumer Intelligence, são softwares que buscam compreender o gosto, a motivação, as tendências de sua clientela, possibilitando que decisões mais inteligentes sejam tomadas para fidelizá-la.

Os dados podem ser adquiridos internamente, que são aqueles providos por call center, sistema de vendas ou opiniões da empresa, entre outros recursos criados pela própria companhia. Podem, também, ser externos, que são obtidos por meio de redes sociais. Essas informações incluem idade, localização, gênero do cliente, entre outras características pessoais.

A clientela é a alma do negócio, pois é ela que provê toda a receita da companhia. Portanto, os serviços e produtos devem ser saciar suas necessidades. Com o uso desse aplicativo, você será capaz de controlar seus recursos de forma a atrair mais consumidores ou fidelizar os já existentes.

  • Sisense: já mencionado, além de realizar análise OLAP, agrega todos os dados relevantes sobre os consumidores nos relatórios emitidos;
  • BOARD: preço razoável e adequado para entidades de qualquer tamanho, é um aplicativo completo que também inclui consumer intelligence.

Mineração de dados

Ferramentas desse tipo buscam encontram padrões, tendências e outras informações que uma análise manual não seria capaz, devido ao extenso tamanho dos dados ou da complexidade.

Entre as informações obtidas estão as tendências do mercado, os atos da concorrência, a probabilidade de venda dos produtos etc. O objetivo dessas ferramentas é tornar as decisões do gestor mais precisas e seguras por meio dos dados externos.

  • Birst: preço médio e focado para médias e grandes companhias. Conecta visões de vários times para auxiliar na tomada de decisões;
  • Microsoft Sharepoint: um dos mais baratos do mercado. É recomendável para médias e grandes empresas, porém, é compatível apenas com Windows.

As ferramentas de BI podem ser o divisor de águas entre uma organização comum e aquela que se tornou a líder do mercado. Com as funcionalidades acima, você será capaz de tomar as decisões mais vantajosas possíveis para sua empresa!