A tecnologia está presente em quase todos os setores das nossas vidas. Ela nos ajuda a acordar de manhã, a manter o contato com as pessoas próximas ou distantes, a fazer exercícios físicos e até a nos manter motivados ao longo dos dias de trabalho.
Mas você já parou para pensar no futuro? Já tentou imaginar para onde vamos e quais serão os avanços tecnológicos a partir daqui?
A verdade é que muitas das coisas que costumávamos ver em filmes futuristas já existem. Por exemplo, hoje é possível ter aparelhos inteligentes que nos ajudam a administrar a casa. Já parou para pensar em como essas soluções podem facilitar as nossas vidas?
Se você é um amante da tecnologia como nós, leia este post até o final. Separamos 6 tendências para projetos de casas inteligentes que vão te surpreender.
01. A internet das coisas chega à cozinha de casa
Todo mundo já passou por aquela situação inconveniente na qual percebemos que estamos sem comida em casa justamente na hora da fome. E nem sempre existem supermercados abertos naquela hora.
É por causa de momentos como esse que a internet das coisas chegou à cozinha da sua casa, tanto na geladeira quanto na dispensa. Ou seja, uma das tendências para projetos de casas inteligentes é a conexão do estoque de alimentos à internet.
Leia também: Desmitificando: as principais aplicações da IoT
Por exemplo, se você consumir a última caixa de leite, a geladeira poderá adicionar esse item à sua lista de compras automaticamente ou, ainda, poderá encomendar mais leite diretamente no sistema do supermercado e mandar entregar na sua casa.
02. O trabalho da lavanderia feito por uma máquina
Parece estranho ler esse título, principalmente porque a grande maioria das pessoas usa máquinas de lavar dentro de casa. Existe ainda uma parcela que usa a secadora, o que elimina o tempo da roupa no varal.
Mas as tarefas da lavanderia só terminam quando as roupas estão dobradas e prontas para serem guardadas no local correto. Foi pensando nisso que a The Foldimate foi criada. Essa é uma máquina na qual inserimos as peças de roupa em um lado e as retiramos dobradas perfeitamente no outro.
É como uma grande máquina de xerox que torna o trabalho de casa bem mais simples que o normal. Se você está ansioso por essa tecnologia, fique sabendo que a previsão de lançamento é no final de 2019.
03. A área externa da casa protegida do sol e gerando energia
Quem tem o privilégio de ter um quintal ou uma área de lazer externa em casa sabe o inconveniente que é ter que ajustar a posição do guarda-sol toda vez que a sombra muda de lugar.
Com base nisso, foi desenvolvido um guarda sol inteligente chamado Sunflower (girassol, em português). Ele é basicamente uma placa de captação solar que produz sombra e gera energia para a sua casa.
Na prática, ele se movimenta de acordo com a posição do sol para produzir sempre a melhor sombra para quem está embaixo. De quebra, capta energia e tem diversas portas de entrada, onde você pode conectar caixas de som, celulares, tablets etc.
04. Os chuveiros digitais para banheiros tecnológicos
Não existe nada mais chato que querer tomar banho e ter que esperar a água esquentar. Essa situação fica ainda mais dramática durante os dias frios de inverno. Sem contar o fato de que essa medida desperdiça muita água todos os dias.
Mas por que ainda usamos as torneiras tradicionais quando a tecnologia avançou tanto nos últimos anos? Foi esse raciocínio que levou à criação dos controles digitais para chuveiros.
Eles são totalmente integrados com o sistema de som da casa, temperatura da água, uso de produtos cosméticos e até a iluminação do banheiro. Dessa forma, antes mesmo de tirar a roupa, você pode regular como quer que o seu banho aconteça, apertar um botão e apenas curtir o momento mais relaxante do seu dia.
05. A aposentadoria da sua caixa de correio
Na grande maioria das vezes, quando uma entrega grande é feita na sua casa, alguém deve estar lá para recebê-la. Os produtos não cabem dentro da caixa de correio e também é necessário assinar o recibo. Essa situação gerava uma série de tentativas de entrega ou produtos que retornavam para o remetente.
Mas graças à Amazon, essa é uma situação que deve acabar em breve. Ou seja, está anunciada a aposentadoria da sua caixa de correio.
No novo serviço desenvolvido pela gigante da tecnologia, o entregador consegue desbloquear a sua porta de entrada, colocar o seu pacote dentro de casa, registrar a entrega e sair de dentro da sua casa trancando a porta atrás dele.
Toda essa movimentação poderá ser acompanhada pelo dono da casa por meio de câmeras de segurança instaladas na residência. E o desbloqueio da entrada só será possível depois de um aparelho fazer a leitura do pacote e autorizar a entrega automaticamente.
06. Os dados a serviço da qualidade do sono no quarto
Quanto mais as pesquisas sobre estresse se desenvolvem nos meios acadêmicos, mais entendemos a importância de ter um sono de qualidade. Isso porque em meio a um cenário repleto de estímulos o tempo todo, o corpo precisa de um tempo desligado para que consiga se recuperar.
Nesse sentido, a tecnologia é uma aliada e tanto. Uma das tendências para projetos de casas inteligentes mais proeminentes é o uso de aparelhos que monitoram a qualidade do sono. Eles fornecem informações para que o usuário possa melhorar o seu momento de descanso.
Desde os mais simples, como aplicativos que monitoram a sua respiração, até os mais avançados, como robôs que nos abraçam durante o tempo que estamos dormindo, muitos são os avanços. Eles atuam com machine learning para reunir dados sobre a população em geral e podem até prever o surgimento de epidemias.
E não precisa ficar ansioso. Já existem muitos aplicativos disponíveis para download com tecnologia parecida. Basta fazer uma busca no seu celular para encontrar, inclusive, o despertador inteligente. Ele só te acordará depois que você tiver descansado o suficiente.
Dentre todas as tendências para projetos de casas inteligentes, o ponto comum é o fato de que a tecnologia existe para facilitar a vida dos usuários. Esse é um ponto importante dentro da transformação digital em geral. E não se engane: os cérebros por trás disso conhecem nossas necessidades e estão trabalhando incessantemente para solucioná-las.
Você se interessa sobre esse assunto? Então veja como a transformação digital afetará o funcionamento das cidades como um todo.