Passamos hoje por mais uma das transições sociais que vem mudando a sociedade ao longo dos tempos. Para entender esse processo, é preciso compreender as mudanças da própria sociedade, no seu modo de pensar, se relacionar e se comunicar, bem como a evolução dos dispositivos que provocaram parte dessas mudanças.

Percebe-se, então, que as transformações sociais estão ligadas às transformações tecnológicas das quais a sociedade se apropria para se desenvolver e se manter.

Nota-se cada vez mais, em diferentes ambientes, como casa, trabalho e escola, a modernização das novas tecnologias de comunicação e seus avanços influenciando o comportamento do ser humano e interferindo em sua relação com os demais.

Quer saber mais sobre a comunicação das pessoas na era digital? Leia o post de hoje e confira as informações!

Novas tecnologias de comunicação: novos comportamentos

Novas práticas e concepções surgiram e tudo se transformou em um curto espaço de tempo. Esse novo modo de ver o mundo pode ser denominado como era da informação digital ou era da comunicação virtual.

Pode-se dizer que a informação é, para a sociedade contemporânea, a base do conhecimento, da vida econômica, política, social e das relações. Portanto, a troca de informações é essencial à população global, sendo natural que as tecnologias sigam a tendência de melhorar essa comunicação, fazendo, inclusive com que ela seja mais dinâmica e muito mais rápida.

Por outro lado, o ser humano, que é por natureza um ser social, pode acabar deixando de lado a sua capacidade criativa e se tornando uma engrenagem de máquina, manipulado pelo deslumbramento de todo o arsenal tecnológico que vem ganhando novos adeptos em todos os lugares do planeta. Essa é a chamada comunicação digital de massa.

As tecnologias estão alterando a forma de as pessoas se comunicarem e se informarem. Com a acessibilidade da internet e dos aparelhos móveis, como celular no bolso ou tablet na mochila, a comunicação circula em velocidade impressionante.

É possível, por exemplo, por meio de um grupo do WhatsApp, fazer um comunicado para inúmeras pessoas ao mesmo tempo ou compartilhar  alguma coisa em sua página do Facebook que alcança milhares de usuários em poucas horas.

Sem dúvida nenhuma ocorreu um crescimento exponencial na aquisição de dispositivos e no avanço das tecnologias, especialmente com a massificação da internet.

Hoje temos acesso à informação vinda de todos os lugares. A comunicação tornou-se mais rápida, dinâmica e mais interessante, porém, as pessoas podem acabar se distanciando umas das outras, se isolando e, por vezes, sendo até manipuladas pelas inovações da tecnologia.

Comunicação cada vez mais instrumentalizada

As interfaces em nosso entorno demonstram como estamos nos conectando e relacionando uns com os outros por meio da informação e da comunicação.

De uma forma mais ampla, as interfaces são os símbolos de linguagem, podendo ser abstratas ou físicas, possibilitando nossa comunicação pessoal ou alguma informação ou objeto concreto, emissor e receptor, signo e significante.

O Facebook, por exemplo, é uma interface que possibilita os relacionamentos pessoais e a comunicação com seus amigos. As repartições públicas e seus serviços são interfaces de comunicação entre o povo, o governo e o poder. Seu celular é uma interface que viabiliza a sua comunicação com o outro lado da linha, e assim por diante.

O fato é que, em se tratando de evolução tecnológica e comunicação, o futuro já começou. As novas tecnologias da comunicação vão reinventando o jeito de nos comunicarmos, elevando-nos gradativamente a um nível de conectividade humana nunca antes vivenciado.

Com o surgimento de novas tecnologias e ferramentas, a comunicação fica cada vez mais contextualizada e fragmentada. Veja exemplos:

  • LinkedIn é um canal mais formal, ideal para o trabalho;
  • Facebook é uma ferramenta menos formal, ideal para os amigos;
  • Snapchat é para aqueles amigos mais íntimos;
  • mensagem de texto serve para algo mais rápido ou urgente;
  • Slack é para equipes de trabalho;
  • Twitter é para divulgar um pensamento ou opinião publicamente;
  • Skype é ideal para conversas a longas distâncias;
  • ligações telefônicas são para algo realmente importante ou pessoas mais próximas.

Apesar das inúmeras ferramentas que facilitam a comunicação, a interação muitas vezes se torna mais prazerosa quando há contato uns com os outros, face a face. Afinal, essa aproximação nos possibilita observar as expressões faciais do outro, escutar a entonação da voz e sentir a sua presença acolhendo e sendo acolhido, por exemplo.

Portanto, as relações atuais são algo para se refletir. Especialistas recomendam, por exemplo, que, para decisões importantes, em que a comunicação seja crucial ou há algum assunto delicado para tratar, como levantar capital, romper com alguém ou fechar um negócio, é mais prudente fazê-lo pessoalmente.

Novas tecnologias mudam a comunicação no futuro

As novas tecnologias prometem criar um modo mais significativo e íntimo para melhorar a comunicação. Nos próximos dez anos, três áreas-chave farão parte da nossa comunicação.

Telepresença

Suitable Technologies ou robô de telepresença, já ouviu falar? Essa nova modalidade tecnológica é denominada de “Skype sobre rodas”, mas é mais do que isso. Robôs de telepresença, como o Beam, representam a futura geração de comunicação face a face, permitindo a sua participação e movimentação como se você estivesse presente fisicamente.

Mundos Virtuais

Uma grande inovação que está prestes a acontecer na comunicação permitirá que você esteja com uma ou mais pessoas, não de forma presente, mas num mundo virtual de alta resolução, no que seria uma réplica muito semelhante, dialogando e compartilhando como se fosse real.

Interface Cérebro-Computador

A forma mais avançada de comunicação se consolidará na próxima década: é a Interface Cérebro Computador ou simplesmente BCI — Brain Computer Interface, na língua inglesa.

Essa modalidade diz respeito à capacidade de conectar nossa mente ao computador e vice-versa, permitindo uma ligação mais íntima de comunicação. E esse potencial não se restringe a manipular máquinas com nossos pensamentos, mas abrir possibilidades para estabelecer uma direta comunicação com o cérebro de outra pessoa — comunicação mente-mente ou BBI. Seria possível, inclusive, compreender os sentimentos e pensamentos daquele com quem se está comunicando.

A transformação digital tem provocado mudanças quase que de forma geral em toda a sociedade, nos mais diversos setores, seja no campo econômico, industrial, educacional, na área da saúde, enfim, a era digital é hoje uma realidade.

Como todos esses setores devem reagir frente a esse fato? A resposta pode estar em aproveitar o jeito mais eficaz de comunicação. Todos devem se apropriar das novas formas de comunicação para estabelecer vínculos ao seu público, favorecendo o diálogo e, consequentemente, bons resultados nos negócios e, principalmente, boas relações.

Portanto, é importante pensar nas novas tecnologias de comunicação, na qualidade de nossas relações e na forma como nos comunicamos, afinal, somos seres sociais e a comunicação é essencial para a vida em sociedade.

E aí, o material trouxe informações relevantes para você? Quer ficar por dentro de todas as novidades? Então nos siga nas redes sociais! Estamos no FacebookInstagramYoutube e LinkedIn.

Esdras Moreira

CEO na Introduce Formado em Redes de Computadores, com especializações em Gestão de Pessoas, Coaching e MBA em Marketing. É co-founder da introduceti.com.br, que conduz o crescimento dos negócios através de estratégias e tecnologias. Além disso é investidor no projeto Globin.it, Middas e Grupo 3Minds.

tecnologiaTecnologia
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Transformação Digital Maturidade Digital nas empresas: o que isso realmente significa?
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Recursos Humanos 4 pilares da gestão de pessoas na Transformação Digital
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]