Ter uma rotina de trabalho organizada é um dos fatores primordiais para se ter uma empresa de sucesso. Com este pensamento em mente, pergunto a você: sua equipe consegue atingir as metas estabelecidas?

Faço este questionamento porque é comum vermos equipes pouco engajadas dentro das empresas. Como resultado, é normal encontrarmos uma saúde financeira debilitada por causa da má organização.

Dito isso, como melhorar os resultados de uma equipe? Continue lendo este artigo para descobrir!

Saiba como organizar uma rotina de trabalho melhor para a sua equipe

Veja onde a sua empresa pode estar errando

Iremos mostrar como você pode melhorar a rotina de trabalho da sua equipe. Mas antes, veja algum dos problemas mais comuns dentro das organizações.

Ter uma equipe desalinhada

Apesar de o processo estratégico fazer parte das atividades de um gestor, é importante que você converse diretamente com a sua equipe para definir metas claras e objetivas. A questão é que muitos empregadores preferem apenas distribuir tarefas, que deverão ser cumpridas até certo prazo.

Como resultado, é natural que você encontre resultados nada satisfatórios, atraso nas entregas ou uma qualidade abaixo do esperado como resultado.

Entre as soluções, você pode aplicar uma delas para melhorar a entrega do seu time:

  • Marcar uma reunião com a presença de toda a equipe;
  • Ter contato constante entre os integrantes do time;
  • Utilizar a metodologia Scrum em sua equipe de trabalho.

Definir metas inviáveis

Sabemos que a maioria das empresas desejam alcançar o alto patamar, o mais breve possível. O problema é que muitos gestores desejam alcançar um resultado fora da realidade, que não condiz com o momento da empresa, da economia ou do mercado.

Além de se frustrar com os resultados, é natural que a sua equipe se desgaste mais rapidamente. Por esse motivo, que tal incluir metas a curto e médio prazo para ver a evolução do desenvolvimento do time?

Antes de querer atingir um milhão de faturamento no primeiro ano da empresa, que tal pensar da seguinte maneira?

  • Verificar se há mercado para o projeto em andamento;
  • Pensar em uma forma de aumentar o ticket médio;
  • Entender como reter os clientes que já compraram de você.

Quando se tem metas menores a serem cumpridas, você saberá como lidar com o dia a dia no trabalho, já que há maior clareza sobre qual direção a sua empresa deve seguir.

Acreditar que o feedback é desnecessário

Com a onda de Startups, o termo feedback tem ganhado espaço nas corporações, inclusive das grandes empresas. E com a finalidade de aproveitar o melhor de cada um ou corrigir uma dificuldade individual, o feedback tem sido importante para acompanhar a evolução de cada funcionário.

Porém, nem todos os gestores têm o costume de informar o desempenho à sua equipe. Por esse motivo, fica praticamente impossível saber quais são os pontos de melhoria de cada contratado.

Como implementar uma rotina em sua empresa

O primeiro passo para se criar uma rotina de trabalho em uma empresa é colocar toda a sua equipe no papel. Quais são as suas principais características, fraquezas e pontos fortes? Além destes pontos, sua equipe tem algum outro ponto relevante para ser citado?

Ao listar estes pontos, você saberá distribuir as tarefas específicas para cada um dos seus colaboradores, de forma mais assertiva, sem negligenciar as características individuais de cada um.

Agora você deverá listar como está a sua equipe no momento, antes da organização. Em seguida, defina onde você quer chegar. Quais resultados você pretende atingir pelos próximos seis meses? E daqui a um ano?

Definir uma situação futura permite que o gestor saiba onde quer chegar. Caso se perca no meio do caminho, ou não encontre o que esperava ao final do prazo, ele conseguirá nortear novamente a sua equipe fazendo pequenos ajustes diários.

Converse com outros gestores da sua empresa

Ter o contato próximo de pessoas de nível igual ou superior ao seu é fundamental para construir não só uma boa relação, como pode servir de aprendizado para desafios futuros.

Por esse motivo, tente entender o que levou os seus superiores a alcançar o resultado que você deseja. Caso tenha dificuldades, é importante implementar uma estratégia que te ajude a modelar cases de sucesso de dentro da empresa.

Tenha flexibilidade

Nem sempre os resultados saem como nós esperamos. Para resolver a situação, como um bom líder, é necessário que você tenha flexibilidade para comandar a sua equipe para resolver tanto a execução do processo, quanto o seu planejamento. Feito isso, não se esqueça de documentar as mudanças que houveram nesse período, já que essa mudança pode ser útil para outras atividades futuras.

Sempre revise seu planejamento

Quando estamos focados dentro de um projeto, é natural que os resultados sejam diferentes do que esperamos em algumas vezes. Para evitar que o erro seja ainda maior, procure observar o seu planejamento: os resultados obtidos estão dentro do esperado?

Em caso negativo, o que foi feito para chegar nesta situação? Durante as reuniões da sua equipe, procure debater alternativas para levar à correção daquele problema, monitore os passos feitos e documente.

Para que você tenha um melhor direcionamento (e que seja à prova de procrastinação), defina uma pauta junto à sua equipe com os pontos bem definidos a serem debatidos.

Utilize a metodologia OKR

Basicamente, a metodologia OKR (Objectives and Key Results) tem como objetivo distribuir as prioridades dentro de uma equipe. Além de manter uma boa organização, ela faz com que todos os membros tenham mais engajamento entre si. O que é positivo, já que ela pode diminuir o stress das atividades mais complexas.

Para isso, é preciso definir os objetivos que a equipe precisa atingir dentro de um certo tempo, separando-os por indicadores numéricos, que devem ser mensurados para facilitar a análise na jornada da empresa.

Manter uma boa organização dentro da empresa está longe de ser uma tarefa simples. É preciso ter resiliência, espírito de líder e proatividade para que você, junto à sua equipe, consiga obter os resultados esperados em um projeto.

Por outro lado, podemos utilizar ferramentas já aplicadas por outras empresas para resolver estas questões. Para melhorar ainda mais a sua rotina de trabalho, leia o nosso artigo sobre a metodologia OKR!

José Quintella

CEO na iClips CEO da iClips, com MBA em Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e bacharelado em Administração pela Universidade Federal de Juiz de fora.

agenciasAgências
Jurídico O que é automação de documentos e como usá-la em seu escritório
Economia Financeiro Investimento Mercado Tecnologia Especialistas ensinam as melhores práticas para você fazer investimentos
ABOUT THE SPONSORS
iClips

A iClips nasceu e se desenvolveu com o intuito de entregar soluções que organizem e otimizem os processos das agências de comunicação. É muito mais que um software completo para gestão. É entender as necessidades do mercado e estabelecer ações que potencializem seus resultados e, consequentemente, dos seus clientes.