Repensando a gestão de equipes na Transformação Digital

Entenda como inovar a gestão de equipes na Transformação Digital

Com a internet, as máquinas, os softwares e tantas outras ferramentas, os modelos de negócio vêm se modernizando, trazendo melhores resultados para as empresas que apostam em mudanças. Dessa forma, é importante estar internamente preparado e pensar na gestão de equipes na Transformação Digital.

Segundo um estudo do Harvard Business Review Analytics Services (HBR-AS), 43% das companhias que aderem à Transformação Digital se beneficiam em todos os seus níveis de operações. Além disso, 67% da jornada do consumidor ocorre atualmente de forma online. Ou seja: estar preparado tem sido mais importante do que nunca.

Além do investimento em tecnologias, é preciso saber como preparar a empresa e o time responsável pelo processo de mudança. Afinal, não se trata de  uma transição fácil, pois haverá impactos para todas as áreas — o que, consequentemente, pode gerar desafios.

Portanto, reunimos tudo o que você precisa saber sobre a gestão de equipes na Transformação Digital a seguir. Você nos acompanha?

Afinal, como funciona a nova gestão?

A gestão começa com a preparação do líder, pois será ele quem mostrará a importância da transformação e guiará a equipe para conseguir viabilizar o projeto internamente. Desse modo, primeiramente prepare a si mesmo e, após isso, os demais colaboradores.

Como o seu objetivo é facilitar o processo de gestão na transformação, é importante se preparar para as mudanças que ela traz:

Como preparar a si mesmo?

Sim, antes mesmo de preparar a empresa, é importante que você trace algumas estratégias capazes de deixar sua própria gestão pronta para a mudança.

Mantenha a transparência

É preciso lembrar-se de ser transparente a todo o momento, pois isso passa segurança à empresa em geral. A Transformação Digital não é um processo simples. Logo, esteja aberto a conversar sobre o assunto e não evite falar sobre dificuldades: isso mostrará que você está preparado para os cenários possíveis.

Tenha uma visão clara e saiba lidar com a aversão à mudança

Saiba qual é o objetivo de implantar a transformação. Assim, você pode fazer com que todos os demais membros da equipe adotem a mesma visão.

Muitos colaboradores, principalmente aqueles que são veteranos dentro da organização, podem ter certa aversão a mudanças por medo ou, até mesmo, falta de informações que demonstrem os benefícios do projeto. Portanto, pense em métodos efetivos que comuniquem os benefícios do projeto, faça treinamentos e esteja atento!

Esteja preparado para os feedbacks

É importante dar abertura para que a empresa como um todo e, principalmente, o time responsável pela transformação dê feedbacks. Por isso, esteja preparado para diferentes opiniões.

Como preparar a empresa como um todo?

Agora que você já sabe como se preparar para o projeto, é fundamental alinhar os demais colaboradores.

Monte um roteiro

É importante que você tenha uma visão estratégica do quanto a tecnologia está afetando e continuando a desenvolver a indústria. Desse modo, existem algumas perguntas a serem respondidas, como: onde a empresa se encaixa nisso? Como você vai posicioná-la para obter vantagens sobre os avanços tecnológicos?

Preparar um roteiro o mais específico possível, que guie você e a equipe desde o ponto inicial que identificou até os objetivos, será de grande ajuda para todos.

Preze pela agilidade operacional

A agilidade operacional deve ser um dos principais resultados e, ao mesmo tempo, recorrência de qualquer Transformação Digital. Ela oferece uma excelente oportunidade para impulsionar essa rapidez nos processos e garantir que os membros da equipe tenham ferramentas fáceis de usar.

Quando você prioriza a agilidade operacional, pode obter vários benefícios de fluxo, como:

  • melhor produtividade;
  • maior velocidade de comercialização de novos produtos ou serviços;
  • processos mais ágeis
  • facilidade de adaptação a um cenário de mudanças contínuas

Comunique

comunicação e a capacidade de inspirar a equipe são partes vitais de um projeto bem-sucedido. A mudança é frequentemente vista com suspeita ou até hostilidade, portanto uma comunicação frequente desde o início é essencial.

Os membros do time e a empresa como um todo precisam saber por que devem se esforçar e quais são os objetivos da transformação. Além disso, é imprescindível conscientizar de que não é um caso de mudança pela simples mudança, já que servirá para impulsionar o negócio, trazendo melhores resultados e condições de trabalho.

Defina uma cultura de negócios

Por vezes, uma Transformação Digital pode exigir a redefinição da cultura de negócios da empresa ou, pelo menos, uma reafirmação, a fim de engajar os membros da equipe durante toda a jornada.

Uma transformação bem-sucedida envolve o compromisso de todos, nos diferentes níveis do negócio, portanto é importante que sua cultura facilite isso. Companhias que promovem culturas colaborativas e têm um compromisso com a inovação tendem a conseguir passar mais facilmente pela mudança.

Agora que você já sabe como preparar a empresa para a Transformação Digital, que tal descobrir a melhor forma de montar uma ótima equipe para o projeto?

Como construir uma equipe transformadora?

Para garantir que você consiga um time de transformadores, alguns pontos devem ser levados em consideração:

Tenha o mix certo de pessoas no seu time

Um dos maiores erros que gestores podem cometer na Transformação Digital é não terem o mix certo de pessoas em seus times. Se você está desenvolvendo um projeto voltado à inovação, deve haver um núcleo de pessoas em sua equipe representando cada aspecto da área da tecnologia e de negócios que será afetado pela iniciativa.

Identifique funcionários que estejam realmente engajados e torne-os parte do núcleo do time, pois o projeto vai mudar a empresa como um todo e certamente você necessitará dos melhores para ajudar com isso, não é mesmo?

Como a equipe deve ter pessoas que entendam tanto de TI quanto de negócios e pode haver uma tensão natural por serem diferentes áreas, é fundamental que você trabalhe cuidadosamente ao criar um time multidisciplinar.

E, como em qualquer outra iniciativa, alguns colaboradores podem desistir no meio do caminho ou não ficar suficientemente interessados. Dessa forma, é importante que o gestor garanta que a equipe tenha autoridade para tomar decisões, pois isso trará a sensação de autonomia e propósito aos colaboradores.

Reúna colaboradores com perfis de líderes

De acordo com a pesquisa da Right Management, o colaborador motivado tem uma produtividade 50% maior do que os que não são constantemente estimulados. Alguns dos fatores que agem diretamente sobre a motivação são a autonomia e o reconhecimento.

O tempo de temer pelo seu cargo já foi. Hoje, é necessário ter ao seu lado profissionais tão ou mais capazes que você para que a troca de experiências seja engrandecedora, tanto profissional quanto pessoalmente.

Além disso, um time que tenha colaboradores que saibam tomar decisões em momentos difíceis e sejam reconhecidos por isso traz melhores resultados à empresa. Um líder apresentará características que são extremamente importantes para a organização que busque mudanças e para o ambiente competitivo em que estamos. São elas:

  • visão estratégica;
  • construção de alianças;
  • aprendizado constante.

Para conseguir estimular os funcionários a terem tais atributos, é importante que o gestor alguns passos:

Saiba escutar

Um gestor que tem o dom de escutar pode entender melhor seus colaboradores e saber utilizar suas melhores características dentro dos projetos corretos. Desse modo, escute o que eles têm a dizer, suas vontades e onde se identificariam mais para que trabalhem com eficiência e motivação.

Integre a equipe

Não adianta encontrar talentos e não saber integrá-los, pois um verdadeiro time trabalha em conjunto. Além disso, os funcionários tendem a se espelhar em seus superiores, portanto esteja aberto a criar alianças e estimule isso em sua equipe.

Respeite as individualidades

Todos têm individualidades, inclusive você. O líder de um time deve ser capaz de compreender as especificidades de cada um ao seu redor e lidar da melhor forma com isso. Portanto, encoraje que todos respeitem uns aos outros.

Seja maleável

Em um projeto de mudança, uma das principais necessidades é que sua equipe saiba ser maleável, pois podem surgir mudanças durante o caminho. Portanto, passe essa ideia a seus membros e incite que trabalhem sempre com planos alternativos.

Estipule desafios

Um time líder deve saber agir em todas as frentes possíveis. Assim, estipule alguns desafios para que as pessoas estejam engajadas e possam sempre pensar em formas diferentes de resolver os problemas que aparecerem.

Crie um time multidisciplinar

Agora que você já sabe quais são os melhores colaboradores das áreas de negócios e tecnologia, que tenham os perfis de liderança ideais a um membro do seu time, é hora de saber como criar multidisciplinaridade entre eles.

A grande vantagem de uma equipe com mais de uma área é que a diversidade de conhecimento faz com que desenvolvam uma vantagem competitiva. Isso traz diferentes perspectivas e prepara a empresa para qualquer situação.

O objetivo da multidisciplinaridade é que todos trabalhem pelo mesmo objetivo, deixando as diferenças de lado e atuando juntos. Desse modo, é importante adotar algumas posturas que vão facilitar o processo.

Esclareça o objetivo da Transformação Digital

Quando o objetivo do projeto fica claro para os colaboradores, a probabilidade de que desviem do foco é menor. Além disso, toda a equipe é incitada a trabalhar por um mesmo resultado, o que aumenta sua eficiência.

Defina papéis

Trabalhar em um time multidisciplinar também exige estrutura, pois isso ajudará na hora da tomada de decisões. Portanto, deixe claro o papel de cada um dentro da equipe e utilize o melhor das pessoas.

Tenha um facilitador

Todas as equipes podem ter problemas de relacionamento. Assim, é importante que haja um facilitador dentro do time, que faça com que a saúde do grupo seja mantida.

Quais são as tendências tecnológicas para esse processo?

O conhecimento sobre novas tecnologias e o papel de cada uma delas na Transformação Digital é de extrema importância para se adaptar ao novo cenário mercadológico.

Além disso, o uso das tecnologias beneficia a experiência do consumidor, podendo aumentar a chance de fidelidade com a marca. Portanto, um bom gestor deve saber como lidar com tais recursos e implantá-los na empresa. A seguir, selecionamos as principais tendências do mercado.

Internet das Coisas

A IoT conecta itens que utilizamos em nossa rotina a tablets, computadores e smartphones. Segundo o estudo IDC 2016 Global IoT Decision Maker Survey, 31,4% das empresas pesquisadas investiram soluções com IoT. Além disso, 43% têm planos de implantá-la até o próximo ano.

A Internet das Coisas pode parecer um tanto quanto futurista, no entanto, a partir dela, é possível fazer um ótimo exercício em equipe: reúna o time e faça-o pensar em como adotar a IoT para melhorar seu produto ou revolucionar a forma de utilizá-lo. Além de trabalhar sua imaginação, muitas ideias efetivas podem sair dali.

E, de forma interna, a IoT será capaz de melhorar o processo de troca de informações, uma vez que elas serão coletados e processadas em tempo real, ficando disponíveis para todos da equipe tirarem insights ágeis.

Inteligência Artificial e Machine Learning

A Inteligência Artificial e o Machine Learning vieram para revolucionar todas as frentes de uma empresa: marketing, back office, produção etc. Trata-se de tecnologias capazes de chegarem a conclusões sem a necessidade de análise humana, por meio dos algoritmos.

Os gestores podem utilizar tais recursos principalmente em áreas que realizem tarefas repetitivas (que, querendo ou não, são um tanto desmotivadoras). Ao livrar o tempo dos funcionários, é possível aproveitá-los em atividades diretamente relacionadas ao processo de transformação.

A tecnologia e as estratégias digitais já não são mais ideias futuristas, mas sim imediatas. Na preparação para a mudança do tradicional para o digital, desde os processos até o modelo de negócio, é necessário que a organização invista em uma gestão na qual os colaboradores estejam preparados e motivados a conquistarem o objetivo da reforma.

​A gestão de equipes na Transformação Digital é de extrema importância para uma empresa que queira acompanhar as mudanças do mercado e estar um passo à frente da concorrência. Portanto, não se esqueça de preparar a si mesmo para tornar sua equipe (e, por que não, toda a sua empresa?) apta às inovações constantes dessa nova era que vivemos.

Agora que você já sabe tudo sobre a gestão de equipes, não deixe de descobrir como usar a Transformação Digital a favor da colaboração de equipes!