A tecnologia de Internet das Coisas está revolucionando a indústria com soluções simples e permitindo um maior controle. Quando falamos de IoT na Supply Chain, as vantagens são maiores ainda.

Em um mundo no qual consumidores exigem cada vez mais transparência das empresas, gerar informação confiável tornou-se uma obrigação para as organizações.

Neste post, vamos mostrar como a IoT está trazendo a transformação digital para a cadeia de suprimentos e o que podemos esperar para o futuro dessa relação. Continue conosco e confira!

Cenário atual

Em todos os setores do mercado, desde a agricultura até a manufatura, os desafios diários que existem em nosso país, como a falta de infraestrutura, prejudicam e podem quebrar a cadeia de suprimentos.

Questões como atrasos de transporte, roubo de carga, falta de monitoramento, erros humanos e falhas com dados desatualizados são questões comuns, que prejudicam a lucratividade das empresas e as relações com clientes, sejam eles B2B ou B2C.

Quando falamos em produtos perecíveis, erros simples podem levar a grandes prejuízos. Segundo a Intel, 30% de todos os produtos de vida curta nunca finalizam o trajeto entre os produtores e consumidores.

Além de ser um grande problema financeiro para as empresas, esse desperdício também é desanimador: uma vez que muitas famílias não têm com o que se alimentar, enquanto grandes quantidades de comida são jogadas fora por falta de planejamento.

Uma solução que vem despontando como a única forma de melhorar o cenário atual, mergulhado em um estado de caos, é a tecnologia de Internet das Coisas.

Segundo um estudo publicado pela Gartner, uma das maiores consultorias do mundo, até 2020, espera-se que existam mais de 26 milhões de dispositivos que utilizem de alguma forma a IoT dentro de lares, escritórios e fábricas.

Já segundo outra pesquisa, conduzida em parceria entre a Zebra e a Forrester, de 58% a 77% das organizações acreditam que a localização de objetos, contêineres e colaboradores seja uma das funções primordiais da IoT, ou seja, totalmente ligada a cadeia de suprimentos.

De maneira tradicional, o transporte de cargas e demais atividades logísticas sempre foram algo que se buscou terceirizar, devido à necessidade de especialização que não existe na maioria das empresas.

Contudo, nesse modelo, as empresas acabam confiando sua eficácia a outras companhias e assumindo um grande risco, uma vez que tudo foge ao seu controle direto.

Com o surgimento da IoT, muitas empresas estão retomando o controle de sua logística, uma vez que a tecnologia permite construir uma supply chain de precisão e evitar que existam perdas.

Principais aplicações

Atualmente, são vários os exemplos de utilização na cadeia de suprimentos de tecnologias de IoT. Separamos algumas delas.

Projeto MoDe

Apoiado pela União Européia, o projeto MoDe consiste na criação de veículos que identificam a necessidade da própria manutenção e enviam essa informação a um centro de controle.

Dessa forma, sempre que existir um problema, a empresa já poderá enviar o veículo para o concerto, antes mesmo que ele acabe parando no meio de um trajeto.

Smart Bottle

A Blue Label é uma empresa que trabalha na destilação de bebidas e criou um rótulo inteligente para suas garrafas, sendo que os consumidores podem, por meio de um smartphone, rastrear toda a cadeia de produção.

Esse é um exemplo de como a IoT pode agregar valor a um produto e trazer mais transparência ao consumidor, que se sente mais seguro na hora de adquirir um determinado item.

Role Ale

A Role Ale produz cervejas e trabalha com um componente altamente perecível, o lúpulo. Qualquer alteração em sua consistência afeta o produto final. Desse modo, sua manipulação é de grande preocupação para a empresa.

Toda a cadeia de suprimentos da Role Ale já usufrui da tecnologia de IoT, permitindo que a empresa faça todo o rastreamento do lúpulo e evitando que ele perca o seu frescor após colhido.

Benefícios

São vários os benefícios de se aplicar a IoT dentro da cadeia de suprimentos. Vamos listar rapidamente alguns dos principais:

Controle

Com sensores acoplados a todas as máquinas e veículos que fazem parte da cadeia de suprimentos, é possível ter controle e visibilidade em tempo real de todo o processo.

Transparência

Ao coletar dados sobre o trajeto completo percorrido por um produto desde o chão de fábrica até o consumidor, é possível entregar essa informação a todos os interessados e ganhar em transparência, algo tão valorizado hoje em dia.

Segurança

Ao implantar sensores em toda a frota, ganha-se em segurança, pois pode-se acompanhar em tempo real todos os trajetos e visualizar qualquer situação que fuja do comum.

Menor custo

O combate ao desperdício é uma das principais características do uso da IoT na Supply Chain. Uma vez que todo o processo se torna visível, fica fácil identificar os pontos sensíveis e que trazem os principais problemas.

Previsões para o futuro

Segundo uma pesquisa recente da Business Insider, cerca de 70% das empresas já iniciaram algum tipo de iniciativa para abordar o uso de IoT em suas cadeias de suprimento.

Com o desejo constante dos consumidores por transparência e a necessidade de minimizar custos por parte das empresas, fica simples entender o porquê. Contudo, a tecnologia ainda tem muito a evoluir.

Para que a IoT possa realmente trazer um grande valor agregado, é preciso que exista uma grande troca de informações entre as empresas e que todos os grandes fornecedores estejam conectados.

Estamos caminhando para essa direção, mas ainda estamos um pouco longe do ideal. Além disso, novos sensores, mais modernos e mais eficazes ainda estão sendo desenvolvidos.

Em pouco tempo, poderemos ver novas ferramentas surgindo para apoiar e melhorar o processo de acompanhamento da cadeia produtiva das empresas.

Um exemplo disso é a tecnologia de Blockchain, que tem sido uma das maiores apostas das empresas nos últimos anos, como uma revolução tecnológica. Aliada à cadeia de suprimentos, será um grande elemento disruptivo.

Ainda veremos muita evolução em relação à IoT na suplly chain. Contudo, as empresas que começarem a sua adaptação agora poderão conseguir uma boa dianteira na corrida pela modernização.

Para continuar aprendendo, entenda à fundo o que é IoT e como essa tecnologia funciona!

tecnologiaTecnologia
Gestão Repensando a gestão de equipes na Transformação Digital
Transformação Digital Facilitadores digitais: dando voz à transformação