Ao anunciar uma vaga de emprego nas redes sociais, a chance de o RH receber centenas ou até milhares de currículos é enorme, principalmente em programas de estágio e trainee, que têm grande apelo.
Para evitar que bons candidatos sejam deixados para trás porque o time de recrutamento e seleção simplesmente não conseguiu avaliar todos os currículos, existe o ATS (Applicant Tracking System), um software capaz de armazenar, ler e ranquear currículos, rastreando profissionais com bastante agilidade.
Quer saber mais detalhes sobre como a tecnologia pode auxiliar no recrutamento? Continue a leitura e entenda como esse tipo de software pode criar processos seletivos mais eficazes e justos.
O que é ATS
Em tradução livre para o português, a sigla ATS significa sistema de rastreamento de candidatos. Na prática, é justamente isso que a tecnologia faz, ou seja, auxilia a companhia a navegar pelo mar de currículos em busca dos perfis mais adequados para uma vaga.
Por que usar o ATS
Pesquisas de mercado mostram que empresas que usam ATS relatam melhorias na experiência dos candidatos, encurtamento do tempo para preencher as posições e redução de rotatividade.
Isso acontece porque, diferente de outros tipos de tecnologias de recrutamento e seleção, os softwares de rastreamento vão além. De que maneira?
Eles permitem contratar não só por competências técnicas mas também por fit cultural, ou seja, por alinhamento com a cultura e os valores organizacionais.
Benefícios do ATS
As vantagens do ATS são inúmeras. A principal delas é liberar, por meio de inteligência artificial e machine learning, os recrutadores, permitindo que eles possam dedicar mais tempo ao engajamento com os futuros estagiários e trainees.
O ATS funciona como um banco de dados, tendo todas as informações necessárias sobre o processo seletivo e os candidatos estruturados. Desta forma, analistas e gestores de RH podem verificar o histórico sempre que necessário.
Assim, o RH consegue analisar uma série de indicadores, como número de candidatos, média de desistências, entre outros dados que são necessários para mensurar o desempenho de processos e programas de estágio e trainee.