A pandemia do coronavírus trouxe enormes desafios para todo o mundo. Por outro lado, também possibilitou um grande espaço para inovação. Um dos setores que mais exemplifica isso são os de eventos empresariais.

 

Afinal, por conta das medidas de distanciamento social, os eventos presenciais não puderam mais ser realizados. Logo, a opção online assumiu uma posição de destaque, sendo uma realidade necessária e que veio para ficar.

 

Online: a evolução dos eventos empresariais 

Se você quer que a sua empresa esteja na vanguarda da transformação digital, precisa ler este post até o fim. Conheça 7 motivos indiscutíveis pelos quais sua empresa deveria focar em  fazer eventos online em 2021.

1. Os eventos online tem um alcance maior

Um dos pontos mais interessantes que os eventos online durante a pandemia mostraram é que o alcance desse tipo de evento tende a ser muito maior. Isso faz muito sentido, considerando que não existem limitações.

Pessoas que tenham interesse em um evento empresarial, não iriam precisar se preocupar se ele aconteceria em outra cidade, estado ou até mesmo país.

É muito diferente separar algumas horas para ver o evento do que precisar dedicar dias a ele, como em uma viagem para um evento tradicional.

2. Aumento das vendas

Um aumento do alcance é uma ótima oportunidade para aumentar também as vendas. É claro que você precisa trabalhar uma boa estratégia de divulgação e conversão, para garantir que esse público vai comprar o que você tem para vender, mas as possibilidades são maiores.

Outro ponto importante das vendas é a captação leads em eventos online. Criar essa base de dados pode ser uma ótima estratégia de vendas. Os eventos online realizados pelo TD tem uma audiência de 10, 30, 80 e as vezes de até 100 mil participantes online, muito por causa dos leads de eventos anteriores.

 

A vantagem natural do formato online nos eventos empresariais é que você tem mais pontos de contato com os participantes.

3. Redução de custos

Um dos motivos pelos quais essa modalidade pode ser o futuro dos eventos empresariais é por conta de uma redução nos custos.

Como já foi dito, esse tipo de evento não depende do espaço físico, assim, as despesas de logística são muito reduzidas. Gastos com transporte, espaço, hospedagem e alimentação de convidados e palestrantes também são praticamente inexistentes.

Complementando a redução dos custos, a mão de obra também tende a ser menor. O maior investimento no formato online é com a tecnologia e estrutura para garantir que o conteúdo chegue ao público. Mas, a lista de equipamentos é muito menor e bem mais barata, mesmo se você providenciar o equipamento para os palestrantes.

4. Simplicidade na organização

Além de mais barato, esse tipo de evento também é mais simples de organizar. Pense em quanto tempo os produtores do evento gastam apenas para encontrar o local ideal.

Uma vez que ele é encontrado, existe todo o trabalho em deixá-lo em perfeitas condições para receber o público. É claro que você pode contratar um ambiente que já faça isso por você, mas nesse caso volta a esbarrar no problema anterior do custo elevado.Outro ponto positivo é a equipe reduzida, o que significa menos pessoas para gerenciar e um escopo de atividades mais simples.

 

No final, a maior preocupação será garantir que a tecnologia esteja funcionando perfeitamente. Sendo esse um esforço relativamente pequeno em comparação aos cuidados de um evento tradicional.

5. Facilidade no acesso ao conteúdo após o evento

Uma vez que o evento acabe, todo o conteúdo gerado pode ser reaproveitado. Nos eventos presenciais é necessário a contratação de uma equipe para a captação de áudio e vídeo.

Já no formato online, gravar as palestras e outras atividades é algo relativamente simples. Hoje muitas plataformas de transmissão já fazem esse processo de captação de forma eficiente e automática.

E isso trás inúmeras vantagens para a organização. Por exemplo, para eventos b2b esse material pode ser usado para gerar novos leads ou como uma ferramenta de nutrição de leads. Além disso, o conteúdo pode ser transformado em blog posts, vídeos no YouTube, eBooks e diversos outros materiais.

 

Isso é ótimo, pois permite mais sobrevida ao seu evento, ao mesmo tempo que gera mais valor para os participantes. Aproveitando ainda mais, é possível criar uma plataforma própria de conteúdo, com acesso livre para outras pessoas após o evento.

Isso ajuda a dar aos eventos empresariais online a sensação de exclusividade, e ao mesmo tempo, dá a oportunidade de “comparecer” ao evento, para quem não pôde participar ao vivo.

6. Mais interação e engajamento

Um dos medos de quem está migrando para os eventos online é que você perde a interação que o público tem entre si e com os palestrantes. Porém, na prática, a realidade é outra.

 

Em um evento presencial o palestrante está muito mais distante. Ele está sozinho, no palco, com uma posição de muito destaque. Isso pode inibir os participantes de comentarem ou tirarem dúvidas. No entanto, em um evento online, a relação é mais próxima.

 

Especialmente se o evento se preparar para isso, o chat pode ser usado para tirar dúvidas e gerar conversas e você pode até colocar um produtor para ajudar o palestrante a ver todas as perguntas, ou, pelo menos, as mais importantes.

 

Quanto à interação entre os participantes, o chat é mais uma forma de garantir que ela existe. Além disso, você ainda pode criar grupos na plataforma do evento, ou nas redes sociais, gerando uma grande comunidade em torno da sua marca. Logo, a interação se dá por muito mais tempo.

7. Evento mais conhecido

Por fim, a internet não tem limites em relação a como seu evento empresarial pode se tornar conhecido.  Existem varias ações fáceis de implementar, que são mais simples em um ambiente online.

 

Por exemplo, você pode trabalhar com microinfluenciadores para cobrir o evento, levando o conteúdo para todos os seguidores. Até mesmo o público pode se transformar em produtor, compartilhando os highlights do evento em suas redes sociais.

 

Dependendo do seu público, você pode usar o LinkedIn ou o Instagram. Você ainda tem o e-mail marketing para ajudar a divulgá-lo e muito mais ferramentas que são mais eficazes quando usadas em um ambiente online.

 

É importante ressaltar que, para aproveitar todas essas vantagens, é preciso de uma plataforma de eventos boa o suficiente. Grande parte das ações é semelhante aos eventos físicos, como a criação de um site, abertura de inscrições, credenciamento, emissão de certificados de participação e diversos outros.

 

Complementando essa plataforma, também é preciso escolher uma forma de distribuir o conteúdo. Existem softwares de transmissão ao vivo, ou de videoconferências, que podem ser bons o suficiente dependendo do tamanho do seu público.

O ideal é conhecer bem a audiência e garantir que a solução conseguirá suprir a demanda, trazendo assim, sucesso e prestígio para o seu evento online.

recursos-humanosRecursos Humanos
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Recursos Humanos 5 Estratégias pós pandemia para produtores de eventos se reinventarem
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Recursos Humanos 9 ideias para tornar eventos corporativos online mais interessantes!
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]